Segundo a Wikipedia, “O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.”

O assunto plágio é constantemente tratado na blogosfera. Geralmente os blogueiros quando se sentem “roubados” através da cópia do conteúdo de seus blogs sem o devido crédito escrevem deixando bem claro para a blogosfera sua tristeza e descontentamento com o fato. Mas a cópia em si não é o único transtorno causado por esse tipo de má conduta de pessoas que se intitulam “blogueiros”.

Uma campanha Casa da Tuka contra o plágio
A imagem ao lado é um banner da campanha da Casa da Tuka contra o plágio, quem quiser aderir acesse o blog e copie o código (autorizado por ela previamente…rs).

Como dizia, o transtorno do plágio está além de procurar um texto no google e dar de cara com seu texto em outro blog como se tivesse sido escrito por outra pessoa. Seu blog pode ser punido e sumir do mapa, ou do google…Alguns meses atrás escrevi no GF Soluções a respeito desse assunto no artigo Adsense, Chupadores de textos e as punições do Google. Então se você utiliza o Google Adsense em seu blog você, além de ser banido das buscas do google, ainda pode ser banido do Google Adsense. É triste mais é a verdade.

O que fazer então para se proteger? Uma das saídas foi ensinada recentemente pela Juliana Sardinha do Dicas Blogger. Ela ensina como colocar um aviso anti-plágio em seu blog. Outra maneira é criar uma licença de utilização, onde você deverá descrever o que pode, o que não pode, e se pode, como deve ser copiado de seu blog. Veja aqui o exemplo da Juliana que autoriza a utilização da mesma, desde que não seja copiada na íntegra e sem alterações.

Uma maneira de se precaver contra problemas com o adsense ou qualquer outro programa de afiliado é localizar os artigos que estão sendo copiados na íntegra e pedir a remoção dos mesmos. Para localizar você pode utilizar o próprio google ou o site Copyscape. Basta digitar o link de seu blog e pronto. Assim que localizar conteúdo de sua autoria em outros blogs aconselho que primeiro entre em contato com o autor do blog e peça que o conteúdo na íntegra seja retirado. Se isso não surtir o efeito desejado e o blog for da plataforma blogger você ainda pode clicar na parte de cima do blog em “Sinalizar blog”, dessa forma ele será colocado sob suspeita e será investigado pela equipe do Google responsável pelo Blogger. Em outros casos você pode utilzar o Google Webmasters Tools para denunciar o conteúdo duplicado.

Outros artigos sobre o assunto:

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Boa tarde. Tenho um site onde posto notícias do mundo dos e-Sports. Como elaborar minhas notícias? Atualmente, eu busco notícias na mídia internacional, reescrevo em português (REESCREVO, não traduzo. Tento alterar o máximo possível. Faço uma leitura da matéria e reescrevo da minha maneira) e coloco a fonte de onde tirei as informações. Entretanto, ao tentar aprovar no Adsense, alegaram plágio. Conhece algum plugin, site ou programa que seja confiável na detecção de plágio?

  2. Olá tudo bem? Obrigado por esse artigo. Ajudou muito. Tem um site que eu fiz, que uma pessoa copiou ele quase todo. Eu entrei em contato com a goolge, pois o site é da blogspot. Porem a Google me respondeu que eu teria que provar que o conteúdo é meu. Como faz pra eu provar que o conteúdo foi criado por mim mesmo?

  3. Olá boa noite.
    Queria usar meus artigos em outro blog também de minha autoria(mesmo nicho), se caracterizaria Plágio?