A maioria dos blogueiros costuma cadastrar apenas uma conta de email para administrar seu blog no Blogger / Blogspot. Isso é um grande risco, pois e se acontecer de essa conta de email apresentar algum problema? Como você irá acessar seu blog e administrá-lo?

No mundo virtual nem tudo é tão perfeito quanto parece.  Saiba que existem possibilidades de que sua conta de email seja bloqueada ou excluída (devida ou indevidamente), que roubem sua senha ou coisa do tipo. Sem esse email de acesso você terá um grande problema, pois não conseguirá acessar seu blog. Certamente, isso te trará muitas dores de cabeça e, até que você resolva o problema, ficará sem acesso para postar e administrar seu blog, tendo grandes prejuízos.

Qual a solução para esse caso?

A solução é ter mais de uma conta de email como administrador do blog. Além de sua conta principal, você deve ter pelo menos mais uma conta de segurança que te permita acessar o painel de controle do blog como administrador caso haja algum problema. Para criar essa conta e configurá-la o processo é bastante simples.
Blogger

Adicionando mais uma conta de email como administrador:

Antes de iniciar os passos, crie uma conta de email no Google. Essa será a sua conta de segurança exclusiva para seu blog. Crie essa conta nesse link [www.gmail.com]. Feita essa conta, siga ao passo 1.

1 – Acesse o painel de controle de seu blog. No painel de controle vá a configurações > Permissões;

2 – Clique em adicionar autores, coloque o email que acabou de criar e clique em Ok;

3 – Um convite foi enviado à caixa de entrada do email que acabou de criar. Vá até ela e clique no link que está nesse email;

4 – Faça o login com a conta que acabou de criar e siga os passos para criar uma conta do blogger;

5 – Agora acesse o painel de controle de seu blog e conceda a essa conta de email o status de administrador seguindo a mesma seqüência do passo 1. Faça isso mudando o status de autor para administrador.

conta de email, blogger, blogspot, segurança
Clique na imagem para ampliar

Pronto, agora você tem duas contas de email como administrador de seu blog. Acontecendo qualquer problema com uma delas a outra pode ser usada sem problemas. Tome essa providência o quanto antes, pois o mundo virtual não é tão estável quanto imaginamos.

E você, já teve problemas com seu blog por ter apenas uma conta de email como administrador? Conte-nos nos comentários!

Andre Sanchez

Blogueiro casado a pouco mais de dois anos com a blogosfera e disposto a não se divorciar nunca. Agora se lança de cabeça para trazer artigos simples e profundos para a blogosfera.

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. É verdade, é sempre bom ter outro e-mail para colocar no Blogger como administrador, pois um dia o meu blog foi excluído e eu não tinha outro e-mail. Tive que começar tudo do zero.