Esse artigo é um guest post escrito pelo Daniel Grecco.

A pergunta deste artigo é uma dúvida que muitos tem e não pense que é uma dúvida de só quem está iniciando no mundo online, pessoas que já tem sites e blogs há um bom tempo as vezes não sabem como fazer SEO ou possuem muitas dúvidas a respeito também.

Antes de qualquer coisa é preciso entender o que é SEO, que significa Search Engine Optimization, traduzindo:

Otimização para mecanismos de busca!

Em outras palavras, SEO é o termo que usamos quando queremos criar e organizar uma série de ações e configurações para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, principalmente no Google que é o foco maior de todos que trabalham forte com esta estratégia.

O problema é que a maioria das pessoas quando pensam em SEO apenas pensam em “agradar o Google” este é um grande erro pois quem realmente trabalha corretamente com SEO sabe que é preciso pensar no usuário, se você conseguir fazer a otimização pensando no usuário é quase 100% de certeza que você vai agradar o Google também!

Fazer SEO é Importante?

Antes de irmos em frente eu quero ter certeza que você vai entender a importância de aplicar SEO em seus projetos.

A grande vantagem desta estratégia é poder conseguir tráfego gratuito de alta qualidade, ou seja, as pessoas chegam até seu conteúdo sem que você tenha que pagar para isso e o interesse das pessoas no que você tem a oferecer geralmente é bem alto!

É muito melhor do que ter que ficar pagando anúncios no Adwords, Facebook ou em qualquer lugar para conseguir tráfego e a qualidade dos visitantes costuma ser bem maior também.

Eu vou dar apenas um exemplo para você enxergar o potencial e poder do SEO:

Em Julho deste ano meu amigo Jordão Felix lançou o curso dele e eu criei conteúdos e utilizei várias estratégias de SEO para divulgar, o resultado é que ao divulgar o curso Hotmart Experts consegui ganhar R$962,34 em apenas 1 dia!

E boa parte desse resultado eu consegui graças a estratégia de SEO que me ajudou a posicionar vários conteúdos meus sobre o hotmart Experts na primeira página do Google.

Agora que acredito que realmente prendi sua atenção e gerei interesse em você para saber mais sobre SEO vamos em frente..

Como Fazer SEO Eficiente?

Após esta pequena introdução vamos ao “x” da questão, ou seja, como fazer SEO de forma eficiente para conseguir bons resultados de visitas orgânicas em seu site.

Existem 3 pilares que envolvem o SEO e que precisam ser trabalhados para obter bons resultados:

1 – Qualidade do seu site
2 – Qualidade do seu conteúdo
3 – Backlinks

O Google analisa os 3 fatores acima para rankear os sites na busca e cada um destes fatores tem um peso específico. Até uns 2 anos atrás o Google visualizava estes pilares mais ou menos da seguinte maneira:

como-fazer-seo-google

Como você pode ver na imagem acima os Backlinks tinham um peso muito maior do que os 2 outros pilares, ou seja, quanto mais links apontando para um site maior a chance deste site ficar bem posicionado e até conseguir a primeira posição no Google para determinadas keywords (palavras chaves).

Porém com as últimas atualizações do algoritmo do Google este quadro mudou e hoje se parece muito mais com a imagem abaixo:

como-fazer-seo-atualmente

Como você pode ver, hoje o Google “igualou” um pouco as coisas entre os 3 principais pilares do SEO, a importância dada a cada um dos itens está bem similar. E o que isso significa para nós? Que Backlinks não funcionam mais, que não tem peso ou que ficou mais difícil rankear através de Backlinks?

Pelo contrário, agora ficou muito mais fácil rankear bem no Google com links pois você precisa de menos Backlinks para isso já que o peso deste item diminuiu.

Isto significa que se você trabalhar bem a qualidade do seu site e o seu conteúdo, mesmo que tenha poucos Backlinks pode conseguir resultados expressivos e isto vale praticamente para qualquer nicho.

Como Fazer SEO com os 3 Pilares

Se você chegou até aqui, que tal agora aprender um pouco sobre cada um destes 3 pilares?

