The Book is on the table{{Crédito da Foto: Jean Wichinoski Fotografia – não acredite em mim}}

 

Todos nós temos certas preferências ao ler {{eu ia dizer livros, mas o mesmo se aplica aos blogs, textos acadêmicos, etc.}}. Alguns de nós preferimos {{sim, o português está correto}} textos mais “leves” outros textos mais sisudos, outros preferem textos com bastante figura, enfim, cada um sabe de sí.

Mas e o leitor de seu blog? Já falei aqui da importância de saber “Quem lê seu blog” e da importância de se cotextualizar os temas conforme a expectativa dos leitores.

No entanto, como fazer para agradar à maioria?!

É preciso escrever bem, escrever de forma que o texto corra sem grandes percalços {{entenda: sem erros crassos de gramática}}. É preciso, enfim, ter alguma noção sobre redação. Não cabe a este blog o ensino deste tipo de tema, mas podemos dar algumas dicas sobre a melhor forma de se escrever um texto para blogs.

 

  • Não escreva demais, nem de menos.
  •  

Esta é uma das coisas difíceis de se fazer. Como saber se meu texo está longo demais ou curto demais?! Existem métodos mais simples e outros mais eficientes… Mais simples é comparar, literalmente, o tamanho do seu post com o de algum concorrente {{lembre-se de comparar com alguém relevante…}}. Mais complexo {{nem tanto}} É fazer um post com cerca de 300~500 palavras… Como descobrir quantas palavras tem seu post? Copie no Word e descubra! Com o passar do tempo você perceberá que não precisa mais contar as palavras nem tampouco comparar o texto com sua concorrência, você fará isso de modo quase automático…

 

  • Quanto mais complexo o tema, mais figuras ele deve ter.
  •  

Sim, estou assumindo que a maior parte dos leitores não estão acostumados a ler com profundidade e sim, as figuras são um paliativo. Melhor do que ser otimista é ser prático… Um texto bem escrito atrai o leitor, faz com que ele se interesse mais pelo assunto tratado no seu blog, sinta mais vontade de participar e até de comentar… Uma boa redação nos posts, garante mais cometários do que fazer perguntas ao final deles.

Não concorda?

Caipira Zé do Mér

Ator formado e estudante de Letras - USP. É curioso o bastante para falar sobre qualquer assunto e inteligente o bastante para saber que quase sempre estará errado. Você me encontra também no blog...

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.