Nesse artigo vou te mostrar por que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online. Tenho certeza que você, ao final do artigo (isso mesmo, é necessário ler todo o artigo antes de tirar uma conclusão Smiley piscando ), vai entender por que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online.

Esse artigo foi escrito em 28 de abril de 2014 e atualizado em 15 de março de 2018.

Trabalho com blogs desde 2008 quando criei o GF Soluções. Em 2009 criei o Quero Criar um Blog e em 2011 o Gustavo Freitas.Net. Já criei mais de 100 blogs de sucesso, o que me tornou um Problogger, ou blogueiro profissional. Então acredito que tenho ALGUMA autoridade para falar sobre o assunto.

Se hoje tenho uma empresa, devo grande parte disso ao fato de ter começado meus negócios com um blog e esse artigo é uma crítica e uma resposta para algumas pessoas que pensam que podem enganar, facilmente, as outras.

Quem sou eu para falar sobre isso, não é mesmo?

Eu sou metablogger (escrevo dicas para ajudar pessoas a criar e manter blogs) desde 2008, quando existiam poucos metabloggers e não existia cursos para aprender a criar negócios online. Já escrevi mais de 3 mil artigos com solução de problemas para blogueiros. Todos gratuitos e disponíveis nos três blogs citados acima.

Já publiquei mais de 15 e-books gratuitos que ensinam desde a criar um blog até a ganhar dinheiro com ele. Então acredito que posso falar sobre esse assunto, pois eu ajudava gratuitamente muito antes de grande parte desses “empreendedores digitais ou gurus” surgirem afirmando que não é um bom negócio.

Apenas um ponto interessante. Eles possuem blogs e seu negócio passa pela estratégia de um blog, com produção de artigos para atração de seu público e divulgação de sua página de captura, cursos e vídeos. Estranho não é mesmo?

Quem me conhece sabe que não sou de escrever artigos para levantar discussões, mas após abrir inscrições para o Clube do Marketing Digital, recebi diversos questionamentos.

São pessoas que afirmam que criar um negócio online baseado em blogs não é uma boa opção e que eu estou procurando enganar as pessoas com meu treinamento.

Essas pessoas são iniciantes e estão sendo influenciadas por “profissionais” que já estão no mercado e sabem que esse treinamento vai realmente preparar profissionais para ganhar dinheiro com blogs. E que esses alunos não vão mais precisar de outros cursos para isso.

  • Primeiro, como já disse acima, possuo mais de 3 mil artigos gratuitos publicados e estou ajudando blogueiros desde o ano de 2008. Então tenho uma reputação a zelar.
  • Segundo, se larguei um emprego público e uma cadeira de professor universitário para me dedicar exclusivamente a meus negócios online (que tem como um dos maiores pilares meus blogs), certamente isso funciona para mim e pode funcionar pra você também.

Então esse artigo não é simplesmente um artigo para dar início a uma discussão sobre quem está certo ou errado, mas para mostrar que o Clube do Marketing Digital funciona e por que ele funciona.

Vou relacionar alguns questionamentos que tenho recebido e mostrar por que o Clube pode funcionar também para você.

Por que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online

 

1- É muito difícil criar um blog

Esse foi um dos questionamentos que recebi. Criar um blog em WordPress é uma das tarefas mais simples que existe. Hoje todos os serviços de hospedagem possuem instalação automática do WordPress. Com apenas alguns cliques você tem seu blog instalado.

O restante é apenas seguir uma receita de bolo e configurar o blog. Nada que uma pessoa que esteja disposta a criar um negócio de sucesso não consiga fazer após ler um tutorial ou assistir alguns vídeos.

No Clube você tem a sua disposição o curso WordPress para Blogueiros, que te ensina tudo que precisa para criar um blog profissional no WordPress.

2- Existem muitos blogs e a concorrência é muito grande

Aqui no Brasil ainda estamos engatinhando quando o negócio é criação de blogs profissionais. Temos muitos blogs amadores, criados de qualquer maneira e sem nenhum planejamento. E esse é o ponto central. É o momento de se profissionalizar, de ganhar o mercado, de se estabelecer com um negócio de sucesso. O medo de quem afirma algo assim é justamente da concorrência qualificada.

É uma maneira de evitar que mais pessoas se qualifiquem e entendam como criar um blog profissional, para criar um negócio online rentável, assim como é o meu.

No Clube você tem a sua disposição o curso Como encontrar micro nichos rentáveis e sem concorrência, onde ensino os 4 métodos que utilizo no meu negócio.

  • Método Tradicional
  • Método Afiliados
  • Método Social
  • Método Start

Você vai se surpreender com o tamanho de mercado que ainda está disponível para quem sabe o que e onde procurar.

