O que é um template?

Template é o design pré-definido de apresentação do blog. Através do Template você pode diferenciar seu blog dos demais. Quando criei o blog escolhi um template padrão, ou seja, vários blogs serão parecidos com esse no começo, mas vamos mudar isso trocando o template do blog.

Como trocar o template no Blogger

O primeiro passo é encontrar um template novo que expresse o que queremos passar em nosso blog, no nosso caso é necessário atentar se o template funciona no novo blogger. Uma rápida pesquisa no Google e pronto, você encontra um template com a sua cara. Aqui também temos uma seção com vários templates para o blogger, confira

No meu caso baixei o template Elegance criado pela Juliana do Dicas Blogger. Depois de baixado em seu computador o arquivo xml do template vamos instalar o novo template no blogger. Abra o painel de controle de seu blog, clique em Layout – Editar HTML. Clique em procurar e localize o arquivo baixado no seu computador e clique em Fazer Upload e pronto, você já terá um novo Template no seu blog. Eu já tenho o meu…Uma observação aqui, sempre faça o backup completo de seu template antigo antes de fazer esse procedimento, assim qualquer dúvida você pode voltar para o template antigo.

Para ver como ficou clique em visualizar blog e veja se o efeito foi o esperado. Na minha opinião esse é o primeiro passo após a criação de um blog, definir o template. Não foi a seu grado, então vá em busca de outro template, só passe para o próximo passo depois que estiver satisfeito com seu template. Não existe coisa pior do que blog que troca de template a todo momento, é desagradável para o leitor e cansativo para você.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

14 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá,eu já tenho um blog e criei outro,só que eu quero de 3 colunas,ontem coloquei alguns gadjets,mas tá no início,então tem pouco para fazer o backup,só que não sei fazer o backup,nem onde,kkk,e lá onde tem criar um blog tem vários modelos no
    Experimente o designer de modelo:É ali que devo optar por um de 3 colunas e aplicar?Agradeço a atenção!

  2. Eu baixei o modelo Joogoo Green mas eu vou fazer o upload no blog e "Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente."
    Como eu faço pra consertar isso? Achei aquele template tão lindo…

  3. Olá Gustavo,
    Mudei o design do meu blog pela nova instrução do Blogger, mas os gadgets da barra lateral foram todos parar lá embaixo nos rodapés, mas isso só no blog, quando entro no layout para arrastar e arrumar eles estão no lugar certo. Tentei, mas não achei como arrumá-los, por favor você pode me orientar ?
    Obrigada,
    Fátima.

  4. Quando eu faço o download do template escolhido, e vou passar para meu blog, diz que o formato está errado, como arrumo para um formato adequado?
    Abraços.

  5. @Official Blog – Naker Group: Os procedimentos para troca de template podem ser seguidos a qualquer momento, porém, vale lembrar que as alterações realizadas no código do atual serão perdidas.

    Abraços!

  6. Então.. eu fiz o blog antes de olhar o template, resolvi deixar isto para o final, tem como mudar depois do blog feito e pronto?
    Se sim, você poderia me explicar como?
    Obrigado 😉

  7. Estou customizando um blog para um grupo de amigos e utilizei essa dica para alterar o template escolhido.

    Abraços!