5 dicas para se tornar um blogueiro relevante em seu nicho.

O que é um blogueiro relevante? Antes vamos entender o que é ser relevante.

Segundo o dicionário online de português, relevante é…

adj.m e adj.f. Que possui relevo; em que há relevância ou importância: condição relevante; serviços relevantes. Que se distingue; que se destaca. Que tem valor ou pertinência: argumento relevante.

Vamos ficar com essa parte (Que se distingue; que se destaca). Um blogueiro relevante em seu nicho é aquele que se distingue dos demais, que se destaca por seus textos, pelo conhecimento que passa do nicho.

Tendo essa definição, nesse artigo vou lhe sugerir algumas dicas de como se tornar um blogueiro relevante em seu nicho. Não são regras ou mandamentos, mas sim algumas dicas úteis e que podem lhe ajudar a ser um blogueiro melhor e mais profissional.

5 dicas para se tornar um blogueiro relevante em seu nicho

Vamos então as dicas para se tornar um blogueiro relevante em seu nicho de atuação. Ao terminar de ler essas dicas gostaria que acrescentasse, pelo menos, uma dica nos comentários para aumentar a lista de dicas para os blogueiros que querem se tornar relevantes em seu nicho de atuação.

1- Entenda o seu nicho

Conhecimento nunca é demais, já diz o ditado popular. Vivemos a era do conhecimento e você precisa estudar muito sobre seu nicho. Como ser um blogueiro relevante em seu nicho se você não entende muito sobre ele? Como entender muito sobre um assunto sem estudar? Sem ler, assistir vídeos, pesquisar e compartilhar o conhecimento?

Esse sem dúvidas é o primeiro passo e se você está num nicho que não entende muito nem continue lendo essas dicas, vá para seu nicho e se aprofunde, procure entender o nicho e busque seguir blogueiros que já são relevantes nele.

Claro que você não deve ficar a sombra de outros blogueiros, seja um aprendiz sempre, mas tenha personalidade pra se fazer conhecer e ser reconhecido ao longo dos anos.

2- Faça um planejamento

como se tornar um blogueiro relevante em seu nicho

Muito se fala em planejar e pouco se fala em colocar em prática o planejamento. A ação é tão importante quanto o planejamento, mas deve vir após ele. Planeje como você chegará a ser um blogueiro relevante em seu nicho. Crie metas e métricas para medir os objetivos alcançados.

Algumas metas podem ser participar de eventos na área e aumentar o networking, escrever e-books gratuitos e pagos, criar cursos de aperfeiçoamento, lançar uma consultoria, criar um grupo de discussão no Linkedin ou Facebook e muitos outros. Abra a imaginação e faça seu planejamento. Depois vá à ação e conquiste seus objetivos.

3- Profissionalismo acima de tudo

Não importa se o objetivo com seu blog é abrir caminho para negócios offline ou online. Se ele é um canal intermediário ou o canal fim. Você precisa ser profissional se quer ser um blogueiro relevante. Então trate seu blog como um negócio.

Busque gerenciar seus artigos, seu tempo dedicado ao projeto, aos leitores e as redes sociais voltadas para divulgação dos artigos. Se você não tem o tempo suficiente para se dedicar ao seu negócio, ele nunca será uma vitrine pra você e lhe trará o retorno esperado, seja em dinheiro ou em relevância em seu nicho.

4- Cuide da sua imagem

Com a popularização da internet a exposição da “pessoa” toma proporções assustadoras. Uma frase, um compartilhamento, uma imagem em que você clicou em “curtir” podem fazer toda a diferença a favor ou contra no seu nicho.

O ideal é que você cuide da sua imagem e, se ainda não fez, faça um curso de marketing pessoal. Você pode se surpreender com as pequenas coisas que faz e que podem prejudicar sua imagem e seu objetivo de ser um blogueiro relevante em seu nicho. Já falei aqui no Quero Criar um Blog sobre 5 cursos indispensáveis para qualquer blogueiro e entre eles tem um curso de Marketing Pessoal que já fiz e gostei muito.

5- Aguarde seu tempo chegar

Vejo muitos blogueiros recém chegados a um nicho que querem reconhecimento pelo seu trabalho. Ninguém será reconhecido por falar que sabe. Você precisa trabalhar muito bem os quatro primeiros itens e aguardar o seu tempo chegar. A experiência e a convivência no nicho também é fundamental.

Somente ter o conhecimento não é o suficiente, por isso trabalhe e estude muito seu nicho e no tempo certo seu trabalho será reconhecido, naturalmente. Estou há mais de cinco anos no ramo de metablog e há mais de quatro anos trabalhando sério com monetização e criação de blogs. Hoje me destaco nessa área, mas não foi da noite pro dia e sim houve um planejamento e um processo que levou tempo pra ser efetivado.

Conclusão

Se você quer ser relevante, as dicas que tenho pra você são essas. São dicas básicas, então não são a única receita para o sucesso, e sim um início de sua caminhada rumo a seus objetivos.

Se você tem mais alguma dica, deixe nos comentários e vamos transformar esse artigo num manual de sucesso para os blogueiros, em qualquer nicho.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

13 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá,
    Estou criando um blog e aprendendo e estudando muito. Li alguns artigos aqui e já está na minha lista para seguir.
    Parabéns!

  2. Muito legal!!! Cada vez mais vou processando melhor as informações recebidas! São muitas mas como vc diz acima trabalhar e aguardar meu tempo chegar.

  3. A 5º dica é importantíssima! Um blog não dá retorno da noite pro dia. Vale lembrar alguns itens que o google considera para boa indexação de sites:

    * Idade do site
    * Ativo, ou seja, com publicações frequentes
    * Qualidade do conteúdo (Utilizando basicamente como referência, links para o blog, taxa de rejeição, tempo médio que os usuários gastam no site, etc)

    É um trabalho de longo prazo que a melhor forma de manter é gerar constantemente conteúdo de qualidade, e não dá pra gerar conteúdo de qualidade sem entender do nicho (dica 1).

    Parabéns Gustavo Freitas! Sou novo na blogosfera, mas já aprendi muito com você e outros blogueiros também experientes e honestos. Hoje estou conseguindo ver meus projetos crescerem superando as minhas expectativas …

    Muito obrigado!

  4. Olá Gustavo,
    Excelente post!
    Com certeza que alcançar um lugar de destaque no seu nicho de atuação é e deve sempre ser o objetivo principal de qualquer blogueiro profissional.

    No entanto, a meu ver, o mais difícil não é chegar lá, mas sim conseguir se manter.

    De destacar o 4º ponto referido que, apesar de muitas vezes não ser tomado em conta, pode sim influenciar, e muito!

    Grande abraço e parabéns pelo artigo 🙂

    1. António,
      obrigado pelo comentário.
      certamente se manter relevante com o passar dos anos é um desafio enorme e que precisa ser encarado pelos blogueiros que lá chegam.
      abraço.