3- O certo é começar com e-mail marketing

Tenho um curso de e-mail marketing dentro do Clube, o E-mail Marketing para Iniciantes. Os alunos que fazem esse curso sabem muito bem que se pode começar uma lista de e-mail marketing sem usar um blog. Mas deixo claro para eles que não é o melhor caminho.

Algumas pessoas afirmam que começar com e-mail marketing é o melhor caminho, mas isso não é verdade. É muito mais difícil manter uma lista de e-mail marketing do que um blog. Mas eles não querem que você saiba disso.

Por exemplo, onde você vai conseguir as visitas para sua página de captura?

Vamos falar sobre algumas maneiras gratuitas.

  • Google – É muito difícil que consiga alguma visita do Google para apenas uma página de captura, por melhor que você tenha configurado a parte de SEO dessa página.
  • Facebook – Gratuitamente está cada vez mais difícil conseguir visitas do Facebook, mas você pode tentar fazendo bastante spam nos grupos. Será que é dessa maneira mesmo que você quer construir seu negócio online?
  • Outros blogs – Usando guest post e outras maneiras de conseguir visitas. Difícil blogueiros deixarem você criar um conteúdo apenas para apontar para uma página de captura, mas você pode tentar…

Quando perguntar a essas pessoas elas vão te sugerir comprar visitas com anúncios no Facebook Ads. Se você não pode pagar, não tem como começar seu negócio… É isso que eles querem que você pense.

O ideal é começar com um blog e depois criar a lista de e-mail marketing. As visitas orgânicas do blog podem ser direcionadas para a página de captura, sem problema algum. E tudo isso você aprende dentro do Clube do Marketing Digital.

Conclusão

O mercado digital no Brasil está em franco crescimento. E isso inclui estratégias como blogs, e-mail marketing, infoprodutos, programas de afiliados e muito mais. Esse é o momento ideal para entrar nesse mercado de maneira profissional.

Não estou falando de ter um blog como hobby ou então criar um blog de qualquer maneira e se der certo, ótimo.

Estou falando em se qualificar, se preparar para entrar no mercado de maneira profissional e criar não somente um blog, mas um negócio online baseado em blogs. Eu posso te ajudar a tornar isso realidade, por isso criei o Clube do Marketing Digital.

→ Quero conhecer o Clube do Marketing Digital

Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários e vou te responder.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

64 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu sei que eu acabei de escrever um texto um pouco longo agora pouco… mas percebi agora o título que o outro cara colocou no navegador, “blogs não prestam”… Ah! Perae né! Engraçado isso, escreveu em 2013 que blogs não prestam, rebaixou o blog a um nada, mas ele ainda está lá, na ativa, vendendo infoprodutos através das pessoas que chegam pelo blog que ele tem… e o artigo é bem longo para você ler e tirar sua conclusão. Poxa, vai deixar ser enganado com uma coisa tão escancarada assim?

    Abra o olho, o blog é onde você se conhece, as pessoas te conhecem e assim você juntamente com outros negócios digitais terá sua renda através da internet. Ignorem pessoas que diz que uma coisa não presta sendo que utiliza dela para seu sustento. Não seja enganado! Por hora é só.

  2. Bem, eu li o artigo do outro cara que diz que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online… ainda está no ar, ainda está no blog do cara… OPS… tem coisa errada aí… Porque será que o cara diz que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online se ele mesmo usa este artigo para vender seu infoproduto? Estranho não?

    Porém, para se ter um blog rentável é necessário dedicação, além do blog te dar autoridade, isso que é impossível com uma página de captura, afinal, existe algum autor conhecido e com autoridade que escreveu apenas uma página? Claro que não. Autoridade não é imposta, é conquista, e isso não se dá da noite pro dia, é uma constância. Você precisa trocar ideias, escrever suas ideias para que as pessoas a quem você quer atingir leia e confie no que você diz.

    Eu estou nesse meio desde 2008, tudo bem, ainda não tenho o rendimento desejado, já escrevi muitos artigos, mas não me dediquei tanto para merecer ganhar apenas do blog… nem isso, o blog é uma ferramenta para outros serviços ou produtos que você deseja oferecer. Atualmente o email já está ficando defasado, e o novo meio, os grupos de whatsapp estão muito crescente, mas nem por isso o email deve ser descartado. Assim como blogs não devem ser descartados como o outro cara diz.

