Todos os dias centenas de novos blogs são lançados na blogosfera. Aparecem blogs de empresas, blogs pessoais ou ainda blogs institucionais. Então, como fazer para marcar a diferença? E principalmente, como ter audiência qualificada a partir do dia do lançamento do blog?

Esse artigo é um guest post escrito pelo Hugo Costa. Hugo é português e um dos blogueiros que mais admiro, principalmente pela sua capacidade de escrever artigos diferenciados, fugindo do “lugar comum”.

A etapa de pré-lançamento de um blog é uma etapa muito importante, mas muito pouco explorada, ou mesmo ignorada. Porque construir um blog de qualidade demora por vezes algumas semanas, ou até alguns meses (entre a concepção e a realização efetiva do projeto). Você pode aproveitar esse tempo para preparar a sua futura audiência, e isso sem ter de fazer grandes esforços suplementares.

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Utilize as redes sociais

Você está neste preciso momento a trabalhar no seu futuro blog. Você estabelece uma linha editorial, lista as categorias do seu blog, pesquisa por ideias pertinentes de artigos, constrói a imagem do seu blog. Porque não utilizar toda esta matéria para comunicar sobre os avanços dos trabalhos no seu futuro blog? Suscitar e manter a curiosidade é um meio muito eficaz para aumentar o interesse dos seus futuros leitores.

Crie uma página de fans no Facebook, uma conta no Twitter e outra no Google+

Em primeiro lugar, crie uma página de fans no Facebook personalizada para o seu blog. Comece por convidar os seus amigos para curtirem a sua página e publique regularmente conteúdo relacionado com o seu blog. Quantos mais curtidas ou partilhas os seus post tiverem, maior será o crescimento do seu número de fans.

Mantenha-se ligado e participe nas discussões em página de fans ligadas à temática do seu blog. Seja pertinente nas suas intervenções.

Faça o mesmo no Twitter. Prepare o seu perfil e siga utilizadores ligado ao seu nicho. Irá reparar rapidamente que o número de follower no Twitter irá subir muito mais rapidamente do que o número de fans na sua página de Facebook. É perfeitamente normal.

Repita todo o processo para o Google+.

Como comunicar enquanto espera pelo lançamento do seu blog?

Não é porque ainda não tem blog que você não pode comunicar e interessar uma audiência qualificada. Estabeleça um plano de publicação e coloque pelo menos um post por dia nas redes sociais.

O ratio de publicações, pode variar, mas o recomendado andará no 1/3 das publicações “promovendo” artigos de outros blogueiros do seu nicho, o que irá permitir iniciar uma relação com estes, mas também de oferecer conteúdo de qualidade para os seus seguidores. Depois, 1/3 das suas publicações deve referenciar o avanço dos trabalhos do seu blog: fotos de partes do design, títulos de alguns artigos já escritos, etc. Finalmente, o último 1/3, dedique-se a publicações “genéricas”: imagens, frases motivacionais, um pouco de humor, vídeos, etc.

Tenha muita atenção em não publicar tudo e mais alguma coisa. A regra é apertada. Se quer desenvolver um futuro leitorado de qualidade, deve manter-se na sua temática, senão corre o risco de perder, logo de início, a sua credibilidade.

Lançar um “coming soon”

Uma vez esse trabalho preliminar terminado, você pode lançar a sua página de “coming soon”, que anunciará que a chegada do seu blog está para breve. A presença que você já criou neste momento nas redes sociais, já poderá assegurar a promoção da sua página.

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Qual é a utilidade de uma página “coming soon”?

A página coming soon é uma ferramenta muito poderosa para que você possa começar a recolher os endereços de email dos seus prospectos antes mesmo do lançamento do seu blog. É um suporte de comunicação muito simples, ou mesmo minimalista. De um lado, ela vai permitir-lhe anunciar aos seus visitantes que brevemente o seu blog estará disponível. De outro lado, você pode configurar um formulário de captura para o seu autoresponder e começar desde já a construir a sua lista de contatos. E assim, no dia de lançamento do blog, poderá desde logo contar com a visita de muitos dessas pessoas.

Mas como incitar os visitantes dar-lhe o endereço de email?

Há várias formas. Já testei um pouco de tudo. Mas todas rodam à volta do mesmo conceito: copywriting.