Ao aprender como trabalhar cada um destes 3 pilares corretamente você terá uma vantagem em relação aos demais concorrentes que não fazem isso e isto poderá te gerar muitas visitas através de tráfego orgânico.

Trabalhando o Pilar 1: Qualidade do Site

Esta é uma das partes mais simples, mas não é por isso que requer menos atenção. Quando me refiro a “qualidade do site” isto envolve tudo relacionado a criação do site, até mesmo a escolha do domínio.

Escolher um bom domínio é fundamental e não deixa de ser uma estratégia de SEO, se você escolher um bom domínio para seu site já vai começar bem, existem pessoas que dizem que o domínio não importa, mas vou deixar algo pra você pensar e refletir a respeito:

“Se você fosse o Google e tivesse que rankear um site para a palavra chave “como fazer lasanha” você iria preferir qual dos dois domínios abaixo?”
1 – supersite.com
2 – comofazerlasanha.com
Em minha opinião o domínio continua tendo peso sim e isto eu tenho visto ocorrer na prática com sites de concorrentes, com meus sites e com sites de alunos meus como o site da Fernanda que conseguiu se posicionar na primeira página do Google para a Palavra chave Jump Emagrece em menos de uma semana e sem praticamente ter conteúdo algum.

Mas esta é apenas uma das coisas que você precisa se preocupar em relação a qualidade/relevância do site.

Outra coisa muito importante é configurar corretamente os links permanentes dentro do WordPress, para que ao escrever os artigos o nome dos artigos com as palavras chaves apareçam no seu link.

Para fazer esta configuração corretamente entre no seu wp-admin vá na opção configurações e depois em Links Permanentes, selecione a opção “nome do post” e salve.

PS: Se você mudar isso num site que já tem vários artigos vai precisar usar redirecionamento devido a mudança de URLs, você pode pesquisar mais sobre isso no Google.

Outro ponto importante é instalar um bom tema e configurar o tema deixando o site com um visual bonito e agradável. Não basta apenas instalar um tema e deixar ele lá de qualquer jeito, gaste um pouco de tempo para configurar o tema e deixar tudo o mais perfeito possível. Sempre que eu instalo um tema eu sigo o seguinte procedimento:

1 – Procuro pelas opções do tema e configuro elas
2 – Vou até os widgets e configuro eles
3 – Vou até os menus e configuro eles

É um procedimento que você pode utilizar para qualquer tema, eu consigo configurar qualquer tema que me chega na mão através destes 3 passos simples.

Por último e muito importante:
NÃO encha seu site de banners, pops e flutuantes.

Assim como os visitantes detestam isto, o Google também não gosta.

Trabalhando o Pilar 2: Conteúdo do Site

Este segundo passo é bem simples também porém a maioria dos “especialistas em SEO” fazem questão de complicar.

Ao escrever um artigo você deve focar em uma palavra chave principal e trabalhar o artigo com objetivo de rankear bem para esta keyword.

Para fazer isso você deve seguir os seguintes passos:

1 – Adicionar a Keyword no título do seu artigo de preferência no início
2 – Citar a keyword no primeiro parágrafo do seu artigo de preferência deixando em negrito
3 – Utilizar variações da keyword dentro do seu artigo
4 – Utilizar a tag h2 na keyword ou variações

Mas atenção eu não estou falando de Keyword Stuffing, ou seja, não estou recomendando que você fique repetindo a palavra chave a cada 3 palavras digitadas e sim em utilizar a keyword de maneira inteligente durante o texto.

Recomendo que você instale o plugin WordPress SEO do Yoast para analisar seus artigos e ver a densidade da palavra chave, se for muito alta você pode ter problema com o Google e através deste plugin você pode conseguir ver isso e editar o artigo para deixar a densidade em um nível ideal.

Atenção: NUNCA use a tag <h1> ( Cabeçalho 1 ) dentro dos seus artigos como opção de formatação!

Por padrão a maioria dos temas para WordPress configuram automaticamente o título do seu artigo para aparecer em <h1> e se você fizer isso no texto do artigo vai aparecer duas desta tags na mesma página, o Google só permite uma tag h1 por página..