    Outro ponto a se destacar é que o outro cara fala do trabalho que um blog dá, e que isso leva você a desistir de ganhar dinheiro online, mas que seu método é ultra-revolucionário… Uai, então você cria um infoproduto, cria uma página, bate na porta de outros blogs para poder escrever um artigo com um link para a sua única página (engraçado você ter que se aproveitar do trabalho e dedicação alheia), pedir emails com esperança que não vá pra spam e que seja lido… e ter sorte para alguém comprar um ebook com informações que a pessoa precisa comprar de um desconhecido… enfim, você é digno do salário do seu suor…

    Você decide com qual opinião ficar, eu mesmo não ganhando muito dinheiro com meu blog atualmente (e não tenho somente blog), fazendo o curso com o Gustavo Freitas no clube do marketing digital eu pude ver onde estava errando e porque não estava ganhando o potencial que meu blog pode gerar.

    Então é isso, se você fazer da maneira certa dá resultado, tanto com blog, quanto com vídeos no youtube (meu maior rendimento atual), assim como os infoprodutos (seu ou de terceiros). Mas uma coisa completa a outra, não é descartando totalmente uma que você terá sucesso de uma forma mais “fácil”. Boa sorte para qual lado vocês desejam estar hehe

  3. Antes de entrar aqui…
    Eu, primeiramente, não confio em ninguém que apareça na internet. Eu confio nos meus amigos e nos meus familiares, que querem o meu bem. O resto é fruto deles.
    Sempre pensei no meu amigo que sempre teve uma vida difícil, nunca teve uma casa fixa, só morando em casa de parentes e pronto. Hoje ele está casado, com filho e sem emprego fixo. Aí eu sempre fiquei pensando como é que ele conseguiu dar uma estabilizada na vida. Ele faz canecas personalizadas, mas obviamente não dá para viver disso. Foi quando ele me contou que está fazendo blogs. Então fui conhecer este meio.
    Entrei em contato com um outro amigo meu que mexe com informática há anos e me falou que conhece o Gustavo, que é especialista no assunto e tem boa índole e é gente boa.
    Então confiei nos meus amigos e fui para conhecer o curso do Gustavo, tendo adquirido e sei que é uma coisa muito boa, explicações muito didáticas, passo a passo incrível.
    Não estou aqui para puxar saco de ninguém. Estou falando o que aconteceu comigo. Confiei e tenho inúmeras ideias para fazer um blog. Farei vários, pois também quero ter meus lucros. Afinal quero ter uma renda extra e ser feliz como meus amigos são e tem suas famílias para cuidar. Eu também quero ter a minha.
    As postagens dos outros colegas são de 2014. Estou em 2018, mas o que é bom, é eterno e durará para sempre e sei que muitos estão colhendo resultados.
    Abraços a todos.

    1. Obrigado Renato, trabalho muito aqui para entregar realmente um conteúdo que ajude pessoas a mudar sua vida. Vários de meus alunos se tornaram amigos bem próximos. Inclusive o Ataliba.
      Abraço.

      1. Só uma duvida o meu ainda é no blogger estou aprimorando ele até mesmo comprei o domínio agora estou só aguardando o adsense e o Google me aprovar, mas já esta configurado. E eu até cogitei migrar para o WordPress e só o trabalho que me deu para arrumar ele para o domínio já foi difícil, e a demora para as buscas do Google voltar. Será que não há outro meio dele crescer ficando na plataforma blogger mesmo?

  4. Acho que se você conseguir um diferencial pode começar por qualquer nicho. Pode mesmo ninchar um segmento grande em algo minuscúlo e fazer acontecer o seu negócio. Apenas acho que o blog não é um negócio, email marketing, não é negócio, como o tão decantado vídeo não é o negócio.

    Todos eles são engrenagem que em conjunto se transformam no verdadeiro negócios. São estratégias , onde uma se junta a outra e dessa forma, se cria o negócio.

    No meu atual momento de vida. Não consigo criar nada( Dor cada vez maior na coluna- só cirurgia resolve, mas não sei quando ) –

    tenho um blog configurado, mas começa-lo com artigos a meia bomba, acho que não seria o ideal. Sabe antes estava ansioso para começar para ver algo pronto. Até que caiu uma ficha ,começar algo com qualidade duvidosa. Só para dizer que fiz algo. Acho que não seria a melhor estratégia.

    Aprendi isto Com o Gustavo Freitas. Não comece nada afoito. Comece certo para ter um final positivo.

    Se ao ler um artigo apenas depois de um certo tempo começo a ter sono ( devido remédios que tomo ) , que futuro terá meu negócio?

    Agora busco assimilar o máximo possível de conhecimento e quando tiver condições físicas e mentais coloco em prática . Sem me preocupar com o tempo que levarei, mas o principal é que no final tenha consistência e possibilidades reais de frutos positivos.

    Sabe tenho um pouco de facilidade na escrita, porém sinto muitas dores depois de um certo tempo que estou escrevendo, começa me doer e queimar toda as minhas costas.

