Sempre levantei, como grande vantagem do WordPress sobre outras plataformas de criação de projetos online, a questão dos plugins. Eles ajudam a implementar funcionalidades que você não saberia fazer se não fosse um desenvolvedor web e ainda economizam tempo e testes dos desenvolvedores que precisam implementar tais funcionalidades.

Muitos criticam o uso de plugins e argumentam que eles causam problemas, como lentidão e carga excessiva nos serviços de hospedagem de sites. Hoje li um artigo do Cláudio Sanches no Ferramentas Blogs que mostra exatamente o contrário e recomendo a leitura para os que pensam assim.

Relação de artigos mais populares

Sempre fui adepto de colocar na sidebar do blog uma relação com os artigos mais populares. Existem várias maneiras de se fazer isso, partindo de diferentes pontos de vista. Uns consideram os artigos mais populares do ponto de vista dos que recebem mais comentários, outros dos que recebem mais visitas e agora precisamos também levar em conta os artigos mais compartilhados nas redes sociais.

Hoje lhes apresento um plugin WordPress que conheci há pouco tempo no Ayuda WordPress e que já estou utilizando aqui no Quero Criar um Blog e também no GF Soluções. Ele relaciona os artigos mais compartilhados nas redes sociais Twitter, Google+ e Facebook. Confira abaixo como ele funciona.

plugin redes sociais artigos

Plugin Most Shared Posts

O nome do plugin é Most Shared Posts e agora vou mostrar como é simples instalar e configurar, basta seguir os passos:

  1. Acesse a área administrativa do seu blog WordPress
  2. Vá em Plugins – Adicionar Novo
  3. Escreva na caixa de pesquisa Most Shared Posts e clique em “Pesquisar plugins”
  4. Selecione o “Most Shared Posts – Social Media counter for Twitter, Facebook & Google+” e clique em “Instalar Agora”
  5. Dê ok na próxima tela e depois clique em “Ativar plugin”
  6. Agora acesse Configurações – Most Shared Posts
  7. Na página de configurações do plugin não é necessário, nesse momento, qualquer configuração, a não ser que você queira retirar alguma das métricas
  8. Você pode clicar em “Your Most Shared Posts” e verificar se já está mostrando alguma métrica, ele pode demorar algumas horas pra mostrar todos os artigos

Agora vamos colocar um widget na sidebar do blog:

  1. Acesse Aparência – Widgets
  2. Procure por Most Shared Posts e arraste para sua sidebar
  3. Mude o título, que está em inglês
  4. Mude o tempo, por exemplo, aqui no QCB coloquei 30 dias (assim ele vai mostrar os artigos mais compartilhados nos últimos 30 dias)
  5. Especifique a quantidade (por padrão são 5)
Na página do desenvolvedor você ainda encontra várias dicas, inclusive para colocar uma chamada para o plugin diretamente no código.

Conclusão

Esse tipo de lista pode ser muito interessante, pois atrairá a atenção do seu público para os artigos que são mais divulgados nas redes sociais, diferente de outras relações que existem por ai, e servirá também de termômetro pra você entender que tipo de conteúdo seu público gosta de compartilhar nas redes sociais.

E você, já conhecia esse plugin? Conhece algum que faz algo semelhante? Deixe seu comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

7 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Legal o plugin, porém acho que funciona melhor para blogs já tenham bastante tráfego e muitos artigos compartilhados.

    Para blogs iniciantes pode ser um tiro no pé, pois se o leitor ver que os artigos quase não são compartilhados pode ficar com a impressão de que o blog não é muito relevante.

  2. Eu uso o plugin Social Metrics a diferença que eu tenho que logar no painel do wordpress para ver quais são os mais compartilhados com esse facilita a minha vida e realmente chama bastante a atenção dos visitantes.

    Vou usar com certeza.