Favicon é a abreviação de Favorite Icon (ou ícone favorito) que sempre aparece relacionado ao blog ou site que visitamos. O site FavIcon from Pics transforma qualquer imagem em Favicon, ajudando a personalizar seu blog, pastas do computador e o que mais lhe vir a mente.

Acesse o site e clique em “Arquivo” para selecionar a imagem, de qualquer tamanho, e clique em “Generate FavIcon.ico”, em poucos segundos o arquivo estará disponível para download, baixe o arquivo e descompacte, pronto você já tem seu .ico gerado e pronto para ser utilizado em seu blog ou site.

Se você não tem ainda uma imagem ou logomarca para associar ao seu blog veja esse site que facilita a confecção de uma logomarca.

Validar o Favicon

Para ter certeza que seu blog/site está de acordo com as configurações necessárias para receber o favicon, clique aqui e faça o teste através do Favicon Validator. Digite a url de seu blog e aguarde o resultado.

Colocando o Favicon pra funcionar

Agora acesse o blog do André Felipe e veja como colocar o Favicon pra aparecer no Blogger / Blogspot. Verifique em seu navegador como ficou o meu.

Nota: Eu poderia copiar o texto aqui e dar o crédito para o André, mas essa não é uma boa prática, e seria um péssimo exemplo de minha parte para você que ainda é iniciante na blogosfera. Sempre que utilizar o conhecimento de outra pessoa não copie na íntegra, no máximo copie algumas linhas e dê sempre o link para que seu leitor, se quiser, possa ler o conteúdo na íntegra no blog onde o texto foi postado originalmente.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. @Bruno Siqueira: Vamos criar não somente sobre este assunto mas sobre vários outros também, continue nos acompanhando.

    Abraços!

  2. Vocês poderia criar um passo a passo melhor que o do André, que eu sou iniciante e não tô conseguindo coloca um Favicon com meu blog. Obrigado. Atenciosamente Bruno Siqueira

  3. Gustavo, as vezes do jeito citado nessa postagem, e no blog do andre felipe não dao certo!
    Sei um jeito mais facil.
    O codigo é o mesmo citado no blog do andre felipe, mas ao invez de faze upload de uma imagem pequeno, colocamos a url de qualquer imagem em qualquer tamanho (que vai se ajusta), colocamos o codigo modificado depois da tag head, e abaixo da tag
    margin: 0 -$(shadow.spread);
    }
    ]]> que vai apareçer o favicon certinho!
    Tomara que eu tenha ajudado!