Como lidar com seus leitores?

Gosto de pensar num site como uma pessoa. Ela primeiramente é concebida – numa noite com álcool ou café, depende do seu ponto de vista e gosto. Depois, essa ideia é gerida por algum tempo dentro de nós; até que amadurece e “é colocada para fora”. Este é o nascimento do site, quando ele é lançado e sai do papel.

Aí vem a parte que se assemelha com a vida de uma criança. O site começa a ganhar sua própria personalidade e vai crescendo de acordo com seu ritmo e o quanto ele é alimentado – sendo a comida, os artigos. O crescimento ósseo seria o número de pageviews nessa analogia.

Depois que a criança aprendeu a falar o básico, começa a se aprofundar. Tomemos por exemplo um site cujo nicho é o poker online, por exemplo. No início ele tratará sobre as regras do poker e assuntos bastante básicos. Depois, passará a se aprofundar em assuntos mais profundos e complexos. Por exemplo, explicar como é cada um dos jogos de poker, como o Omaha ou o mais famoso deles, o Texas Hold’em. Não importa o nicho, a analogia sempre será nesse sentido. clip_image002

Chega o ponto que seu site torna-se pagerank 3 no Google e cada vez mais aparecem novas visitas. Nas redes sociais, você já marca presença. Começa a fase de amadurecimento e de conquista de nicho. Seria a adolescência do site, momento no qual ele já é grande – mas caminha para atingir seu ápice. É justamente nesse ponto que começam a surgir os problemas.

Muitas vezes a figura do blogueiro se confunde com a imagem do próprio site. E como é impossível de se agradar a todos, caso você não agrade um determinado leitor com sua opinião, é bem possível que ele associe a sua imagem à do site. Por conseguinte, isso acaba sendo bastante prejudicial para seu site como empresa. Sim, empresa; seu site é uma empresa, e é assim que você deve tratá-lo. Com efeito, a profissionalização de seu site é a puberdade em nossa analogia.

Haverá haters (pessoas que odeiam sem motivo) a todo momento. Mas, como meu pai um dia me disse quando falei que estava com um site e estava chateado com algumas críticas, “se você não pode lidar com as críticas, está no negócio errado”. E é fato: as pessoas sempre vão odiar, não importa o que você faça. Quanto maior você for, mais pessoas odiarão. Tudo o que você tem de fazer é ter sangue de barata e lidar com elas da forma mais profissional e polida o possível.

O trato com os leitores, portanto, tem de ser profissional. Antes de responder a um leitor mais exaltado – quiçá mal educado – pergunte-se: como a Folha de São Paulo ou o Estadão responderiam essa pessoa no Twitter? Será que responderiam? Eis, pois, o melhor caminho.

A profissionalização do seu site no trato para com os leitores é o caminho que faz seu site passar pela puberdade. Depois disso ele se estabiliza e entrará na melhor fase, pode ter certeza. Lembre-se: seu site tem vida própria, ele não pode se confundir com você mesmo. Assim, preze por sua imagem.

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom o artigo.O autor com análogia simples e conceitos básicos falou tudo que precisava ouvir.Realmente temos que tratar de forma profissional e ao mesmo tempo sabendo que ele está em fase de crescimento.

  2. Autor convidado!

    Artigo muito bem focado na arte de criar e manter um site em atividade.

    Muitos blogueiros ficam realmente irritadíssimos com comentários sem nexo em relação ao assunto que publicam. Porém, muitos dos que comentam fazem isso exatamente para irritar o blogueiro.

    Gostei do blog na adolescência. Então, meu site joseguimaraes.com já está na adolescência. Torço muito para que ele chegue bem à idade adulta.

    Sucesso em seus negócios online.

  3. Ola.

    Interessante artigo. é bom quando vc encontrar artigos que lhe da alguns insights. Essa analogia de crescimento é muito bom para entender como ir se aprofundando nos assuntos no site.

    Obrigado e ate mais