    Uma dúvida Gustavo Freitas participei do clube digital . numa primeira etapa O fundamental é fazer SEO on page top, mas hoje para o google qual é o numero de palavras ideal( hoje ) para rankear bem no buscador para um blog afiliação infoprodutos.

    Pergunto isto , pois quando ver que as minhas condições estão retornando pretendo fazer artigos gradativos nestas métricas e depois partir e-books, pagina captura e email marketring. Uma estratégia.de fato.

    Só vou comentar não peço que você comente por questão ética , tenho um curso do molde do seu curso start, que é fórmula negócio online atualizado, porém não consigo coloca-lo em prática ou por estar com muitas dores ou devido aos remédios para não sentir dores durmo 3,4 e as vezes 7 horas, todo dia é complicado agir dessa forma.

    Eu tenho alguns cursos do Gustavo Freitas e aconselho a quem quiser se aprimorar buscar os cursos dele, pois além do conteúdo ser 10 o suporte ultrapassa e muito esta nota. Obrigado por tudo Gustavo.

    Principalmente clube marketing digital e se puder curso start.

  5. Olá Gustavo, tenho um curso que define exatamente o que diz esse artigo (e não é um curso nada barato). Prefiro não cita-lo, mas ele te pega no ponto fraco(ganhar dinheiro sem blogs), mas como uma pessoa vai criar um negócio pra ganhar dinheiro sem mesmo ter dinheiro, logo de cara as ferramentas que são utilizadas são pagas, putz grila…mas ninguém menciona e a frustração aparece logo depois de adquirir um curso. É claro que vc pode pedir o reembolso, mas o curso e tão atrativo que vc o utiliza dentro do prazo de reembolso e não da pra devolver. Confesso que sempre via seu curso sobre criação de blogs de nicho, pois na época não existia o Método Start, o qual tenho a imensa felicidade de ter conhecido…não vou culpar o curso citado acima, pois varia de pessoa pra pessoa(no meu caso gastei dinheiro)…é claro que todo curso sempre vai ter algo diferente e de conhecimento diferente, pois nenhum ensina tudo, mas acredito piamente que começar um negocio sem blog é a pior maneira ! Essa é minha opinião ! Um abraço.

  6. Chegou a hora de arregaçar as mangas e começar.
    Finalmentw enontro o que procurava e
    não consigo seguir o llink do método start.diz pagina não encontrada 🙁 🙁

  7. Ensuma criar um blog e excelente maneira para comecar um negoceo online, o segredo e forca e vontade de aprender e ganhar, estar preparado para enfrentar as dificuldades, que nao sao poucas.

  8. Salve Gustavo

    Blog é a forma mais barata de se começar um negócio na net, até esse cidadão que prega veementemente que blog é a forma errada de se começar tem blog e ensina no curso dele como criar um blog, enfim a pessoa pode começar de outra forma mas vai acabar criando um blog para ajudar difundir suas idéias.

    Até mais

  9. Fantástico, Sensacional aprendo muito com seus artigos Gustavo … concordo plenamente com você.. blogs são o melhor caminho inicial e depois a lista e em seguida criar um produtos digital…

  10. Olá Gustavo,

    Não vejo a hora de começar o curso por tudo que li sobre você e depoimentos de quem já fez o curso.

    A esta altura e antes de começar o curso te pergunto: é possível ganhar um bom dinheiro com apenas 1(um) blog? ou necessariamente é preciso ter vários blogs?

    Meu nicho é sobre finanças, dinheiro, etc.
    Sucesso a todos do curso!

    1. Izau, depende muito do que você considera um bom dinheiro.Conheço pessoas que trabalham somente em casa e tem apenas um blog. Eu prefiro trabalhar com vários.
      Abraço e até o início do curso.

  11. Olá Gustavo eu segui e comprei o curso desse sujeito que diz que blogs são a pior maneira de se começar. Acreditei que isso fosse verdade. O curso dele é bem fraco não ensina muita coisa. O grande objetivo dele é vender o outro curso que custa muito mais que o primeiro. Fiquei nessa ideia de criar um produto até comecei, mas me toquei que pra criar um produto não basta apenas uma ideia é preciso investir, ter gente pra promover, fazer uma boa publicidade. Conhecer o trabalho desse cara atrapalhou o que eu já tinha planejado pra criação do blog já sabia muita coisa e se tivesse feito na época hoje talves já tivesse resultado nem fiz uma coisa nem outra. O blog na minha opinião serve pra criar autoridade e é isso que ele faz no seu blog. Então será que blogs são realmente a pior maneira de começar? Visto que muita gente que tem infoprodutos também possuem um blog e criam autoridade com isso.

