Afinal, porque nos preocuparmos tanto com os títulos de nossas postagens?! Perdemos tanto tempo procurando um tema decente para nossos artigos; outras tantas horas {{exagero é meu nome}} pesquisando sobre o tema; depois nos perdemos em longuíssimos minutos revisando e procurando como divulgar nosso post… Ainda vamos perder tempo com o título?! Diga, sinceramente, qual link você sentiria uma vontade maior de clicar:

Muito provavelmente você clicaria no primeiro título, certo? Agora imagine você que os links tenham chegado a você através do Twitter e através de duas pessoas diferentes. Pois, é. Muitas vezes não nos damos conta de que um bom título pode ser o diferencial entre ser lido e ser ignorado, quantas visitas perdemos só porque não temos paciência para pensar em um bom título?!

 

Saiba escolher o título

 

{{Crédito: Anna Dias – não acredite em mim}}

Fazer um bom título não é apenas pensar no interesse que o leitor direto terá ao ler aquela frase, mas pensar também nas tais táticas de SEO, ou seja, é preciso pensar quais palavras-chave estarão colocadas no título de nosso post; são as tais palavras-chave que irão ajudar seu blog a se colocar nas primeiras colocações dos mecanismos de busca {{do Google, que é o que importa}}. Os usuários do WordPress têm uma vantagem: além do título podem customizar a url do artigo, de modo a colocar só as palavras que importam na tal url. O mesmo não ocorre com o blogger, muito embora ainda exista o que possa ser feito:

  • Publicar o post só com as palavras chave como título e depois salvar como rascunho, modificar o título e publicar novamente é uma destas ações
  •  

Contudo não nos enganemos. O título em sí é muito importante para o SEO, ainda que se modifique a url é preciso colocar as palavras-chave no título final também. A esta altura os leitores mais ansiosos já estão pensando em títulos absurdos, irreais, tudo para chamar a atenção. É bom saber que um título que não reflita aquilo que está escrito no artigo depõe contra o autor e não em favor. Ou seja, usando um título mentiroso, muito provavelmente, o autor ganhará no curto prazo mas perderá com toda certeza esses mesmos leitores nos próximos posts. Dito isso, as minhas dicas {{em forma de fórmulas matemáticas}} para um bom título são:

  • Frase curta (A)
  •  

  • Frase com proximidade ao assunto tratado no post (B)
  •  

  • Frase com palavras-chave (C)
  •  

  • Frase que atraia a curiosidade do leitor(D)
  •  

  • (A)+(B)+(C)+(D) = título perfeito
  •  

Como se sabe, a perfeição não existe. Mas não custa nada tentar encontra-la.

Caipira Zé do Mér

Ator formado e estudante de Letras - USP. É curioso o bastante para falar sobre qualquer assunto e inteligente o bastante para saber que quase sempre estará errado. Você me encontra também no blog...

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá,
    Obrigado pelas dicas, estou estudando muito essa questão e com poucas leituras já venho melhorando meus trabalhos.
    O meu único problema é que não escrevo artigos ainda, meu nicho é divulgação de eventos e não posso inserir muitas informações próprias, pois pode alterar as informações passadas pelo organizador do evento.

    Descobri mais uma vez, é estudando e praticando que vamos aprendendo o dia a dia..
    Obrigado,
    Abraços,
    Du Chapéu/BH

  2. valeu! valeu mesmo! como sou iniciante,vou seguir a dica de um profissional!
    vou aguardar a resposta.

  3. Olá Zé do Mer,

    É a primeira vez que comento aqui no QCB!
    Valeu a dica útil!

    Como vc disse a perfeição não existe! Gostei das dicas!
    Esforçar-se em fazer um título que tenha a palavra chave como a primeira palavra e que não seja maior que 66 caracteres é uma dica forte também. Some isso as dicas que vc deu!

    Obrigado pelo post!