Para ter um post não é necessário apenas o texto, é preciso de outros detalhes como a imagem, corrigir a ortografia e alguns outros detalhes para que o seu post fique bom (já que não precisa ser perfeito).

Pra mim que já escrevo há algum tempo finalizar um post é a parte mais difícil, mais difícil do que escrever, e penso que outros blogueiros experientes também devem ter problemas como esse.

Pensando nisso resolvi dar algumas dicas de como você pode finalizar um post, são dicas que utilizo sempre em todos meus textos, inclusive nesse.

Correção ortográfica

Depois de escrever um post é fato que você deve ter-se esquecido de colocar um acento, ou colocado uma letra a mais na palavra. A maioria dos navegadores de internet já vem com um corretor desse tipo, porém não é o suficiente.

Sugiro que você primeiramente coloque o texto no Word, assim muitas palavras e mesmo expressões podem ser corrigidas. Porém ainda não é o suficiente, principalmente porque para muitos usuários a sua versão do Word não tem o Novo Acordo Ortográfico. A sugestão é o Flip, basta colocar o texto e escolher a opção da bandeira do Brasil e marcar a opção “Utilizar Acordo Ortográfico”.

Correção de texto

Adicionar imagem

Essa para mim é a parte mais difícil, pois às vezes tenho uma ideia exata de como quero a imagem, mas não consigo achar a imagem, ou não consigo uma descrição do que quero para colocar em uma ferramenta de busca.

Não é brincadeira, já passei mais de 40 minutos procurando uma imagem, e no final não achei a imagem e coloquei uma imagem que tinha algum significado, mas não era o que queria. E já dei algumas dicas para conseguir boas imagens.

Análise sintática

Após ter corrigido ortograficamente o texto, é hora de analisar se as frases fazem sentido. Nessa fase você pode perceber alguns erros de concordância e outros detalhes como uma vírgula que não foi adicionada.

Esquecer essa parte é colocar o seu texto no fundo do poço, pois um simples erro como uma vírgula pode mudar totalmente um sentido de uma frase.

Estruturação e adição de links

Essa deve ser a última parte, sugiro sempre que você nunca faça essa parte no seu editor de texto, como no painel do WordPress ou do Blogger. O melhor é colocar o modo de visualizar como o post ficaria no seu blog.

Aqui você vai ver se os parágrafos não estão muito grandes e se a estrutura está correta ao design do seu blog, como por exemplo, um anúncio deixando o seu texto meio estranho.

Após o design é hora de colocar os links e destacar algumas partes do seu texto em negrito (caso você normalmente faça isso). Leio o texto e veja se existe alguma palavra em que se pode adicionar um link, principalmente os links internos.

Depois disso é só dar mais uma olhada em como ficará o post e pronto, você já pode publicar, agendar ou salvar como rascunho. Lembrando que esse é o modo que faço com meus posts, mas dependendo do seu nicho pode haver coisas diferentes.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. A questão da correção ortográfica pra mim é a mais crítica, pois sempre procuro corrigir com a maior atenção e as vezes depois que já foi pro ar, percebo que tem algo errado, e nem falo de palavras que não sabia como escrever ou acentuar não, as vezes são palavras que por descuido ou digitar rápido dupliquei ou inverti alguma letra e passa desapercebido na correção.

    É incrível como as vezes os olhos não captam erros evidentes, por isso venho tendo mais cuidado ainda.

    A questão das imagens também é complicada, tem vários sites de imagens gratuitas livres de direitos autorais e mesmo assim é uma dificuldade. O melhor mesmo seria o Google mas quando se filtra por imagens livres de direitos autorais aí o número de imagens caem 90%.