É oficial! Está confirmado já para amanhã (dia 18.01.2012) o #SOPAblackoutBR, a maior manifestação de todos os tempos da blogosfera brasileira.

Trata-se de uma iniciativa à escala mundial que visa o encerramento da blogosfera durante o dia de amanhã. O encerramento não será total, mas alguns blogueiros já se demonstraram sensibilizados para a causa e irão aderir a esta greve.

Mas nas últimas horas, já alguns colossos da internet, como o Google, Yahoo!, Wikipédia e a Mozilla Foundation, se mostraram solidários para com esta causa, tornando iminente o risco de ficarem offiline durante algumas horas em protesto (Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, anunciou já que as páginas da Wikipédia em Inglês ficarão offline durante 24 horas, a começar às 3 da manhã – hora de Brasília).

 #SOPA blackout BRASIL

Mas o que é o SOPA?

O SOPA, em conjunto com o PIPA, são dois projetos de lei norte-americanos que visam acabar com a pirataria na internet.

Segundo essas duas leis, caso sejam aprovadas, os provedores de serviços de internet (email, Messenger), teriam a obrigação de monitorizar todas as atividades de seus usuários, em busca de infrações dos mesmos, o que é considerado por muitos um atentado contra a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários na internet.

Para ficar a conhecer melhor estes dois projetos de lei, leia estes dois artigos sobre a temática:

E você? Vai participar do manifesto? Que acha destes projetos de lei e da manifestação que está ocorrendo?

Antonio Faneca

Responsável pela criação de um dos principais metablogs de referência na blogosfera brasileira, António trabalha atualmente como redator web (web writer). É também responsável pela empresa...

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. É um caso a se pensar. Embora seja justo para com as empresas detentoras de direitos autorais, haverá muitos problemas para outros, já que será impossível monitorar tudo quanto é material ou links que levem a sites que infrinjam as leis de alguma forma.

  2. Nunca tinha visto algo desse nível e se acontecer vai ser uma grande marca na história da internet.

    Ainda estou na dúvida se vou aderir ou não ao tirar os meus dois únicos sites do ar que gera dinheiro mas como se diz todos por um e um por todos.