  12. Gustavo,
    Excelente artigo sem duvidas que é bem contraditório dizer que blogs não são viáveis e ao mesmo tempo utilizar esta estrategia.
    Sempre me fiz esta pergunta e nunca entendi o porque dessas pessoas dizerem essas coisas absurdas, sempre suspeitei que fosse para iludir os iniciantes agora depois de ler seu artigo não tenho duvidas que se trata de medo.
    Parabéns e continue ajudando sempre com este pensamento de ajudar pessoas e contribuir com o crescimento delas que com certeza isso tudo retornará para você em uma escala dez vezes maior.
    Grande Abraço

  13. Gustavo, bom dia!
    Estamos com um projeto( somos 3 sócios) para abrir um blog de HUMOR e vincular o mesmo no AdSense. Iremos fazer divulgação paga via facebook, e temos disponível um orçamento de 3 mil reais. O que acho que da pra trabalhar durante um mês tranquilamente. Estive procurando saber sobre o assunto, estudando, pesquisando e várias pessoas me falam que meu blog por ser novo poderá ser banido se eu levantar um bom ganho. Fizemos um escopo do projeto, um brainstorm e estamos decididos a investir, teremos um bom SEO. O que acha sobre isso? Suponhamos que no primeiro mês dê muito certo o blog um retorno de 10 mil dólares. Você acha que seremos banidos, algumas pessoas me confirmaram que certamente seremos banidos.

    Aguardo retorno e seu blog é muito bom.

    1. Ítalo, nunca li ou vi isso. Já tive blogs iniciantes com bons ganhos no primeiro mês, mas nada próximo 10 mil. Um detalhe, nunca vi blogs de humor render bem com Adsense, mas tudo são testes.
      Abraço e boa sorte.

  14. Li recentemente um post do Bruno Picinini e também assisti ao vídeo em que ele combate veementemente começar um negócio na internet por meio de blog. Ele aconselha o Mail Marketing. Assisti a um vídeo do Ricardo Piovan orientando começar com venda de e-books, entre outros. Não que eu queira começar hoje e já amanhã esteja ganhando dinheiro (isso seria o ideal mas não é o real ). Mas me diz, para monetizar com blog leva quantos anos?

    1. Maria, se eu quisesse apenas vender meu treinamento, sem me importar com o que você iria aprender, eu diria que é muito rápido. Mas não é isso que quero. Quero compartilhar o meu conhecimento, o que faço pra ter liberdade financeira. Hoje começo um blog e no máximo em 60 dias já tenho retorno dele. Mas tenho muita experiência no assunto. É isso que te passo no treinamento, conhecimento e experiência pra não cometar os erros que eu cometi no começo.
      A minha ética profissional não me permite fixar uma data pra começar a ganhar dinheiro com blogs ou e-mail marketing ou infoprodutos (tudo isso é abordado no Método Start).
      Abraço.

  15. É difícil acreditar e mais ainda entender. Acho que cada um que tem um curso, condena o que o outro diz como sendo a melhor maneira de começar um negócio na internet. Eu, por exemplo, estou com a cabeça a mil, querendo começar, mas sem saber quem está me dando a melhor orientação,

    1. Maria,
      quem conhece meu trabalho sabe que antes de ter um curso ou indicar cursos de terceiros, passei mais de 3 anos trabalhando com blogs e escrevendo conteúdo gratuito pra ajudar pessoas como você que estavam com dificuldades em encontrar a orientação certa.
      Infelizmente você só vai saber quem está te orientando corretamente quando entrar num desses cursos. E a escolha pode ser a errada, mas a vida é feita de escolhas e elas dependem somente de você.
      Abraço e sucesso nesse começo.

  16. Gustavo,
    parabéns pelo artigo, o que mais me fez analisar em seu artigo foi o fato de que aqueles que tem pregado a não necessidade de Blog para ter o seu negócio online, Geralmente tem mais de um blog para divulgação de seus produtos. Tenho acompanhado já algum tempo seus artigos e respeito muito o seu trabalho, já adquiri o Curso “como criar um blog de nicho” (e estou lendo) e já estou inscrito na segunda turma do Método Start, Estou confiante que teremos conteúdo de muito valor. Grande abraço.

  17. como eu gostaria de saber criar um blog proficional,
    mas como sou péssimo emescrever este negocio acho que não é pra mim.

    pois não consigo escrever artigos ou melhor não sei
    escrever artigos
    mas de qualquer forma sucesso pra vocês.

  18. Olá Gustavo,
    concordo integralmente com o que dizes sobre haver muita gente por aí que quer afastar as pessoas da criação de blogs.
    O intuito dessa pessoas é aliciar quem não tem experiência a aderir a esquemas menos claros que prometem ganhar dinheiro rápido. Nós bem sabemos que isso de ganhar dinheiro rápido e sem esforço não existe, mas esse individuos aproveitam-se da fragilidade em que algumas pessoas se encontram.

