Estava lendo um artigo no Chocola Design, que achei bem interessante. Resolvi comentar sobre o artigo, e me deparei com um plugin que ainda não conhecia.

Entrei em contato com o pessoal do Chocola, para saber sobre o plugin e o Filipe Fernandez rapidamente retornou o contato. Meus agradecimentos a ele e a galera do Chocola Design. O recurso que eles usam é o sistema Disqus.com.

O que é o Disqus?

logo disqus

Disqus é um serviço online que oferece uma plataforma centralizada de discussões e postagem de comentários para sites, fundado por Daniel Ha e Jason Yan em maio de 2007 sob a empresa Big Head Labs Inc.O Disqus suporta integração com Gravatar, Facebook, Twitter e outras redes sociais, e em 2010 ultrapassou 13 milhões de usuários registrados em mais de 500 mil comunidades.

O sistema de comentários oferece a opção de curtir a página e qualquer comentário já postado,  compartilhando ou não no Facebook e Twitter, além de fazer upload de imagens para o comentário.

Você pode escolher comentar com seu email, ou com suas contas em redes sociais. A opção ‘Reply’ permite que você responda à um comentário que te interessou.

O mais bacana do Disqus, é que não é apenas um plugin WordPress. É um recurso que pode seu usado também pelo Blogger e pelo Tumblr. Ou seja, independente da plataforma do seu blog, o Disqus está a sua disposição.

Eu implantei o sistema em três dos meus blogs. Acessem para ver o resultado:

ZanTutos – WordPress

zantutos chrome ultrapassa ie

Meu blog pessoal – Tumblr

mmpropagandaemarketing planejamento estrategico

Muito Mais Propaganda e Marketing – Blogger

mmpropagandaemarketing planejamento estrategico

 

Ponto Fraco do Disqus para blogueiros

Para nós, blogueiros, não existe a opção de inserir url. Se o seu blog é voltado para um segmento onde os usuários usam os comentários em outros blogs como forma de divulgação, como é o caso do Quero Criar um Blog, talvez não seja uma boa idéia. Fica a critério de cada um escolher usar ou não.

Como usar o Disqus?

Para usar o Disqus em seu blog é bem simples. Você acessa o site do Diqus e faz um pequeno cadastro que não leva mais do que uns três minutos, com a url do blog, o nome do blog e o shortname do blog (que nada mais é do que o nome do seu blog em letras minúsculas sem espaços). Você escolhe um username, uma senha e cadastra seu email. Pronto. Você ja tem acesso à plataforma do Disqus.

Na próxima tela, você tem as plataformas disponíveis para escolher qual usar. Vou mostrar como instalar no WordPress, Blogger e Tumblr.

Instalando o Disqus no WordPress

Na plataforma de administração do seu blog WordPress, vá em Plugins/adicionar novo. Na caixa de pesquisa, digite ‘Disqus‘. Clique na primeira opçao que aparecer – Disqus Comment System. Clique em instalar. Depois de instalado, clique em ativar plugin.

Entre na página de configuração dos comentários. Digite seu username e senha que você criou no site do Diqus e clique em Next. Escolha o shortcode do seu blog e clique em Next  e pronto. Seu blog está ligado com o sistema do Disqus. Se você quiser exportar todos os seus comentários, clique no link exportar. Na próxima tela, encontre a linha que mostra ‘exportar comentários wordpress para o disqus’ e clique em exportar.

Este procedimento podedemorar um pouco, mas logo todos os seus comentarios estão com os recursos do Disqus.

Instalando o Disqus no Blogger

Para instalar o Disqus no Blogger, siga os seguintes passos:

Certifique-se que seu blog esta usando Layouts do Blogger. Se você tiver dúvida quanto a isso, veja as instruções de atualização do seu blog.

No Blogger, vá em configurações> postagens e comentários. Certifique de que o item ‘Quem pode comentar?’ está definido para ‘qualquer pessoa’.

Acesse sua conta no Disqus e escolha a plataforma Blogger. No item 3, clique sobre o botão ‘Add site “Seu site” to Blogger‘.

install blogger

Na página que aparecer (adicionar elementos de página), clique em ‘Adicionar widget’.

blogger adicionar elemento de pagina

Na página Lauyout, coloque o widget ‘Diqus for “seu site” ‘na parte de baixo das postagens do blog e pronto.

Instalando o Disqus no Tumblr

Depois de logado no sistema, acesse a página tumblr.com/customize. Em suas configurações de personalização, encontre a opção ‘Disqus usarname‘ e adicione o usarname criado no Disqus. Clique em save, e está feito.

Disqus usarname

Alguns temas Tumblr, não tem suporte para ao sistema do Disqus. Se este é seu caso, adicione manualmente seguindo os seguintes passos:

Selecione “Editar HTML” sob a miniatura do seu tema atual. Acesse a plataforma do  Disqus, escolha a opção Tumblr e copie o código do item 2.

Cada tema é um pouco diferente, então o lugar de colar o códito pode variar. Primeiro, verifique se o tema já tem um local específico para colar este código. Tente pesquisar o código HTML para os termos ‘disqus‘ ou ‘comments‘ para encontrar esse ponto.

Não encontrou nada? Sem problemas. Você pode simplesmente colar o código após esta linha no HTML: {/block:Posts}.

O próximo passo é adicionar um link para cada post que exibe o número de comentários, como “3 Comentários”. Copie e cole o seguinte código para que fique na parte inferior de cada tipo de post em seu HTML.

