Já li em muitos comentários e perguntas em vários blogs, onde os leitores questionavam se o tamanho do artigo influência em alguma coisa em seus blogs. Se artigos longos são melhores que artigos curtos. Eu, particularmente, não gosto de artigos muitos longos, nada relacionados à preguiça ou vontade, mas sim pelo grande número de blogs, sites e jornais que leio.

Nos dias de hoje, onde temos muitas informações, publicadas rapidamente, tanto em blogs e jornais online, quanto nas redes sociais. A maioria das pessoas querem se manter informada sobre tudo que acontece, além de acompanhar o seu blog. Com isso, perder muito tempo na leitura de um artigo, que pode ser qualificado sem ser grande é uma boa dica para seu blog conseguir leitores e manter os velhos. Mas, criar artigos longos tem uma vantagem, veja qual.

Vantagem de artigos longos:

A vantagem que você tem de escrever e publicar artigos muitos longos é de conseguir prender o leitor/visitante em seu blog por um determinado tempo, diminuindo a taxa de rejeição do seu blog no Google. Tem pessoas que conseguem ler artigos longos e outros artigos e noticias na web, mas nem todos são assim.

Desvantagem de criar artigos longos:

A desvantagem de criar artigos longos é o contrário da vantagem citada acima. Com tantas informações na web, as pessoas podem ignorar seu blog e, com isso, aumentar a taxa de rejeição da Google. As pessoas procuram por informações de qualidade, independente to tamanho do artigo, mas, quando encontram artigos de qualidade, ‘explicado’ em tamanho curto, com certeza vai ficar agradada com o seu blog. Caso o seu blog tenha a informação de qualidade e outro blog também tem, mas seu blog tem um artigo longo e outro não, qual o leitor vai preferir?

Então, procure criar artigos de qualidade e bem ‘explicado’ sem alongar e enrolar muito o texto. Seja direto, sem perder o foco e a qualidade. Isso irá te ajudar muito e fará efeito.

Qual sua opinião?

Você prefere ler artigos longos ou curtos? Prefere textos que vão direto ao assunto e objetivo, ou aqueles que enrolam para chegar no assunto principal? Deixe sua opinião!

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, Felipe!

    Como normalmente escrevo tutoriais, meus artigos tendem a ser longos, pois procuro explicá-los com o maior nível possível de detalhes. Por isso mesmo, acabo recebendo comentários positivos, em que os leitores dizem não encontrar em outros blogs artigos tão bem explicados.

    Por outro lado, sei que muitos passam os olhos e nem chegam ao final do artigo quando ele é longo demais. Por isso, sua dica é importante: não faz sentido enrolar e tornar o texto longo sem razão.

    Parabéns pelo texto!

    Um abraço!

    1. Adelson, obrigado pelo comentário.

      Tem assuntos que não é possível deixar curto. Mas, se for de muito interesse do leitor, com certeza ele irá ler até o final.
      Abraços.