    No entanto quero referir que criar um blog de sucesso não é fácil. São muitos meses de trabalho duro e poucos resultados. É preciso ter força e não desmotivar, pois pode ser triste olhar para as estatísticas e ver que não existem visitantes,

    É por isso que é importante blogs como o teu, que conseguem ajudar, nem que seja só por ler histórias de sucesso.

  19. Olá, Gustavo Freitas!!
    Tenho estudado para me fortalecer a cada dia, me capacitar, me profissionalizar para melhor ter sucesso nos negócios online. Sei que é um desafio para quem está iniciando como EU. Pois, precisa aprender mesmo, para poder pensar em ganhar alguns reais. Eu vejo o Blog de Nicho como uma ferramenta formidável para construir um negócio online sustentável. Sinto que preciso de algo mais, para ter nichos de mercado que venha me proporcionar melhoria na minha renda.
    Vejo que o método start faz parte desse início, pois, a cada dia aprendemos e novas tecnologias vendo sendo lançadas… Gustavo, você é diferente de muita gente.. Vc esclarece mais, de forma profissional.. Foca no Empreendedorismo, que ajuda aos que querem aprender.. O Método Start é o caminho para quem está começando e quer ter sucesso nos seus negócios online.
    Grande abraço!!

  20. Olá muito bom o seu artigo e sei a quem se destina. o meu comentario é de quem viu o curso dessa pessoa, e deixe-me dizer que é um roubo. Não ensina nada de mais. E pior ensina a ganhar dinheiro criando um site e depois fala de Pay per click e PVP e adsense e oferecer um produto e que se pode mesclar todos os metodos etc.
    Agora pergunto? o que é isto não é um blog? Posso dizer que a pessoa que fala que eu fiquei curioso exactamente pelo titulo de que a melhor forma de iniciar um negocio não era com um blog ou algo assim.
    Mas depois ensina justamente isso.

    O blog deve ser encarado como parte de uma estrategia, mas qum deseja ganhar dinheiro simplesmente com o blog tambem pode, conheço um blog de carros que ganha mais de 50.000 ao mês. tem o blog e é monetizado de varias maneiras.
    Assim como tem os blog inseridos em estrategias de posicionamento, como o caso do ignição digital por exemplo do erico rocha onde ele se posiciona como lider e acaba gerando leads para os produtos que oferece.
    o blog pode e deve fazer parte de uma estrategia para ganhar dinheiro online se queremos um negocio estavel e duradouro na internet.

    Devemos é perguntar-nos para que precisamos do blog, e traçar um caminho. entendendo que sempre podemos e temos a possibilidade de melhorar a estretegia.

    existe ainda donos de negocios locais que usam blogs para poscionarem as suas lojas ou restaurantes etc.

    BLogs são essenciais.

    excelente artigo

  21. Olá Gustavo!

    Só cheguei onde estou agora graças a 2 blogs que eu tive, sendo apenas 1 que relativamente me tornou conhecido na web, o Ajuda Blogueiros. Mas acredito SIM que é possível montar um negocio digital hoje sem blog, porém é muito mais complicado e CARO do que começando com um.

    Já quanto a conversa desses empreendedores digitais que não recomendam criar blogs, eles só falam isso por causa que são produtores ou já grandes no mercado, contando assim com os seus afiliados donos de blogs para divulgarem na web os seus produtos. Dessa forma fica fácil dizer essas coisas para iniciantes, manipulando eles e escondendo a verdade sobre o poder dos blogs.

    E só para concluir, é claro que por “baixo dos panos” esses empreendedores digitais usam e recomendam a criação de blogs. Mas como os seus cursos não ensinam isso, pois está atualmente “fora de moda”, a idéia é apelar para o fato de que blog não serve para ganhar dinheiro.

    Em resumo, acredito muito nos potências dos blogs, pois eles garantem a você uma BASE no mundo digital. Com essa base você pode criar um verdadeiro negocio digital, que começa com a reputação e autoridade on-line que você ganha com o blog até usar o mesmo como “ponte” de tráfego para os seus infoprodutos.

    PS: Pelo o tempo que eu conheço o Gustavo Freitas, também devo dizer um fato, esse grande profissional não está mentindo para você e nem fazendo jogada de marketing. Os blogs são realmente um bom modo de começar, se você fizer da maneira correta, como o que vemos no Método Start.

    Excelente artigo, até!

    1. Gustavo Guerra, realmente com altos investimentos é possível começar sem um blog. E isso acaba tirando a grande maioria do “negócio”. Mas é como você disse, “eles” possuem inúmeros afiliados que fazem de tudo por uma comissão…
      Agradeço pela recomendação ao meu trabalho.
      Abraço.

