Com essas 5 dicas para melhorar o SEO do Blogger, certamente a indexação do seu blog no Google, Bing e demais buscadores vai melhorar e você vai receber mais visitas.

Apesar dessas dicas serem direcionadas para usuários do Blogger / Blogspot, elas também podem ser usadas por blogueiros em qualquer plataforma.

5 dicas para melhorar o seo do Blogger

Se você ainda não sabe o que é SEO, resumindo, são técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento nas ferramentas de pesquisa como Google e Bing.

melhorar-o-seo-do-blogger

1- Escolha uma palavra chave para ranquear

Você precisa começar a pensar o termo (ou palavra chave) que quer ranquear nos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, nesse artigo meu foco é na palavra chave “melhorar o seo do blogger”. Eu pensei nesse termo antes de começar a escrever o artigo, e você vai entender por que ao final dele.

Claro que seu artigo pode ranquear para várias palavras chave, mas você deve sempre focar em uma palavra e trabalhar o artigo voltado pra ela.

2- Escreva essa palavra chave no título do artigo

Depois que define essa palavra chave, use ela no título do seu artigo. Veja que eu fiz isso aqui no artigo.

Não adianta focar em uma palavra chave e não citar ela no título. Mesmo que seu artigo fique bem posicionado no Google, sem ter a palavra chave no título isso pode diminuir muito o número de cliques que você recebe.

3- Escreva essa palavra chave no primeiro parágrafo do artigo

É muito importante que você escreva a palavra chave no primeiro parágrafo. Isso também vai ajudar a ranquear melhor, mas também vai ajudar muito no visual, quando a pessoa olhar para seu artigo na página do buscador, pode ajudar a definir se ela vai clicar no seu, no de cima ou no de baixo.

Pode conferir que minha palavra chave está no primeiro parágrafo.

4- Escreva essa palavra chave nas tags alt e title das imagens

Essa é outra dica muito importante e que geralmente passa despercebida. Colocar imagens nos artigos é muito importante e até mesmo do ponto de vista visual melhora muito a experiência de leitura de seu visitante.

Do ponto de vista do SEO ela é importante, mas pra isso você precisa utilizar as tags Alt e Title colocando também ali a sua palavra chave. Ao clicar na imagem e depois em Propriedades você tem a tela abaixo. Basta preencher os espaços. É importante também colocar a palavra chave como o nome da sua imagem.

melhorar o seo do blogger

5- Utilize a Ferramenta SEO Blog pra conferir se fez tudo corretamente

A melhor dica deixei para o final. Quem utiliza WordPress.org sabe muito bem que existem plugins que auxiliam muito o trabalho de verificação do seo nos artigos. Um deles que gosto muito e recomendo no Método Start é o WordPress SEO by Yoast.

Como no Blogger não tem nada parecido, desenvolvi um sistema gratuito, baseado no WordPress SEO by Yoast, pra te ajudar a verificar se o seu artigo vai ficar bem posicionado nos mecanismos de pesquisa.

Ela se chama Ferramenta SEO Blog e pra acessar basta usar o link abaixo. É gratuito e você pode ajudar a divulgar a ferramenta nos mecanismos de pesquisa ou nas redes sociais.

Dica extra – reescreva seus artigos

E pra encerrar, fica a dica pra você reescrever seus artigos após passar eles pela Ferramenta SEO Blog. Basta seguir as sugestões de melhoria e melhorar o Seo do Blogger em cada um dos seus artigos. Tenho certeza que se fizer da maneira correta, suas visitas vão aumentar.

Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

20 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom Gustavo, esta ferramenta eu uso já a um bom tempo e realmente auxilia muito, tenho um blog spot de futebol no qual uso essa ferramenta e tenho bons resultados valeu por mais essa dica sucesso

  2. Sem palavras para esse post. Simplesmente fantástico.
    Excelente pra quem está começando a caminhar no universo Blogueiro. Parabéns pela inciativa

    peganaboa.blogspot

  3. Muito bom, Gustavo.

    Costumo escrever o título do artigo acima da imagem. Achei que não fosse necessário fazer isso. Mas, pelo visto, dá resultado.

    Escrever a palavra-chave na imagem é também muito importante. Muitas vezes esquecemos de fazer isso na hora da publicação. Mas, na revisão, corrigimos.

    Paz e Sucesso!

  4. Olá, Gustavo, meu professor!
    Como sempre um bom artigo para nos auxiliar, não é?
    Parabéns! O meu puglin SEO Pressor indicava 43.33% de SEO aplicado em um de meus posts, mas lendo este artigo fui direto ao blog, abri e corrigi no momento segundo suas dicas e no mesmo instante o meu puglin registrou 70%.
    FANTÁSTICO!!
    Muito obrigado por suas dicas valiosas!
    Abraços!

  5. Olá Gustavo Freitas, parabéns pelo excelente artigo sobre SEO. Me ajudou muito em minha trajetória de aprendizado sobre optimização. Um agradecimento especial pelo o acesso a ferramenta SEO Blog. Como eu estava pensando em começar um blog com domínio próprio no Blogger e não sabia como optimizar os artigos por lá, essa ferramenta veio na hora certa. Valeu, sucesso sempre!

  6. Gustavo obrigado pelas dicas de SEO para o Blogger, uma coisa que você poderia ter abordado também nesse seu artigo, seria a quantidade de caracteres limite nos títulos e a quantidade limite de caracteres na descrição do post.

  7. Relevância é o fator chave que se deve considerar ao escolher as palavras chaves corretas para o SEO.

    Quanto mais específico você for, melhor.

    Por exemplo, se você possui uma empresa que instala piscinas, qual palavra chave que você acha que tem mais chances de atrair clientes qualificados para o seu negócio?

    Pense como o seu visitante essa é a forma que ele vai fazer as buscas.