Este artigo é participante do desafio Melhores Plugins WordPress, elaborado pelo Hugo Costa do blog Sites e Blogs.

JetPack O super plugin WordPress

JetPack é o super plugin desenvolvido pela equipe do WordPress. Esse plugin vem pré-instalado, para encontrá-lo vá em Plugins – Plugins instalados e no plugin Jetpack por wordpress.com clique em Ativar. Após fazer isso aparecerá essa mensagem, clique em Conectar ao WordPress.com.

image

Se você não conhece, o WordPress.com é da mesma empresa que mantém o código do WordPress.org. Para não haver dúvidas, segue uma rápida explicação sobre os dois.

WordPress.org

É o site comunitário do projeto do software livre WordPress, onde é possível fazer o download do aplicativo e contribuir com o projeto. Além de dispor o download, o portal também abriga o diretório de plugins e temas, a documentação chamada de Codex, lista de sites que utilizam o aplicativo WordPress, o Fórum de Suporte e o blog oficial.

WordPress.com

É um serviço de propriedade da empresa Automattic que oferece hospedagem gratuita de blogs com o software WordPress. Um usuário pode criar um endereço do tipo omeublog.wordpress.com, mas que inclui certas limitações como a de poder escolher apenas alguns temas e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.

Por que criar uma conta no WordPress.com?

Criando uma conta no WordPress.com você terá acesso a todas as funcionalidades do plugin Jetpack e poderá utilizar os servidores da Automattic gratuitamente, para controlar estatísticas de seu blog e muito mais.

Para criar sua conta clique em Conectar ao WordPress.com e na próxima tela clique em Precisa de uma conta? e siga os passos para criar sua conta.

image

Se você já possui uma conta no WordPress.com digite seu usuário e senha e clique em Autorizar Jetpack. Assim que for autorizado aparecerá a tela abaixo.

image

Agora vamos começar a configurar algumas funcionalidades desse super plugin.

Estatísticas

Vamos começar pelas estatísticas, configurando essa funcionalidade, você terá um gráfico completo, mostrando quais artigos são mais visitados no seu blog por dia, semana, mês e muitas outras estatísticas que podem lhe ajudar a entender como os visitantes chegam ao seu blog e quais artigos são mais vistos.

Em Estatísticas WordPress.com clique em Configurar. Selecione os campos como mostrado na imagem abaixo e clique em Salvar configuração.

image

Assim que você tiver um número suficiente de visitas, clique em Jetpack – Estatísticas do site e você terá acesso a suas estatísticas.

image

Compartilhamento

Agora vamos configurar a funcionalidade de compartilhamento do Jetpack. Com essa funcionalidade você terá vários ícones de redes sociais logo abaixo dos seus artigos, dando assim possibilidade aos visitantes que quiserem compartilhar o artigo com seus contatos nas redes sociais.

Em Compartilhando clique em Configurar (pode ser acessado também através do menu Configurações – Compartilhando). Selecione os ícones que deseja que apareçam e arraste até a área de Serviços ativados.

image

Agora preencha os campos abaixo como mostrado na imagem.

image

Clique em Salvar alterações. Veja que os ícones aparecem no final dos artigos. Você pode alterar essas redes sociais a qualquer momento, basta ficar atento a qual está sendo mais interessante.

Tema para mobile

Agora vamos configurar a funcionalidade Tema para Mobile. Com essa funcionalidade ativa você terá um tema especial para dispositivos móveis em seu blog. Quando alguém acessar de um smartphone ou um tablet será aberto um tema especial.

Acesse JetPack e em Tema para Mobile clique em Ativar. Pronto, seu blog agora tem uma versão para dispositivos móveis instalada e funcional.

Conclusão

O plugin JetPack possui várias outras funcionalidades, como por exemplo, pode ser utilizado no lugar do Feedburner, algumas já ativadas automaticamente e que você usa sem mesmo saber, melhorando sua instalação do WordPress.

Agora é com você, utilize o plugin, aprenda a usar outras funcionalidades e deixe seu comentário ou feedback.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

18 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu tenho 02 usuarios no wordpress Administrador e Autor.

    Tenho o plugin do JETPACK instalado.

    Todos os posts do perfil AUTOR, não é compartilhado nas redes sociais.

    Como faço para habilitar?

  2. Olá Gustavo, poderia me tirar uma duvida.
    Eu tenho um domínio na hostgator e criei um blog usando o WordPress.org, o Jetpack faz vinculo do meu blog com minha conta no WordPress.com, só que o painel do wordpress.com não consegue comunicar com meu blog e não consigo conectar o Jetpack as redes sociais. Por um acaso eu teria que adicionar meu blog ao wordpress.com pelo domínio próprio pagando o valor anual para conseguir usar este recurso?
    Obrigado.

  3. Muito Obrigada pela ajuda. Seu artigo está muito claro o que para uma pessoa leiga e desesperada como eu é simplesmente formidável.Me ajudou muito.

  4. O Jetpack é incrível, suas funcionalidades são realmente inigualáveis e surpreendentes. Porém, acho que o custoxbenefício não compensa, já que ele traz problemas de lentidão e algumas vezes conflitos com outros plugin e códigos dos temas. Estava com lentidão e erro de códigos no blog Celular Android, depois que removi o Jetpack, sua velocidade de carregamento e navegação aumentarão bastante e os erros deixaram de ocorrer…Acho que é preciso ter um bom plano de hospedagem para suportar 100% o Jetpack.

    Grande abraço!

  5. Olá Gustavo,

    finalmente consigo vir comentar este seu artigo.

    Antes de mais quero agradecer o facto de participar no desafio .. mais uma vez é um prazer vê-lo responder presente.

    Quanto ao plugi, estou farto de ouvir falar do Jetpack, mas nunca cheguei a usar … algo que vai mudar rapidamente.

    Despois desta excelente explicação, acho que vamos ser muitos a optar por testar …e com certeza usar.

    Abraços, e mais uma vez obrigado pela participação.

  6. Olá gustavo realmente este plugin é fantastico mesmo,não tenho no meu blog, más já vou instala-lo em meu blog, eu tenho uma lista de todas as funcionalidades deste plugin, ou seja ele é praticamente a chave pra um blog, eu não estava querendo instala-lo em meu blog, más vi que é muito importante e vou seguir suas dicas. Excelente artigo realmente tem muita qualidade os seus artigos. Gustavo lhe convido a comentar em meu blog http://www.elvisbarbosa.com/, pois sua presença e seu comentario será muito importante pros meus artigos.

    Um abraço e muito sucesso pra voce !
    Estou a aespera no blog
    Att: Elvis

    1. Almy,
      obrigado pelo comentário. O JetPack é incrível, principalmente por sempre ter novas funcionalidades acrescentadas, muitas deixando outros plugins desnecessários.
      Abraço.