      1. Olá Gustavo Freitas, realmente, alguém já me falou que blogs não é a melhor maneira de começar um negócio online. Eu comecei com um blog ainda não tive resultados mais estou lutando e com certeza um dia chegarei onde quero. Não sei se comecei da maneira correta, fiz apenas um curso ate hoje, esse curso ensinava a instalar o WordPress e com apenas esse curso eu consegue criar um blog o resto aprende na marra com conteúdos grátis e seguindo profissionais iguais a você.
        Mais tenho uma opinião sobre o assunto, o mercado esta ficando um pouco saturado, principalmente no nicho Dinheiro na Internet e o que faz empreendedores digitais falar que começar com blogs é mal negocio é apenas medo de novos concorrentes.
        valeu Gustavo Freitas, parabéns pelo artigo !!!

        1. Tomas,
          obrigado pelo comentário. Começar um blog não é apenas saber criar o blog, e esse é o erro que muitos cometem. Planejamento é essencial pra se vencer no mercado e é isso que ensino no Método Start, começar da maneira correta, fazendo algo que gosta.
          Sucesso.

  22. Gustavo eu concordo com você, parece contraditório as pessoas falarem que o blog não é a melhor maneira e o fato delas terem um blog pra levá-las as páginas de captura e etc, mas acho que os internet marketers se expressam assim primeiro.. porque você como problogger deve saber, manter um blog constantemente atualizado e se preocupar com tudo é mais difícil do que começar a trabalhar numa lista de emails e segundo: as pessoas não querem ter muito trabalho pra começar, então é mais fácil fazer um passo-a-passo de como seguir e ter resultados, com um blog é mais difícil ter uma passo-a-passo desde o próprio planejamento, mas acredito que a longo prazo a melhor estratégia são os blogs, pois apesar de demorar mais tempo e requerer mais trabalho ,geram mais credibilidade e empatia com a audiência, você consegue gerar um relacionamento melhor combinando o email marketing(newsletter) com o blog, não acho que oferecer produtos sem gerar um relacionamento longo com a lista de emails seja a melhor estratégia

    1. Rafael Dourado,
      obrigado pelo comentário. Meu treinamento tem um passo a passo sobre criação de blogs de uma maneira que não será tão difícil assim criar vários e mantê-los atualizados, e sem plágio.
      Abraço.

  23. Hoje em dia existem diversos blogs no mesmo nicho e boa parte dando as mesmas dicas e visando muito a posição nas páginas do google e esquecendo de um bom artigo para os leitores gerando novas visitas e dinheiro.

    Digo que no momento que começar um blog precisa se dedicar e fazer o que gosta.

  24. Estou no meu segundo trabalho online. Acredito que o blog seja o primeiro canal de aprendizado. E isso vale para todos os grandes empreendedores. Pode não ser o mais rentável, mas como desenvolver um grande infoproduto sem noção de como funcionam as coisas? E para a captura de emails? Como você disse, Gustavo, conseguir uma lista selecionada não é simplesmente enviar spams. Vamos caminhando. Eu acredito no poder dos blogs!

  25. Concordo com o Gustavo. Não comprei um curso dele mas não é por isso que não consiga compartilhar dessa opinião. Comecei errado tentando iniciar meus trabalhos online criando uma página de captura. Perdi dinheiro e logo de cara o facebook encerrou minha conta de anúncios. Tudo bem, alguém pode dizer que eu não soube anunciar, mas eu te garanto que querem te fazer pensar isso. Criar um blog tem tudo a ver com gerar tráfego qualificado para o seu negócio, claro que você pode e deve comprar tráfego também mas esse não é o primeiro passo, acredite, já errei e perdi dinheiro por começar assim. Agora vejo como a estratégia de começar com um blog se encaixa com o email marketing e a pagina de captura. Dá mais trabalho, com certeza, mas meu amigo, ganhar dinheiro pela internet é como ganhar dinheiro em outro lugar, dá trabalho mesmo, não acredite em atalhos. A vantagem da internet é deixar tudo automatizado depois, mas se empenhe e trabalhe bastante pra isso acontecer.
    Gostei do artigo Gustavo! parabéns em se colocar na blogosfera e dar sua opinião.

  26. Olá Gustavo.
    A verdade que quem diz isso é que espera ganhar dinheiro instantaneamente. não sabe que por trás do sucesso existe todo um trabalho a ser realizado. Você chegou onde está trabalhando, 3 mil artigos não é brincadeira.

    Abraços.

    1. Reginaldo,
      as pessoas também se deixam enganar, pois na verdade sabem que não existe sucesso imediato… por isso tantos cursos com promessas fora da realidade vendem e fazem tanto dinheiro para seus criadores.
      Abraço.