<div style=”font-size: 10px; text-align: left;”><a href=”{Permalink}#disqus_thread”>Comments</a></div>

Com a maioria dos temas, você pode simplesmente colar este código imediatamente antes desta linha no HTML: {/block:Posts}.
Se o link parece não estar no lugar certo, sinta-se livre para colocar onde quiser, desde que tenha conhecimento para isso.

Outras plataformas

O Disqus pode ser instalado em outras plataformas de CMS e em qualquer site ou sistema que tenha seu HTML editável. Para instalar o Disqus com o código, basta acessar a plataforma Disqus. Na página de opções de plataformas, Escolha a ultima opção – Universal Code.

Abaixo estão todas as plataformas que oferecem suporte ao sistema Disqus.

plataformas que dão suporte ao disqus

Melhore os comentários do seu blog com as dicas do Quero Criar um Blog.

Já conhecia o sistema Disqus? O que achou? Usa outro sistema de comentários com recursos semelhantes ou que respondem melhor ao projeto do seu blog? Comente abaixo.

Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo...

Participe da conversa

29 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Gostei muito! Como posso fazer para implementar em meu site porem nao em um site comum mas sim em um blogger? Eu vi em um blogger no outr dia e achei super interessante!

  2. GOstaria de saber se o Disqus permite colocar um link de meu site para que apareça como inserido na página afim de gerar suco para a página do link?

    No teste que fiz o link existe quando visualizo a página mas na hora que analiso o código fonte não consta o link. Dessa forma imagino que o Google não visualize os links postados pelo Disqus.

  3. Eu já usei o Intense Debate em um blog meu e gostei, realmente é uma boa ferramenta, no entanto, quando me deparei com o Disqus percebi que era o que realmente queria, comentários em um formulário elegante e com possibilidades de conexão melhores em Redes Sociais. O Disqus ainda tem ótimas opções de Gadgets para o Blogger, como Top de postagens mais comentadas e os recentes comentários feitos no blog. Quesito que o Intense Debate deixa a desejar, principalmente nas possibilidades de Styles CSS.

    Uso o Disqus no Oopa!
    =)

    1. Olá Guilherme!

      Quanto a elegância, isso é muito relativo, depende do gosto de cada um. Particularmente, prefiro o ID. Que também pode ser conectado nas principais redes sociais.

      É possível personalizar o sistema de comentário ID usando CSS. Existe uma página específica pra isso.

      Abraço!

  4. Olá Rodrigo!

    Em comparação, pelo que foi mostrado sobre o Disqus neste artigo, o Intense Debate dá de olé.

    Uso já algum tempo no meu blog pessoal e não tenho me arrependido. As vantagens:

    – Fácil instalação/desinstalação.
    – Não foi preciso deletar o sistema de comentários do Blogger assim como os comentários publicados, que ainda por cima é “integrado” com o do Facebook.
    – Oferece vários plugins que pode ser adicionados e retirados sem precisar mexer no código do template: Facebook share, Embed Youtube, Corretor ortográfico, Smileys, Addthis, CommentLuv, etc.
    – Não se perde o contador de comentários.
    – Layout personalizável.
    – Comente usando Facebook, Twitter, OpenID, WordPress.
    – Comentários em tópicos (threads).
    – Votação para comentários.
    – Caso não tenha conta em redes sociais, entre com o nome, e-mail e site.
    – Feeds
    – Oferece vários widgets para o blog como: Postagens populares, comentários mais recentes…

    E outras funcionalidades.

    Abraço!

    1. Edigley Alexandre, não conheço o Intense Debate, então não posso dar minha opinião. Pesquisarei sobre esse recurso e publicarei, se achar viável, um artigo sobre ele.

      Obrigado pela dica, comentários com o seu sempre agregam positivamente ao artigo.

      Abraços.

      1. Olá Rodrigo!

        Me perdoe se passei um ar de arrogância no meu comentário. Apenas tentei ser irônico, e parece que não fui. 😀

        Eu apenas comentei com base nos recursos mostrados neste artigo e com os recursos que já conheço no Intense Debate. Não quis desdenhar este artigo.

        Abraço!
        Mais uma vez desculpe-me se entendeu errado.

        1. Edigley

          Não entendi errado não.Comentários como o seu realmente agregam e muito o Quero Criar um Blog. Uma prova disso foi o convite do Gustavo para você escrever um Guest Post aqui no QCB.
          Eu mesmo iria convidar você a escrever o artigo no meu blog, o ZanTutos, mas o Gustavo já abriu aqui. O importante é você mostrar o que aprendeu com o Intense Debate, pois pode ajudar muita gente.
          Fique tranquilo, não soou errado de jeito nenhum! 😉

  5. Olá! Por que vocês não usam aqui no site? Também gostaria de perguntar se os comentarios do disqus aparecem em “ultimos comentários” do blog? Aguardo resposta e agradeço desde ja!

    1. Deh,
      nós já utilizamos aqui, mas sinceramente, não gosto de utilizar um sistema diferente do oferecido pelo WordPress. Como gerencio muitos blogs procuro evitar ao máximo problemas com incompatibilidades, pois podem ser simples pra se resolver em um blog, mas quando você tem vários, tudo é mais complicado.
      Abraço.

    1. Gerson,
      Não vi o Disqus dar problema no WordPress até agora. Pode ser algum conflito com outro plugin. Tentou instalar em um blog de testes antes, ou refazer o procedimento?