Parafraseando uma frase que eu uso com regularidade quando me perguntam o que é copywriting:

“A única verdadeira maneira de começar bem na arte de escrever textos que façam agir, é determinar com precisão A ÚNICA FINALIDADE de um texto, e eliminar tudo o que se desvia dessa finalidade.”

Isto dito, grave isto na sua memória: esta página tem apenas 1 objetivo. E esse é que o visitante lhe entregue o seu bem mais preciso online: o seu endereço de email. E você deverá estar disposto a tudo para o conseguir.

A forma mais simples é de oferecer algo em troca dos dados do visitante. Pode ser um ebook, uma pequena formação em vídeo, uma amostra, etc. O que é gratuito atrai as pessoas.

Use um texto atraente. Uma sequência de frases que dê vontade aos seus visitantes de se inscreverem na sua newsletter. Tem de ser uma proposta irrecusável.

Não faça longo. O texto ou o vídeo tem de ser curto, pertinente e convincente.

Há outras formas, mas esta é mais simples, mais rápida de ser implementada e tem resultado bem eficazes.

Como atrair tráfego para a página de coming soon?

Antes de mais, continue a desenvolver a sua teia nas redes sociais Facebook, Twitter e Google+. Depois, invista na publicidade no Facebook. Uma das grandes vantagens da publicidade no Facebook é que você pode restringir o anúncio a pessoas que se interessam precisamente pelo seu nicho.

A outra vantagem (que não pode ser esquecida) da publicidade no Facebook é o seu custo. Isto porque em média o custo é muito inferior ao do Adwords e no entanto apresenta resultados muito interessante. Os resultados, como é óbvio, irá depender do seu orçamento diário.

Outra forma de atrair pessoas para a sua página “coming soon” está neste momento em frente aos seus olhos.

Sim, se ainda está aqui comigo, então está a ver uma das melhores formas de atrair tráfego qualificado para a sua “coming soon”.

Já percebeu o que é? O “guest-post” ou artigo convidado (como preferir chamar).

Escolha 2, 3 ou mais blogs do seu nicho (se possível, blogs de referência), pergunte ao dono desse blog se está disposto a abrir um espaço para si, e escreva um belo artigo que irá atrair os leitores desse blog para o seu. Nada mais simples.

Espero que tenha gostado e que este pequeno manual para atrair leitores antes mesmo de ter o seu blog online possa ajudar a que você tenha sucesso nos seus empreendimentos digitais.

Já agora, aproveite e visite a minha “coming soon” em hpcosta.com… tenho lá um formulário prontinho para você se inscrever!

Um feliz Natal e um ano de 2015 cheio de coisas boas.

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

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9 Comentários

Comentários

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  1. Sempre falo para meus leitores…
    Não pare de buscar informações e gerar conhecimento.

    Eu não sabia de sua existência Gustavo.
    Agora é mais um que estou colado nas informações.

    Sucesso!

  2. Pena não ter lido esse artigo antes de lançar meu projeto, teria começado com o pé direito! Mas varias dicas ainda podem ser aproveitadas para quem já está com o site em andamento, como o “guest-post” por exemplo. Ótimo artigo!

  3. Parabéns Bruno. Boas dicas.

    Acho que quase todas as pessoas gostariam de já iniciar o projeto com muitas visitas desde o primeiro post.

    Eu tive uma experiencia bacana de já ter acima de 10 visitas desde o inicio em um dos meus blogs, e amei. Com certeza 500 faz uma grande diferença.

    Bacana mesmo suas sacadas. Abraços

    1. Olá Sansão,

      quero desde já agradecer o seu comentário.

      Espero realmente que estas dicas o possam ajudar nesse seu novo projeto. Já agora, convido-o a passar pelo meu blog (basta clicar no meu nome no comentário). Para já aproveite a “Coming Soon” que tenho por lá e inscreva-se (irá receber logo uns pequenos presentes de Natal)

      Depois, quando lançar o seu novo projeto avise … terei todo o gosto em ver a sua “coming soon” 😉

      Abraços e Feliz Natal.

  4. Olá Gustavo,

    Antes de mais queria agradecer por ter aberto, mais uma vez, as portas do seu blog a um dos meus textos.

    Já faz algum tempo que não escrevo sobre estes assuntos. Já sentia saudades. Espero não ter perdido o jeito!

    Um abraço e aproveito para desejar, mais uma vez um Feliz Natal para os seus leitores ( a si, desejarei de uma forma mais “pessoal”)