O Google Adsense completou 10 anos esse mês. Em comemoração lançou uma série de Hangouts chamado “Maratona Adsense 10 anos”. O primeiro aconteceu essa semana e pude estar presente.

Pois bem, ainda em comemoração aos 10 anos, algumas novas funcionalidades também estão sendo lançadas, como por exemplo, a Guia Visão Geral, que fica localizada na página inicial, no canto inferior direito.

Essa nova funcionalidade tem gerado muitas conversas entre blogueiros e mostrado que veio pra confundir a cabeça de muita gente.

Mudanças recentes no Google Adsense

google adsense

É aqui que começo realmente a tratar do assunto desse artigo.

O Google Adsense está implantando, e pelos comentários da equipe do Google Adsense, ainda vai implementar várias novas funcionalidades a plataforma.

O momento é de cautela.

Não é por que o Google dá uma informação de que algo precisa ser mudado, que você tem que fazer aquilo imediatamente.

Essa nova guia é informativa, ela não vai te fazer ser punido ou ter sua conta excluída.

O objetivo dela é tentar aumentar seus ganhos, mas você não pode ficar dependente dela. Você precisa fazer seus testes, verificar o que dá certo e o que não dá pro seu blog, pro seu nicho.

O que é a Guia Visão Geral

Segundo a ajuda do Google Adsense,

A visão geral na guia Página inicial da conta fornece um resumo do desempenho das configurações, das páginas da Web e do conteúdo de seu anúncio em comparação ao de outros editores do Google AdSense.

Você pode saber mais sobre a Guia Visão Geral em https://support.google.com/adsense/answer/3006004.

Ela se divide em 3 categorias e em algumas sub categorias:

  • Otimização da receita
    • Formatos de anúncios recomendados
    • Anúncios de texto e gráficos ativados
    • Erros de rastreador
  • Integridade do site
    • Desempenho de velocidade da página
  • Google+
    • Botão +1 adicionado

A avaliação aparece em 3 cores:

mudanças no google adsense

Vamos ter cautela?

O que posso perceber por e-mails, discussões em grupos no Facebook e contatos diretos é que muitos blogueiros, principalmente os menos experientes com o Google Adsense, estão se sentindo pressionados a fazer as modificações com urgência.

Vamos ter cautela?

Essa nova funcionalidade é “NOVA” e não está ainda 100%. Por exemplo, se você estiver visualizando um ponto de exclamação amarelo ou vermelho na categoria Integridade do site, você clica em Desempenho da velocidade de página e tem uma relação de páginas que estão lentas.

A mensagem é essa “Analisamos o desempenho de suas páginas com o maior número de solicitações de anúncios. Melhorar o desempenho de seu site pode levar a uma experiência melhor para seus usuários e a um aumento do tráfego.”

Você clica sobre uma das páginas e abre o pagespeed do Google e tem um relatório confuso (para a maioria dos mortais) e com algumas partes em inglês. Numa das páginas que testei, estava marcando 94 de 100 no teste. Estranho isso não é mesmo?

Por isso acredito que ainda esteja em testes e que não é o momento de fazer tudo que lá está dizendo. Lembro também que essa funcionalidade não é atualizada em tempo real, ficando geralmente com 48 horas de atraso, nos meus testes.

Por isso não pense que irá fazer modificações e vão aparecer automaticamente.

Outra categoria fica te cobrando que você ainda não fez alterações “sugeridas” pela equipe do Google Adsense em seus blocos de anúncio.

Eu só mexo em meus blocos de anúncio com data e hora marcada. Faço vários testes pra encontrar o melhor espaço, pro melhor banner, no melhor tamanho e com a cor mais adequada. As vezes testo por semanas, controlando tudo em uma planilha do Excel (é assim que faço também com as consultorias em monetização).

Ai vem a equipe do GA e me diz que é melhor outro tamanho? Como assim? Como eles fizeram os testes em meu template com meus anúncios?

Eles não fizeram. Isso é baseado “na maioria” dos Editores.

Eu não vivo de maioria… A maioria dos editores não ganha quase nada por mês com o Google Adsense. Eu me diferencio e por isso ganho bem mais que a maioria e sugiro que faça o mesmo.

Ficar no automático, nas recomendações de uma ferramenta, não vão te levar ao sucesso. Tem uma recomendação, teste. Não deu certo, retire.

Outro ponto sobre a troca de banners. Quando crio os meus, crio utilizando as técnicas que ensino no e-book “Como ganhar dinheiro com o Google Adsense: Dicas testadas e aprovadas”, ou seja, uso critérios personalizados, que ajudam os anunciantes a escolherem meu anúncio.

Sabe o que acontece quando você substitui o bloco só por que recebeu uma recomendação? Você perde os anunciantes que já tinham te escolhido e que teoricamente iriam pagar mais por seu espaço, além de ter um produto ou serviço pra anunciar dentro do contexto de seu blog.

