Olá pessoal, hoje iremos ver uma entrevista com Luciano Larrossa do Escola Freelancer. Bom quem não conhece o blog ainda basta acessar Escola Freelancer.

Para quem não conhece o autor, pode acessar a página sobre do EF ou acompanha-lo nas Redes Sociais. Chega de papo e vamos para a entrevista.

 

Então, quando surgiu a ideia de começar a blogar?

Surgiu depois do Paulo Faustino da Escola Dinheiro ter aberto uma vaga para a criação de um blog para a rede Escolas Plus. Eu me interessei pelo tema e decidi fazer a proposta. Antes eu tinha alguns blogs, mas não eram algo sério e por isso posso considerar a Escola Freelancer como o meu primeiro projeto a sério.

Quantos anos de idade você tinha quando entrou na blogosfera?

Eu tinha 23 quando iniciei a Escola Freelancer. No entanto, as minhas primeiras “brincadeiras” com blogs começaram quando eu tinha 21 anos.

Alguém te incentivou a blogar?

Não. Aliás, eu nem sequer conhecia ninguém que tivesse trabalhado com blogs. Surgiu depois de ler um artigo num jornal e aí foi. Comecei a estudar mais sobre o tema e me apaixonei pela ideia.

E quanto à Escola Freelancer. Como começou a escrever pra ela de onde surgiu essa ideia?

(Resposta dada na primeira pergunta)

Você tem algum outro projeto fora o EF?

Tenho sim. Colaboro com o Apptuts e ainda escrevo para o site de ténis Amortie.com. Mas sem dúvida alguma que o meu grande foco é e  sempre foi a Escola Freelancer.

Desde o tempo em que você era blogueiro o que mais te orgulhou na blogosfera?

O que mais orgulha é ver que as pessoas podem ter a noção do que é iniciar um negócio próprio a partir de um blog. Aqui tudo funciona como um negócio offline. É necessário uma estratégia, um conceito, consistência e acima de tudo acreditar na sua ideia. Depois, é encontrar formas de tornar ela rentável.

E qual foi uma das suas piores atitudes na blogosfera?

Para mim uma má atitude é deixar os leitores sem conteúdo durante alguns dias e nesse campo posso dizer que errei algumas vezes. Em algumas ocasiões por uma organização mal planejada em outras por falta de ideias mas penso que isso faz parte na vida qualquer blogueiro e é algo difícil de fugir.

E quais são os momento que você mais se inspira?

Mais recentemente posso falar do exemplo do lançamento do livro Ser Freelancer. Foi um dia marcante na minha vida pois lancei um livro bastante completo e que resulta de vários meses de estudo e trabalho. Esse posso fizer que foi até hoje um dos dias mais importantes a nível profissional e que me deu inspiração para continuar a evoluir ainda mais.

E já pensou alguma vez em desistir do seu blog?

Ter dias em que se anda um pouco mais desmotivado é algo que acontece a todos mas chegar ao ponto de tomar alguma decisão de desistir do blog penso que nunca me ocorreu. O início é um pouco complicado. Muita escrita e poucos leitores. Mas como em todos os negócios, paciência é a palavra-chave.

Você já trabalhou com blogs do seu mesmo nicho?

Não e nem sequer teria muita lógica fazê-lo. Se trabalhar com outros blogs, será sempre em áreas diferentes, até porque os conteúdos acabariam por sair semelhantes o que não é bom para as duas partes.

Quanto ao plágio. O que você pensa sobre isso? Já plagiou alguma vez?

O plágio é algo que eu considero muito triste. Vejo isso como uma falta de ambição pessoal e de respeito pelo trabalho realizado pelas outras pessoas. Todos lemos conteúdos de outros autores e acabamos por nos inspirar um pouco nisso, mas daí a copiar na íntegra considero vergonhoso. É sempre importante ler o que os outros escrevem mas devemos encontrar a nossa própria forma de ter sucesso.

E quanto à blogueiros que querem chegar ao sucesso. O que eles precisam para poder conquistar em sua opinião?

Vou passar uma lista de características que eu considero fundamentais e que sem elas é difícil ter sucesso. São apenas algumas, mas a meu ver são as essenciais:
  •  Trabalhar a escrita todos os dias.
  • Ler muito. Menos que um livro por mês é muito pouco.
  • Entender de redes sociais.
  •  Ter um site com um design atraente, investindo num profissional da área. Não adianta querer visual barato e bom pois isso não existe.
  •  Ter um plano de metas e objetivos, não só de trabalho e também financeiro.
  •  Ser produtivo no dia-a-dia.
  •  Equilibrar o trabalho com outras atividades fora do computador.
  •  Dar o melhor de si em todas as tarefas.
  •  Dar atenção aos seus leitores.
  •  Ver o seu blog como um negócio a longo prazo mas com alguns rendimentos a curto prazo

 

Sei que o EF é um blog bastante conhecido no Brasil e Portugal e em outros países. Então me diga como você conseguiu conquistar esse público todo? Teve ajuda de alguém?

Trabalhar com a equipa das Escolas Plus foi fundamental. No entanto, grande parte das coisas que aprendi foi através da leitura de livros, blog e de várias tentativas. Mas é claro, troquei sempre algumas ideias com as pessoas que ia conhecendo. Isso é fundamental.

Tem alguns blogueiros que você costuma se inspirar? Se sim quais?

Eu me inspiro em vários e poderia ser injusto referir apenas alguns nomes e me esquecer de outros. Mas posso dizer que acompanho regularmente mais de duas dezenas de autores.

Quais blogs que você frequenta e que possa recomendar a nós blogueiros? Cite alguns.

Falando em língua portuguesa, obviamente leio de forma consistente os blogs das Escolas Plus. Depois acompanho também o Mídia8, Dinheirama,  o Jornal do Empreendedor, entre outros.

 

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.