Quanto você pagaria para saber o segredo por traz dos grandes blogs?  Você acreditaria  se ti dissessem que hoje, bem aqui neste texto, você o conheceria de graça? Algumas empresas investem milhões todo o ano, na busca de tal segredo; contratando consultores e especialistas em blogagem para tentar descobrir como blogar melhor. Mesmo assim, o segredo da blogagem perfeita, parece ainda estar escondido, inacessível e indisponível para a maioria dos que tentam compra-lo. 
Mas, se você é daqueles que acredita que não existe segredo algum por trás dos blogs de sucesso, apenas trabalho duro e muita dedicação,  este post é para você. Não queremos mudar sua opinião, Mas, te mostraremos passo a passo como criar um blog que vai te trazer visitantes participativos e colaboradores dinâmicos.  

Escreva sobre o que você conhece 

Muitos escritores e blogueros fracassam por não seguir esta simples regra: escreva sobre o que sabe. Isto não que dizer que se não sabe de algo não pode escrever sobre isto, apenas não pode começar a escrever antes de procurar conhecer o assunto sobre o qual deseja escrever. Por isto procure em sua experiência material para preencher seu blog. Crie e compartilhe encima do que já viveu, do que estuda, ou do que já fez. Assim seus posts serão bem mais reais, atraentes e engajantes. 

Tenha bem claro em sua mente para quem está escrevendo 

Não saber para quem se escreve é como mandar uma carta sem remetente ou destinatário, ela simplesmente não chegará ao destino. Antes de escrever procure criar em sua mente uma imagem do público que vai ler o material.  As seguintes perguntas podem ajudar: para quem esta escrevendo? quem é o público alvo? mulheres; homens; adolescentes; empregados ou desempregados? Eles são brasileiros ou estrangeiros; do que eles gostam; o que eles fazem durante o dia? Imagine eles te fazendo perguntas e as responda dentro de seus posts e textos.

Dê oportunidades para que os leitores também adicionem seus pontos de vista

Seu blog permite comentários? Ele permite que pessoas de escolaridade  classes diferentes? Esta pergunta pode parecer sem sentido, mas, Infelizmente existem milhares de blogs que não permitem ou dificultam a postagem de comentários. Alguns blogueiros limitam o acesso aos seus comentários a pessoas com uma conta em um serviço especifico como WordPress, blogger, Facebook etc. Mas  ainda assim, existem milhares de pessoas com opiniões valiosas fora destas redes.  É verdade que o facebook tem  mais de 40 milhoes de usuários no Brasil, mais ainda existem 160 milhões de outros brasileiros lá fora. 
Além disto, se o problema é o spam, existem pluggins que bloqueiam a maioria destes.  E falando nisto, hoje em dia com a proliferação de internautas loucos por publicidade gratuita, blogar e não querer receber spam é como sair na chuva e não querer se molhar; ou como deixar de comer por medo de ter dor de barriga. Por isto da próxima vez que for blogar pergunte-se: Sei do que estou escrevendo? Para quem estou escrevendo? E mais importante que isto,  será que estou dando oportunidades de resposta a todo mundo que me visita?  Assim, já estará no caminho para chegar a ter um blog de sucesso. 

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ótimo post Kelleany. Realmente você mostra o segredo escondido, nunca olhei as coisas por esse lado, mas você me impressionou, continue assim.
    Parabéns, abraços.

    1. ops’,não foi eu que fiz o artigo foi o Fábio e porque nós teve uns erros aqui nos autores aí o artigo ficou no meu nome,então o mérito é todo a ele,e obrigada pelo comentário.

  2. Este seu post é de grande valia para os blogueiros que fazem tudo com muita seriedade e então estarei editando no dihitt um post com link para o seu blog, ok!