Isso pode fazer com que, em vezes de ganhar mais, eu perca dinheiro, ou não. É um teste e você pode fazê-lo, só o que quero é que entenda que é necessário cautela. Não faça por que o Google Adsense colocou um aviso amarelo, vermelho ou seja lá qual outra cor for.

Se for fazer, faça por que você quer testar, por que quer ser diferente e ganhar mais. E arcar com os riscos se em vez de ganhar mais, perder. Isso faz a diferença para o empreendedor digital.

Vamos ter cautela. E também paciência.

Conclusão

Espero que o artigo lhe ajude a não ficar pressionado pelo Google Adsense por conta das cores piscando em seu monitor toda vez que abrir sua área de visualização de ganhos. E se precisar de ajuda profissional, dedicada por semanas até encontrar a melhor maneira de lhe fazer ganhar mais dinheiro com o Google Adsense e com outras maneiras de monetização online, não se esqueça de fazer uma visita.

Agora quero saber sua opinião, sincera. Você se sentiu pressionado a mudar seus blocos de anúncio e otimizar seu blog ao ver a nova aba ou ela não te intimidou?

Deixe sua resposta nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

12 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo. Eu não fiquei apavorada quando vi aquilo. Também pensei que fosse uma obrigação a mais que eu teria afff. Escrevi par metade do mundo pedindo ajuda para entender aquilo. Lá no forum do adsense, o Jrenato, já havia me dito que o importante era fazer boas postagens, mas que aquilo era só um alerta. Mas mesmo assim eu queria entender, até que o Adelson Smania me passou seu link. Aquilo tá complicado mesmo e realmente muda demais, hoje a a maioria está verde rsrsrsr. Mas continua um sinal amarelo na velocidade de carregamento do meu blog e ele não está lento, pelo menos para meu entendimento.Tudo lá é tão louco, que o meu estava dando erro de rastreador e eu não sabia o que fazer, porque tinha uns links esquisitos lá. Aí fiz dawload e mais nada e tudo voltou ao normal, é ou não é loucura? Mas não me senti pressionada a mudar meus blocos, mesmo porque há pouco tempo coloquei aqueles maiores e retirei o entre postagens, ficando apenas com 2 blocos e isso melhorou muito para mim. Não recebo todo mes como a maioria de vocês, mas pelo menos estou caminhando para quem sabe um dia isso acontecer.Mas seu conselho, junto com o do JRenato, foi muito bom, agora vou ficar mais tranquila com aquela cx. Obrigada

    1. Inês,
      que bom que meu artigo lhe ajudou a ficar mais tranquila. Sei que não é fácil, principalmente pra quem está começando, mas precisamos confiar mais em nossos testes, em nosso aprendizado.
      abraço.

  2. A novidade assustou quem não tem muita experiencia com o Adsense, aquelas cores de alertas, eu mesma fui uma das que ficou assustada, mas aprendi que era para ter cautela com estas mudanças, também percebi que um dia tem umas cores de alertas e dois dias depois estas cores mudam, mesmo não fazendo mudança alguma, significam que ainda estão testando.

    Fiquei mais tranquila com este artigo e como você já disse, melhor é produzir e deixar um pouco de lado o GA.

    Abraço.

  3. Ola Gustavo!!! Seus Artigos são sempre ótimos, sempre trás novidades e são sempre diferenciados. Eu ainda não sabia desta nova mudança do G.A, agora vou ficar atento. Muito Obrigado e Um grande Abraço!!!

  4. Que a paz de Cristo esteja com vc e sua família.

    Esta lição foi preciosa. Só recentemente comecei a interessar-me por
    prosperar financeiramente via internet. Assim, sua lição foi importante
    pois, de pronto, poderei aplicá-la, quando, é claro, começar a trabalhar
    com o Google Adsense.
    Obrigado e um forte abraço.
    Og

  5. Olá, Gustavo!

    Ótimo artigo sobre as mudanças!

    Também concordo com seu ponto de vista: os alertas são interessantes, mas precisamos ter discernimento para avaliar o que é sugerido. Cada caso é diferente, e é impossível ter recomendações que funcionem para todos.

    De qualquer forma, os alertas são interessante!

    Um abraço!

  6. Concordo com o mestre dos sites em gênero numero e grau, mais vou fazer essa mudança para tudo padrão e espera as 48 hrs para ver se some a exclamação ou melhora os lucros já que os mesmo já estão bem posicionados

  7. Olá Gustavo! Percebi a novidade aqui no painel, fiquei muito contente pois no meu caso não houve notificações serias a serem observadas. Claro que as duas únicas que apareceram eu estou estudando como alterar para ter um melhor resultado. A ferramenta é sensacional mesmo. Parabéns pelo compartilhamento de conhecimento. Forte abraço!