Curtir não é o mais importante, você precisa de engajamento.

digitalks no Espírito Santo

Ontem estive no evento Fórum de Marketing Digital 2013 da digitalks, em Vitória – Espírito Santo, junto com o Leonardo Machado. O evento é focado em Marketing Digital, um assunto que todo blogueiro profissional precisa estar interessado e inteirado.

Assisti a palestras muito interessantes, como a do Bernardo Barlach (Google) que mostrou como o Google busca o engajamento de usuários parceiros em seus fóruns de suporte para que os usuários dos produtos gratuitos não fiquem sem suporte de qualidade.

Apresentação Bernardo Barlach

Estrategista de operações do Google e possui mais de 6 anos de experiência com o mercado digital, 2 desses focados em gestão de comunidades no Orkut e Google+. Formado em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP e cursando Gestão da Inovação para Competitividade na FIA, fez pós-graduação em Cinema-Documentário pela FGV-SP e gravou dois curtas-metragens. É desenhista nas horas vagas.

Outra palestra, na parte da tarde, que chamou bastante minha atenção foi a do Tiago Luz @docluz. Ele mostrou como otimizar uma página de vendas em e-commerce e apresentou vários cases do qual participou. Mostrou até um que não deu certo.

Apresentação Tiago Luz

Co-Founder de infracommerce e Presidente da underDOGS, é considerado pelo Google Worldwide como idealizador do melhor case mundial de Search no setor imobiliário – o case Tecnisa. Ex Diretor de Mídia da DM9DDB e VP de Mídia da Wunderman, Tiago é reconhecido nacionalmente como um dos maiores especialistas em Search Engine Marketing e Usabilidade. Com um posicionamento agressivo de entrega de ROI, atende as contas de Centauro, Grupo Abril, Daslu, RI Happy, Grupo SHC, entre outras.

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O que é engajamento?

O aprendizado foi enorme em vista do investimento de dinheiro e tempo que fiz para participar do evento. Um dos aprendizados que ficou, principalmente assistindo as duas palestras citadas é que “curtir não é o mais importante, você precisa de engajamento” nas redes sociais, principalmente no Facebook.

engajamento

O dicionário aurélio define engajamento como,

s.m. Ato ou efeito de engajar ou engajar-se. Ato pelo qual um cidadão declara querer servir nas forças armadas durante tempo determinado. Participação em batalha: o engajamento das reservas. Participação, posição em face das questões políticas e sociais.

Do ponto de vista do Marketing e da necessidade que as empresas tem em interagir com os clientes nas redes sociais, o engajamento é definido, pelo Marketing Digital Blog como,

O grau no qual o consumidor interage com a sua marca. O compromisso entre a marca e o usuário.

Isto se baseia em criar fidelidade e motivação para que os usuários defendam e se sintam parte da marca, e desta maneira nos recomendar a novos usuários. Ter usuários engajados com sua marca é algo incontável, já que ao passar dos tempos se converterão em evangelizadores da marca. O êxito do seu negócio depende dos atuais defensores da marca.

Curtir não é o mais importante, você precisa de engajamento

Agora que já temos uma noção do que é engajamento, vale dizer que se você tem seu blog como um negócio online é muito

importante engajar seus clientes, ou seja, seus leitores. É importante que eles sejam mais que estatística na sua página de fãs no Facebook ou em outra rede social. Que eles sejam mais que um simples curtir. Eles precisam estar engajados, falar da sua marca e lhe ajudar a construir um negócio online de sucesso.

Por isso a frase “curtir não é o mais importante, você precisa de engajamento”. Apenas ter milhares de curtir não trará sucesso a um negócio online. É parte, mas o sucesso acontecerá quando esses “curtir” estiverem engajados e “falando sobre isso”. Então da próxima vez que entrar em sua página de fãs não olhe somente para o número de curtir, mas também para o número de pessoas que estão “falando sobre isso”, o número de pessoas que estão compartilhando seus conteúdos e comentando na página.

Pense nisso e deixe seu comentário sobre o assunto.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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9 Comentários

Comentários

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  1. Sempre fiz esta analise, curtir não significa muita coisa, eu posso curtir tal marca, tal assunto, mas não interagir, não recomendar e de que terá adiantado ter curtido?

    Sabemos que não é nada fácil chamar a atenção do leitor no meio de tantas coisas legais ou não, principalmente no facebook, mas temos que ter um pouco de criatividade para que aja este engajamento.

    Abraço.

  2. Concordo plenamente Gustavo,

    Ja comprei publicacao numa fanpage de 100k de pessoas que nao colocou nem 10 usuarios online em um site meu, enquanto que uma pagina minha com 19k de pessoas, fez o mesmo post ter 35 online. (ambas do mesmo nicho)

  3. olá Gustavo realmente o que mais vejo no internet são pessoas que acham que tendo milhares de fãs irão garantir sucesso, eu sempre recomendo que não basta apenas ter fãs no facebook más sim interagir com eles, ou seja usar a forma de engajamento para torna-los pessoas mais constante e assim poder confiar em nossos trabalhos.

    Gustavo parabens pela analize.

    Abraço e sucesso!
    Att: Elvis

  4. É isso aí Gustavo, o mercado precisa entender que a tecnologia não siginifca um click, mas um sentimento. A relação do mercado consumidor é sentimental e apesar de utilizar combinações binárias, vive de relacionamentos, sentimentos, emoções.
    Abraços