Nesse artigo vou mostrar como melhorar o SEO de seus artigos publicados na plataforma Blogger / Blogspot, apenas com algumas tarefas simples de serem aprendidas e colocadas em prática.

Para começar, se não sabe o que é SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os mecanismos de buscas), sugiro que leia alguns dos artigos abaixo. Um dos maiores erros de um blogueiro é não conhecer nada sobre SEO, principalmente os blogueiros da plataforma Blogger / Blogspot. Você pode não se tornar um especialista em SEO, mas é necessário que saiba o mínimo para que seus artigos fiquem bem posicionados nos mecanismos de pesquisa (como o Google, o Yahoo, o Bing) e consiga visitantes expressivos para seus artigos.

seo, blogger, blogspot

Vamos as dicas para melhorar o SEO de seu blog na plataforma Blogger / Blogspot:

  1. Antes de escrever um artigo, pesquise pelas principais palavras chave para aquele assunto que deseja abordar. Ao descobrir as principais palavras chave, use-as no título do artigo, no primeiro parágrafo e mais algumas vezes dentro do artigo, naturalmente, sem forçar ou prejudicar a sua escrita. Uma boa maneira de definir as palavras chave é pela procura que elas tem no Google, para isso você pode utilizar a “Ferramenta de palavras chave do Google Adwords”. Um exemplo é esse artigo, quero otimizar as palavras chave SEO, Blogger e Blogspot.
  2. Escolha um título para seu artigo que diga realmente do que se trata. Não se esqueça que você precisa utilizar as palavras chave em seu título, mas ele não foi escrito apenas para os mecanismos de busca, não é somente SEO, ele também precisa dizer para o visitante, quando o abrir no Google, do que se trata. Um título bem escrito pode representar mais de 50% da decisão do visitante clicar em seu link no Google em vez de em outro resultado da pesquisa. A concorrência é enorme, então use todos os recursos possíveis para que seu conteúdo seja atraente e traga o visitante para seu conteúdo.
  3. Crie links nos seus artigos para outros artigos de seu blog com conteúdo relevante para aquele assunto. Mostre para o visitante, principalmente aqueles que chegam a seu blog pelos mecanismos de busca, que seu blog possui outros artigos relacionados aquele conteúdo. Isso é importante para seu blog, tanto do ponto de vista de SEO e dos buscadores, como também do visitante que ficará mais tempo lendo seu conteúdo e poderá ser fidelizado através da assinatura dos feeds ou mesmo colocando seu blog nos favoritos de seu navegador.
  4. Utilize a tag “alt” em todas as imagens que inserir em seus artigos. Dessa maneira poderá ganhar visitas provenientes dos buscadores de imagens, como o Google Images. Leia o artigo Colocando o atributo alt em todas as imagens e melhore o SEO de suas imagens.
  5. Agora reserve alguns minutos de seu dia e faça, aos poucos, os procedimentos ensinados acima em todos os seus artigos, inclusive os mais antigos. Aguarde alguns dias e verifique como foi a evolução de seu blog nos mecanismos de busca.

Conclusão

Esse artigo foi apenas uma introdução ao assunto de SEO no Blogger / Blogspot. Muito mais ainda precisa ser dito, mas não nesse artigo. Ainda deixo mais alguns artigos que podem lhe ajudar a melhorar o SEO de seu blog, espero que sejam úteis:

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Estou me acostumando a usar sempre a ferramenta de palavras chave do Google Adwords e tenho sentido a diferença, a verdade é que ficava com um pouco de preguiça de ficar pesquisando por palavras chave em cada postagem, mas percebo hoje que o esforço compensa.

  2. Viviane,
    obrigado por compartilhar sua experiência com essa dica. Utilize o Adwords sim, lhe trará muitos benefícios,
    abraço.

  3. Excelente artigo! Depois que comecei a usar o atributo Alt as imagens do meu blog minhas visitas cresceram muito!! Eu uso palavras chave mas nunca usei o adwords para pesquisar. Vou começar a usar este recurso também.

  4. De 0 à 10 dou nota 12!

    Este SEO é fundamental pra quem quer efetivamente ser encontrado. Um post não pode ser esrito somente para o internalta, precisa ser escrito também para as máquinas, para os "googlebots", pois são eles que vão indexar nosso artigo. Já estava praticando isso.

    Apenas gustavo tenho uma dúvida: eu achava que usando a tag alt poderia ser penalizado pelo google, vi isso em outro blog num comentário, então eu não usava nas imagens. Desta vez vou arriscar.

    Se puder me esclarecer, agradeço: [email protected]

    Tudo de bom!