Continuando a série de artigos sobre como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, hoje vou falar sobre a necessidade de se ter um layout de qualidade num blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot.
Se você ainda não leu os outros artigos da série Blog Profissional, sugiro que leia antes de continuar, pois eles estão sendo escritos em sequência e poderá ser confuso iniciar por esse artigo.
como criar um blog na blogger blogspot

  • O que é um blog profissional
  • Como criar um blog profissional
  • Como escolher um assunto para seu blog de nicho
  • Como escolher um domínio próprio para seu blog profissional

Como definir um layout de qualidade para seu blog profissional

Um layout pode não ajudá-lo a conseguir mais visitantes, diretamente, mas pode atrapalhar seu trabalho e “expulsar” visitantes que chegam a seu blog. Existem alguns fatores que dificultam a leitura, como letras com cores fortes com o fundo preto, ou imagens de fundo que não possibilitam que se consiga ler o conteúdo do artigo. Letras muito pequenas, ou muito grandes, também atrapalham a leitura e fazem os leitores desistirem de “tentar” ler o seu conteúdo.

  • Como trocar o template no Blogger / Blogspot

Existem vários outros fatores, no layout, que podem atrapalhar a profissionalização de seu blog, mas o ponto que quero destacar nesse artigo é o seguinte, se você entende de programação, xml, css, html e outras linguagens de programação e quiser desenvolver um layout (template) para seu blog, procure pensar no desenvolvimento de um layout como a construção de uma fachada de um edifício, de uma loja, de uma casa. O layout é a fachada de seu blog, é a recepção, e precisa ser apresentável, agradável e transmitir para o visitante a qualidade que ele encontrará também em seus textos.
Agora se você não entende de desenvolvimento de layouts, e quer profissionalizar seu blog, precisa decidir, ou vai gastar um tempo valioso para pesquisar, estudar e aprender a desenvolver seu próprio layout, se vai utilizar um template gratuito e que pode ser igual a tantos outros, ou então se vai investir, em vez de seu tempo, dinheiro para a contratação de um profissional que possa traduzir o que você deseja para seu blog e torná-lo único.

  • 70 templates modernos para seu blog

Aqui no QCB, no começo, tínhamos um template gratuito e que atendia aos requisitos mínimos, ou seja, as cores eram adequadas a leitura e o texto tinha um tamanho satisfatório. Mas quando decidimos mudar o rumo e profissionalizar o blog, o primeiro passo foi pensar em um novo layout.
Apesar de trabalhar com desenvolvimento web (na plataforma WordPress), não tenho experiência suficiente na plataforma Blogger / Blogspot para assumir o desenvolvimento de um layout profissional. Decidimos então por contratar um profissional que pudesse materializar o layout que desejávamos. Esse profissional, que fez esse trabalho maravilhoso aqui no QCB é o Tico Esteves, o qual recomendo se você está pensando em contratar um profissional competente, que tem compromisso com o trabalho e vê o cliente como um parceiro e não como mais uma oportunidade de ganhar dinheiro. Para contratá-lo basta clicar no banner abaixo.

TicoEstevesBanner1 Conclusão

Não importa se você irá desenvolver seu próprio layout ou se irá contratar os serviços de um profissional. O importante é que você entenda que essa é uma etapa, na profissionalização de um blog, tão importante como escolher o nicho de seu blog ou registrar um domínio próprio. Posso garantir que o valor cobrado pelo desenvolvimento de um layout exclusivo e profissional não é fora da realidade de um blogueiro que está começando a monetizar seu blog e pode muito bem ser recuperado rapidamente com muito trabalho e dedicação a seu empreendimento online.
Para finalizar vou deixar alguns blogs abaixo que tem layouts que admiro, cada um no seu nicho de atuação:

E você, conhece algum blog na plataforma Blogger / Blogspot com um layout profissional? Se sim deixe nos comentários. Até o próximo artigo da série Blog Profissional.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

7 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Tico,
    obrigado pelo comentário. Sem dúvida, conteúdo de qualidade e layout são essenciais para o sucesso,
    abraço.

  2. Oi, estou a iniciar agora um projecto , o Dicas tuga(dicastuga.blogspot.com).
    Não sou um pro em códigos html, mas a partir de um template gratuito, o "SUMMY", alterei-o e meti-o ao meu jeito e acho ke está muito melhor…
    O meu maior problema mesmo são as visitas.
    Já apliquei montes de técnicas de SEO, já fiz de tudo , mas não consigo aumentar o meu nº de visitas!
    Neste momento, estou um pouco para o frustrado.
    Têm alguma dica para me dar?

    xau

  3. Olá Gustavo,

    Excelente artigo, como sempre!

    Com a quantidade de blogs que são criados hoje em dia, se destacar passa necessariamente por um conteúdo de qualidade e um layout exclusivo! Seja desenvolvido por um profissional ou mesmo nos detalhes que vamos aprendendo no processo (eu mesmo, antes de ser um profissional da área, era um curioso que foi aprendendo aos poucos :D) ter uma identidade é fundamental.

    Muito obrigado por indicar o meu trabalho e tenho muito orgulho por fazer parte da história do QCB com o desenvolvimento do layout. Só tenho que agradecer a você e ao Laurentino pela confiança!

    Grande abraço!

    Tico Esteves
    http://www.ticoesteves.com/

  4. Ana,
    estive várias vezes pra te perguntar mesmo quem desenvolveu seu template, ele é maravilhoso, a Clau tem um talento incrível, assim como o Tico Esteves,
    abraço.

  5. Olá Gustavo

    Esse aspecto do template é muito importante realmente, senti muita diferença quando mudei de template, melhorou ate minha forma de blogar porque hoje eu não me preocupo tanto com estas questões.

    Obrigada por citar meu blog, ele foi desenvolvido pela clau do mundo blogger, ela captou perfeitamente a ideia do blog, o template indica o conteúdo que ele aborda e diz muito sobre o meu gosto e personalidade, acho que um layout deve refletir o conteúdo e o autor do blog.

    Eu não levo o menor jeito com html e estas outras linguagens e recursos necessários pra fazer um template, mas há na blogosfera excelentes profissionais que podem ser contratados para fazer isso, como você bem indicou.

    Melhorar sempre, esse deve ser o lema de todo blogueiro.

    Um abraço

    @anakint