Essa semana iniciei no GF Soluções um movimento intitulado Blogs Unidos. Espero que todos os blogs que de alguma forma tenham sido beneficiados com os artigos publicados aqui no QCB possam participar do movimento, escrevendo um artigo ou colocando um dos banners da campanha em seus blogs. Segue abaixo o artigo publicado no GF Soluções na íntegra.
campanha, blogs unidos, links

Escrevi no GF Soluções o artigo “Porque seu blog tem poucos links de outros blogs?” onde analisei porque o GF Soluções e muitos outros blogs são tão pouco citados em artigos de outros blogs. Tentei entender os fatores que levavam os blogueiros a não linkar outros artigos que tinham um assunto relacionado ao seu artigo, sendo que essa prática enriquece a blogosfera, já que o conhecimento é sempre continuado. Depois de muito pensar e escrever o artigo cheguei a conclusão de que era necessário tomar uma atitude a esse respeito, lutar por uma mudança, mas ainda não sabia como.

Foi quando o Laurentino Mello me sugeriu a criação de uma campanha nesse sentido. O tempo me impediu de começar a planejar uma campanha, ou como prefiro aqui, um movimento (no sentido de sair do lugar, de mudar mesmo!), até essa semana.

Essa semana entrei em contato com o Rodrigo Marassi, do blog Design Tecnológico e o convidei para participar da idealização do movimento. Ele aceitou e começou a desenvolver os banners que serão utilizados na divulgação e ainda sugeriu o nome do movimento “Blogs Unidos”. Com o “Movimento Blogs Unidos” iniciamos o que espero ser um novo tempo na blogosfera, onde principalmente os iniciantes na arte de blogar possam ser instruídos a linkarem outros blogs para enriquecimento de seus artigos.
Como participar do movimento Blogs Unidos?

Para participar do movimento é simples
1. se ainda não tem o costume de, ao escrever um artigo, procurar artigos pela blogosfera que tratem do assunto também, de uma maneira diferente da que tratou ou até mesmo que complemente ou inicie o assunto, comece a procurar e linkar dentro dos seus artigos.
2. ao escrever um artigo com links que enriqueçam seus textos, coloque no final do artigo a frase “esse artigo é participante do movimento blogs unidos”. nessa frase coloque um link para esse artigo para que outros blogueiros possam conhecer o movimento.

Ajude a divulgar o movimento blogs unidos, quanto mais ele ficar conhecido melhor para a blogosfera, você pode fazer de duas maneiras:
1. escreva um artigo falando sobre o movimento.
2. coloque um dos banners do movimento no seu blog.

O que o movimento Blogs Unidos não é?

Antes que alguns blogueiros desavisados comecem a colocar o link de seus blogs nos comentários desse post, um aviso. Esse espaço não é para divulgação de blogs nos comentários, o objetivo é conscientizar a blogosfera a exercitar o ato de linkar outros artigos interessantes. Por isso leia com atenção abaixo o que o Movimento Blogs Unidos não é:

não é:
1. troca de links e/ou banners.
2. Um concurso do melhor artigo sobre o movimento blogs unidos.
3. Um espaço para divulgação de blogs.
4. Uma crítica a blogueiros que não utilizam dessa funcionalidade em seus blogs.
5. Um movimento passageiro ou temporal.

Ajude a divulgar o movimento

1. Escreva um artigo sobre o tema e envie um trackback para esse artigo ou deixe um comentário com o link para o texto que você escreveu.
2. Coloque um dos banners do movimento em seu blog.
Aconselho que leia o Guest Post do Alan Niemes escrito aqui no GF Soluções “A importância de se linkar outros blogs“.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

7 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu já havia lido sobre o assunto no GF SOLUÇÕES e pensei em escrever sobre o artigo, não só por ser uma ótima ideia, mas porque eu pessoalmente já me beneficiei dos artigos que fazem parte do movimento. Meu blogue tem uma estrutura bem ao meu jeito graças aos artigos publicados.

    Não quero participar de prémios porque já ganhei vários: conhecimento, superação e "luzes no fundo dos túneis em que estive hahahahah…

    Não só escreverei sobre o Movimento, como também terei um banner em cada blogue que eu escrevo e colaboro! Farei questão!!! Muito Obrigado, Movinebto Blogs Unidos.