SEO é uma das preocupações que todo blogueiro tem com seus blogs, caso queiram atrair novo visitantes todos os dias por meio dos sistemas de buscas, como o Google e Bing, por exemplo. Mesmo não sendo algo fácil de praticar e de se fazer em seu blog/site, você pode encontrar diversas dicas simples e rápida que pode te ajudar bastante, principalmente para quem utiliza o WordPress.

Por ser uma plataforma com diversos plugins e possibilidades, praticar e aplicar técninas SEO em seu blog WordPress é algo simples. Para facilitar ainda mais, o pessoal da empresa Mestre SEO separou uma palestra em seu site no qual dar dez dicas para SEO no WordPress. Devido a qualidade e importância desse conteúdo, resolvi publicar aqui as dicas mais importantes para você aplicar em seu blog hospedado na plataforma WordPress. Vejam.

SEO

1 – Plugin WordPress SEO (Download)

Com várias opções de plugins para WordPress relacionados com SEO, o Mestre SEO recomenda o plugin WordPress SEO, que é muito fácil de manuesar e que é excelente para qualquer tipo de usuário. Com o plugin você poderá configurar todos os pontos importantes de SEO em um site e visualizar como ficará seu blog nos resultados de buscas. Além disso, o plugin dar dicas para você configurar o SEO de forma correta.

Além disso, você poderá proteger os seus conteúdos dos plagiadores de plantão, que não são poucos e dão dores de cabeça para muitos blogueiros.

2 – nRelated Posts

nRelated Posts é outro plugin para WordPress. Com este plugin, você poderá adicionar ao final de todos os seus artigos, uma caixa com vários artigos relacionados, levando aos leitores conhecer outros artigos do seu blog. Esta é uma das melhores opções para você segurar os leitores vindos dos resultados de busca.

Na hora de configurar o plugin, o Mestre SEO recomenda que você utilize a versão sem Javascprit, já que o Google prefere deste modo.

3 – Rel author

Rel auhtor é uma função que exibe as fotos dos autores de blogs nos resultados de pesquisas e que podem aumentar as suas visitas em 30% por causa da sua foto. Para utilizar a função em seu blog, basta você ativar o plugin citado acima (WordPress SEO) e ir em configurações do seu perfil no WordPress e inserir a URL do seu perfil no Google+.

4 – Velocidade

Outro fator importante para um site ou blog é a velocidade do mesmo. Com número de blogs existentes nos dias de hoje e o pouco tempo para as pessoas visitá-los, é necessário que você tenha um blog que carregue o mais rápido possível e que oferece fácil navegação, evitando perca de tempo dentro do blog.

Você pode analisar o tempo de carregamento do seu blog utilizando o serviço do Google PageSpeed Insights, que vai analisar todo o seu blog e mostrar o tempo que ele leva para carregar, o que está levando-o a demorar para carregar, entre outros. Você pode manter seu blog leve e com um tempo de carregamento menor utilizando o plugin W3 Total Cache.

5 – Compartilhar nas redes sociais (Botões sociais)

Compartilhar nas redes sociais é um ótima opção para ganhar novos leitores e de agradar o Google, segundo o Mestre SEO. Utilizando os botões de redes sociais em seus blogs, os leitores que gostarem e compartilharem os seus conteúdos, irá contribuir para que você tenha uma boa reputação nos resultados de buscas, principalmente quando o conteúdo é compartilhado via +1, do Google+.

6 – Analisar o seu blog e visitantes

Utilizando o Google Analytics você poderá, além de analisar seus visitantes e saber quem visita seu blog, poderá também analisar por qual meio ou palavras chaves seu blog é encontrado nas buscas e o que as pessoas procuram dentro do blog. Para utilizar o Google Analytics junto ao WordPress, você poderá baixar o plugin oficial do Analytics para a plataforma. (Clique aqui)

7 – Reotimizar

Esta é uma dica de suma importância. Você pode conseguir mais visitantes atualizando artigos antigos do seu blog. A recomendação que se dá é para que você faça isso ao menos uma vez por dia. Dá resultado!

Todas as dicas acima são de suma importância para você atrair e adquirir novos visitantes. SEO é bom e você deve praticar com equilibrio, pois se exagerar demais você poderá ser punido pelo Google e perder mais de 60% do seus visitantes.

As dicas foram tiradas do site Mestre SEO, site/empresa de muita qualidade no mercado SEO brasileiro.

Participe da conversa

1 Comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.