  27. Todos falam que a melhor maneira é primeiro pensar em ajudar as pessoas e depois pensar em ganhar dinheiro, mas se a estratégia é construção de listas e e-mail marketing não se está pensando em ajudar as pessoas, está se tentando fingir que ajuda para poder ganhar dinheiro.
    Não tenho nada contra os métodos, na verdade até uso de um curso que comprei. Mas realmente algumas contradições precisam ser esclarecidas. Blogs ajudam muito mais as pessoas e se constroem negócios sólidos a partir de blogs. Parabéns pelo artigo.

    1. Alessandro,
      obrigado por colocar seu ponto de vista. O primeiro foco deve ser resolver os problemas do seu público alvo e com um blog isso é muito mais abrangente, sem dúvidas.
      Abraço.

  28. Falou tudo mesmo, foi assim que mudei meu pensamento sobre blog vendo e lendo o que vc faz e o que outros “empreendedoristas” dizem a respeito de não ter um blog. Não conseguia achar o que eles diziam se eles tem um blog para isso, ou outra se tornar um empreendedor de sucesso começando do zero sem produto ou algo palpável ou simplesmente um blog!?!?! Outra coisa é que como estudar sobre e-mail marketing e aplicar isso? É como vc disse: “eles não querem que vc saiba disso”, ou seja passa uma ilusão que vc pode ser um empreendedor de alguma coisa, invente e morar em uma ilha paradisíaca ganhando muito dinheiro, enquanto eles ganham dinheiro vendendo essas ilusões aos trouxas!!!

  29. Gustavo,

    Excelente artigo.

    Estao tentando empurrar goela abaixo a cultura da compra de trafego. E só o que vemos hoje em dia, gaste rios de dinheiro no faceads e tente vender alguma coisa..

    O blog ainda é a principal ferramenta na engrenagem de um negocio online, sem contar o custo reduzido de implantação.

    Abcs.

    1. Alan Carlos,
      obrigado pelo comentário. É isso mesmo, querem que iniciantes gastem muito dinheiro comprando um curso e depois investindo em publicidade… difícil não é mesmo?
      Abraço.

      1. Só pra completar,

        mesmo nos nichos mais “concorridos” ainda é possível posicionar um projeto nas primeiras paginas do Google.

        Abçs e sucesso.

        1. Certamente, a sua opinião é o que vale, sua auto estima em ter criado. Se gostar do assunto e quiser expor, faça, não ligue para a concorrência.

  30. Eu concordo e discordo em algumas coisas das pessoas que falam que blog não é a melhor maneira de começar um negócio online.

    Eu acho que um blog é uma ótima maneira de você atrair tráfego para sua página de captura além de poder testar tópicos para um curso em vídeo por exemplo. Você pode fazer um texto dando alguma dica, ver se o assunto atrai pessoas e se essas pessoas tem dúvidas maiores sobre o tópico abordado no post. Com isso você pode melhorar seu produto abordando de forma detalhada esse tópico.

    Tem que tomar muito cuidado com as fórmulas ou segredos vendidos. Eu certa vez vi que responder perguntas no Yahoo resposta não dava retorno sendo que uma resposta que dei lá acaba me gerando em média 1.500 visitas por mês.

    Enfim o segredo e a fórmula é começar e por em prática e ver se deu certo, se deu certo continua com a técnica se não testa outra.

    Errar é ruim? É. Só que errar é aprendizado e se for errar, que erre rápido. Nada melhor que a internet para isso, errar rápido, aprender com o erro e continuar no caminho para o sucesso.

    1. Rodrigo Maia,
      concordo com você quando ao Yahoo Respostas. Inclusive quem já fez meu curso “como criar um blog de nicho” sabe muito bem que essa é uma das dicas pra conseguir mais visitas.
      Abraço.

    2. Caro Rodrigo Maia, Yahoo Respostas é horrível, podre, péssimo. Só tem respostas idiotas dos mais diversos tipos. Alí é um lugar que meu mantenho distância.
      Se eu tenho que buscar alguma coisa na internet, Yahoo Respostas é um lugar que nem quero ir. Tanto é que eu sempre digo que é o Yahoo Resbostas.

  31. Realmente Gustavo Freitas Parabéns pelos trabalhos realizados pois tem me ajudado muito, seus Cursos, E books são exemplares muito explicativo e fácil de entender.

    Obrigado por mais essa inovação e Parabéns!!

  32. Gustavo,
    Eu posso dar testemunho da qualidade de seus trabalho.
    Eu comprei eu Ebook “Como criar um blog de nicho” e foi com ele que eu montei meu primeiro blog. De uma forma muito simples como você mesmo falou.
    Abraços e sucesso!