Existem várias soluções pagas e gratuítas para ações de SEO. Posso recomendar a página de artigos sobre SEO do Quero Criar um Blog e  o blog do Mestre SEO, ótima referência no assunto. Indico também o artigo SEO no WordPress – como melhorar o seo do seu blog‘ que escrevi no  Aprenda WordPress, onde falo sobre e indico ótimas soluções para wordpress e o ebook Melhores dicas de SEO.

logo seoquake

Medindo o desempenho das ações de SEO

Tão importante como investir em ações de SEO, devemos medir o desempenho que alcançamos com esses esforços. Uma ótima maneira de analisar essas informações é usando o Google Analytics e o Ferramentas para Webmasters do Google e Yahoo.

Com o foco do artigo de hoje voltado para a medição de desempenho do blogs, trago a barra de ferramentas SeoQuake. A SeoQuake é uma barra de ferramentas para seu navegador que fornece 90% da informação que você precisa sobre seu blog sem fazer nada.

Instalando a SeoQuake no seu navegador

Você acessa o site da SeoQuake e ja tem em destaque o instalador do seu navegador. Clicando ‘Install SeoQuake’, você baixa o plugin e já tem a opção de instalação pulando no seu monitor. Instale o plugin e reinicie seu navegador. Pronto, a SeoQuake está instalada em seu micro.

pagina inicial seoquake

Navegadores que oferecem suporte ao recurso:

Firefox | Chrome | Safari | Opera |

Como usar a SeoQuake

Depois de instalar e reiniciar seu navegador, você verá que a barra de ferramentas foi instalada em seu navegador. Acesse seu blog. Você pode ver várias informações estatísticas sobre ele. Agora, procure pelo nome do seu blog no Google. Você verá que abaixo do resultado existe uma barra do SeoQuake com várias estatísticas. O Adelson do Gerenciando Blog compilou uma lista explicando as principais informações:

PageRank Google

Page Rank no Google da página que está sendo exibida

paginas indexadas pelo google

Número de páginas indexadas pelo Google

paginas indexadas pelo yahoo

Número de páginas indexadas pelo Yahoo

paginas indexadas pelo bing

Número de páginas indexadas pelo Bing

classificação no site da alexa

Classificação no site da Alexa. Quanto menor for esse número, melhor a classificação dele.

informações sobre a página

Link para trazer diversas informações sobre a página que está sendo vista, inclusive o nome do proprietário do domínio.

O mais interessante é que você tem acesso às informações de qualquer site ou blog que você visitar. Compare as informações de seu blog com as informações de outros blogs do seu nicho. Crie ações para divulgar mais seu blog nos mecanismos de busca em que ele não está bem posicionado.

O Adelson cita ainda outra maneira de usar as informações coletadas pela SeoQuaker: blogs parceiros. Antes de aceitar um blog como parceiro, você pode analisar suas estatísticas e ver se realmente será ou não interessante a troca de links. Pode ver também como andam as estatísticas dos parceiros que você já divulga.

Para conhecer outras ferramentas para análise de SEO, recomendo a leitura dos artigos Ferramentas para analisar SEO, do Adelson no Gerenciando Blog.

Você já usa a SeoQuake? Conhece outra ferramenta similar? O que acha dos resultados? Comente abaixo.

 

 

Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo...

Participe da conversa

20 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, Rodrigo!

    O SEO Quake é realmente uma ótima ferramenta para obter diversas informações de forma rápida e simples. Eu realmente o utilizei bastante para avaliar o meu blog – e também o de parceiros e concorrentes.

    Obrigado pela citação de meu nome e do meu artigo!

    Um abraço!

  2. Saudações Rodrigo,

    Particularmente eu não conhecia esta ferramenta para SEO, agora vou ponderar instala-la em meu Navegador Chorme, pois ele há muitas utilidades de cunho valor.
    E muito bom o artigo, parabéns.

    Abraços, Elias Quintão.

  3. Optima ferramenta é sempre bom analisar, ter uma ferramenta para analisar o nosso trabalho, bem como a concorrência, não esquecendo porém aqueles que nós apreciamos e nos servem de exemplo.

  4. Já utilizei o SeoQuake no Firefox e recomendo, porém não sabia que era compatível com o Chrome, como é meu navegador padrão atualmente, acabei deixando de usar mas agora sabendo disso vou instalar no Chrome também.

  5. desinstalar:

    Selecione Ferramentas -> Extensões do Firefox painel de navegação janela extensões de pop-up..
    Escolha SeoQuake da lista de extensões.
    Na parte inferior da janela extensões pressionar o botão Desinstalar.
    Confirme desinstalar ação.
    Reinicie o Firefox.

  6. Não conhecia essa ferramenta e venho aqui agradecer por esse artigo de muita importância para todos que assim como eu queremos obter sucesso com nossos blogs.
    Abraços