O uso de gadgets, wedgets ou as mini aplicações do Blogger são sem duvidas essenciais para qualquer blog. Infelizmente nem todas são confiáveis, principalmente as que são disponibilizadas por terceiros e não temos a certeza se o mesmo vai mante-la disponivel para sempre. O problema é que esse para sempre acaba. O que fazer quando isso acontece?

Gadget indisponivel

Existem várias aplicações com funcionalidades diferentes ou parecidas: postagens populares, Plugins do Google plus, caixa de pesquisa, compartilhamento nas redes sociais, postagens recentes, em fim, para cada coisa que desejar fazer ou usar em seu blog, em uma pesquisa no próprio blogger ou no Google poderá encontrar algo ou alguém disponibilizando uma ferramenta dessas.

Por experiência própria, quando abrimos nosso Blogger e vemos algum Gadget defeituoso ou sem carregar direito, pode ocorrer ao tentar acessa-lo ser exibida uma mensagem: “Desculpe, este gadget parece estar com problemas“. Diante dessa situação o que fazer? deixar seu blog momentaneamente sem a ou as funcionalidades que antes eram exercidas pela mini aplicação  e esperar ser resolvido o problema ou excluir-la definitivamente do seu blog?

DICAS

Que fique claro, não estou incentivando o blogueiro a sair excluindo todas as aplicações de seu blog ao ver qualquer problema de carregamento, pois pode ser apenas problemas de conexão com a Internet, aplicações que necessitem de plugins do flash ou outra coisa qualquer que nem pode esta acontecendo em outros navegadores. Investigue antes o problema, aguarde um ou dois dias se possível antes de tomar medidas de exclusão, essa analise é válida para aqueles gadgets que são importantes para a usabilidade e conteúdo do blog, os que não são trate logo de excluir e pesquisar outro para substituir.

Procure usar os gadgets padrões do Blogger, pois estes são seguros e dificilmente ficarão indisponíveis. Isso é valido também para as ferramentas de redes sociais, procure pelas originais disponibilizadas como plugins sociais e wedgets padrões, na maioria das vezes podem ser personalizados facilmente. Caso tenha o conhecimento necessário poderá desenvolver sua própria mini aplicação ou se tiver condições financeiras contratar quem a faça.

E você, já teve que se desfazer de algo de terceiros que não funcionava mais em seu blog? Conte para nós.

Guilherme Amarino

Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, formado em Técnico de Informática. Atualmente conteudista e desenvolvimento web de templates para a plataforma do blogspot. Conheça o www.amarinoblogger.com

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.