9 plugins essenciais para instalar no WordPress. Se você está começando agora com WordPress, ou ainda se está precisando conhecer mais sobre plugins para WordPress, esse artigo vai te ajudar, pois vou relacionar aqui os 9 plugins essenciais para instalar no WordPress, para você ter um blog profissional e pronto para aguentar o “tranco”.

Talvez você use um plugin com a mesma funcionalidade, só que de outra empresa ou desenvolvedor. Isso não importa, o importante mesmo é que tenha essas funcionalidades no seu wordpress.

9 plugins essenciais para instalar no WordPress

Preferi relacionar apenas os plugins que instalo em qualquer site wordpress, independente se é um blog de micro nicho voltado para Google Adsense ou um blog de autoridade voltado para venda de infoprodutos.

1- Jetpack

jetpack

Jetpack é o super plugin da Automattic, mesma empresa responsável pelo wordpress. Quando comecei a trabalhar com WordPress precisa de um plugin para estatísticas, outro para posts relacionados, outro para compartilhamento via redes sociais, outro para colocar um formulário de contato, outro para proteger contra ataques de força bruta e logins não autorizados, outro para… é preciso vários plugin. Com o Jetpack, tudo é feito com apenas um plugin.

Ele ainda possui outras funcionalidades como monitoramento do tempo de inatividade do seu wordpress (assim que o servidor sai do ar, você recebe um e-mail. Quando ele volta, recebe outro). Ainda pode colocar galeria de imagens, notificações e assinaturas, widgets e muito mais com o Jetpack.

2- Akismet

akismet

O Akismet é um plugin essencial para manter comentários de spam bem longe de seu blog. Ele também é da Automattic e vai reduzir e muito seu trabalho na hora de bloquear comentários de spam em blogs, o que é bem comum.

As principais características do Akismet incluem:

  • Verifica automaticamente todos os comentários e filtra os que parecem spam.
  • Cada comentário tem um histórico de status, para que você possa facilmente ver quais comentários foram capturados ou apagados pelo Akismet e quais foram enviados por spam ou não por um moderador.
  • Os URLs são mostrados no corpo do comentário para revelar links ocultos ou enganosos.
  • Os moderadores podem ver o número de comentários aprovados para cada usuário.
  • Um recurso de descarte que bloqueia totalmente spammers, economizando espaço em disco e acelerando seu site.

3- WP Super Cache

9 plugins essenciais para instalar no WordPress

O WP Super Cache é outro plugin da Automattic. Ele gera arquivos estáticos html do seu blog WordPress. Depois que um arquivo html é gerado, seu servidor irá servir esse arquivo em vez de processar os scripts PHP WordPress comparativamente mais pesados.

Os arquivos html estáticos serão exibidos para a grande maioria dos usuários, mas como os detalhes de um usuário são exibidos no formulário de comentários depois de deixarem um comentário, essas solicitações são tratadas pelo mecanismo de cache antigo.

Com esse plugin seu blog vai ficar mais rápido.

4- AMP

plugin-google-amp-wordpress

Se você ainda não sabe o que é AMP, sugiro que leia o artigo abaixo.

Esse plugin também é da Automattic e vai te ajudar a colocar as páginas do seu WordPress de acordo com o Google AMP.

5- WP-DB-Backup

WP-DB-Backup é um dos plugins mais importantes para um site em wordpress, pois ele faz o backup de dados das tabelas do seu banco de dados. No banco de dados fica todos os artigos, páginas e configurações feitas no WordPress.

Não deixe, em hipótese nenhuma, de ter um plugin de backup em seu blog, ou pode pagar caro por isso.

6- Yoast SEO

yoast-seo

O Yoast SEO é um dos plugins mais utilizados no mundo, para otimizar o wordpress, os artigos, as páginas e tudo mais que você quer, ou não, que apareça nos mecanismos de pesquisa. É incrível, mas ainda hoje muitas pessoas não usam nenhum tipo de plugin de SEO em seus blogs.

Se você é um desses, comece agora mesmo a utilizar um, e o que recomendo é o Yoast SEO.

7- KK star ratings

Outro plugin muito interessante para quem quer melhor o SEO do seu blog. Apesar dele não influenciar na otimização como o Yoast SEO, ele coloca uma funcionalidade muito interessante no WordPress, que pode ajudar a ter mais cliques nas páginas de busca.

Ele coloca avaliação em formato de estrelas. E, o melhor, essas avaliações aparecem nos mecanismos de pesquisa, o que pode influenciar na decisão de clicar de um usuário. Veja na imagem abaixo e no final desse artigo também.

kk-star-ratings

8- WPQUADS – Quick AdSense Reloaded

wp-quads-google-adsense-plugin-wordpress

Esse plugin é essencial para quem trabalha com Google AdSense e qualquer outro tipo de publicidade no wordpress. Ele permite colocar anúncios em quase todos os locais do seu blog, inclusive no meio dos artigos.

Ele surgiu do plugin Quick Adsense, que foi finalizado e era o mais popular desse segmento.

9- Ultimate nofollow

ultimate-nofollow

Esse é outro plugin interessante para o SEO do seu wordpress. Ele te dá a possibilidade de colocar rel=nofollow nos links de saída de seus artigos. Dessa maneira você pode decidir quando é interessante, ou não, marcar o link com nofollow.

Como instalar e configurar esses plugins?

Instalar um plugin no WordPress é muito simples, para isso basta acessar a área administrativa do WordPress e depois ir em Plugins → Adicionar novo. Procure pelo plugin desejado e clique em Instalar. Depois de instalado basta clicar em Ativar.

Agora que é a parte complexa. Alguns plugins como o Yoast SEO exigem configurações que precisam ser feitas com calma, ou você pode ter um efeito contrário ao que estava querendo.

No curso WordPress para Blogueiros 2.0 ensino como instalar e configurar esses plugins, com aulas em vídeo muito detalhadas. Esse curso faz parte do Clube do Marketing Digital. Se quer conhecer o Clube, clique no link abaixo.

E você, qual plugin recomenda como essencial para uma instalação do WordPress? Deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

14 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo

    Um plugin que considero também essencial é o Broken Link Checker.

    É fácil de instalar e configurar.

    A utilidade dele no blog WordPress é que descobre links que estão inativos. São links inseridos em comentários, pelos visitantes, e também de textos que o autor linkou tempos atrás.

    Vou instalar imediatamente o AMP e observar o resultado.

    Muito obrigado pelas dicas.

  2. Olá Gustavo muitooooooo obrigado, pela dica, estou a quase 2 meses procurando o plugin das benditas estrelinhas hehehehe, jamais ia imagina o nome desse plugin: KK star ratings vou instalar no meu blog e testar. Tem algum tempo para começar a aparecer no google ou já altera na SERP como o yoast SEO. Obrigado!

  3. Olá Gustavo. Estas dicas de plugins vieram em boa hora . Já tinha instalado alguns destes e outros não e acabei trocando o Comet Cache pela sua sugestão. Preciso de algo que espero possa me ajudar. Tenho que criar um tradutor do blog para o inglês e/ou outras línguas. Como faço? Há um plugin para isto?