Além do texto outra coisa muito importante e que faz toda a diferença em termos de SEO nos artigos é o trabalho com imagens.

Sempre que for usar uma imagem, não suba a imagem com nome padrão que a imagem tem, muitas vezes são nomes com números como 33432432.jpg ou nomes com siglas como img45.jpg, etc.

Se a sua palavra chave for “com fazer lasanha” então renomeie a imagem com a palavra chave para deixar como “como-fazer-lasanha.jpg”. Só após fazer isso suba a imagem e coloque no artigo.

Igualmente importante é dar um título para sua imagem e texto alternativo, sempre utilize a palavra chave e variações para fazer isto.

Isto tudo é o que chamam por aí de “SEO on Page”. Nome chique né?..rs

Pois nada mais é do que fazer um texto bem organizado para ser lido com facilidade pelos visitantes e pelos robôs do Google.

E já que estou falando nisso vou te dar uma última dica:

Pense no Leitor!

Fazer SEO on Page não é apenas seguir as instruções dadas acima, mas principalmente se colocar no lugar do leitor!

Após publicar o artigo visualize ele, comece a ler e veja se o texto faz sentido, se a organização dos parágrafos não está cansativa, se os títulos e subtítulos tem coerência, etc.

Se não estiver bom, então volte pro editor e faça as modificações necessárias, até chegar o ponto de ler o artigo e perceber que a leitura está fácil e agradável. Se o leitor achar o mesmo vai ler até o final sempre e com isso você ganha pontos com os visitantes e com o Google pelo tempo de permanência dos visitantes em seu site.

Trabalhando o Pilar 3: Backlinks

Backlinks são links em outros sites que apontam para seu site, eles podem apontar para a página inicial ou para artigos, cada vez que você recebe um Backlink isto ajuda seu site.

É claro que esta é uma definição bem genérica mesmo porque não basta ter qualquer tipo de link para ter bons resultados.

Para você entender melhor, vamos viajar um pouco no tempo:

Até uns anos atrás era muito fácil de rankear no Google fazendo parcerias de trocas de links, donos de sites criavam uma área de parceiros onde eram colocados links de vários sites e em troca eles também recebiam links nos sites parceiros.

Hoje em dia esta estratégia não funciona mais, aliás mais do que isso, fazer algo assim pode te prejudicar e até mesmo gerar uma punição do Google.

Porém não significa que Backlinks não dão resultados, sinceramente eu já vi muita besteira sendo dita por aí, como por exemplo dizer que o SEO está morto ou que Backlinks não funcionam mais.

Isto tudo é bobagem, o SEO está vivinho e até está mais fácil de obter resultados, o mesmo em relação a Backlinks.

Quando falamos de Backlinks existem dois tipos de links, o link follow que tem o sentido de informar ao Google que aquele link que está sendo referenciado é importante e o link nofollow que diz ao Google para não seguir o link. Mas então…

Links Nofollow Não Servem Para Nada?

Esta é uma das grandes mentiras que tem sido propagada durante os últimos anos. Vi vários “especialistas” dizendo que nofollow não serve para nada, não ajuda a rankear, etc.

Mas o que eu tenho visto é bem diferente disso, tenho visto muitos sites na primeira posição do Google apenas com Backlinks do tipo nofollow e não são sites de autoridade, alguns nem pagerank tem.

Para não ficar só na minha palavra veja abaixo um exemplo:

nofollow2

O site acima está na primeira posição no Google para uma palavra chave que tem uma boa quantidade de buscas em um nicho bem concorrido, ocultei alguns dados para preservar o anonimato do site e da palavra chave deste exemplo.

Ao analisar os Backlinks que apontam para este site encontrei a quantidade de apenas 3 domínios com links apontando para ele, mas o mais incrível é que TODOS são links Nofollow como você mesmo pode conferir abaixo:

nofollow1

Este não é o único caso, vários sites estão conseguindo se posicionar bem apenas com backlinks do tipo nofollow o que vai totalmente na contramão do que os gurus e especialistas tem ensinado por aí.

E não é só isso, o próprio Google diz que links nofollow são ruins. Mas então como explicar esta situação ?

Bom, é mais simples do que você imagina, a maioria dos links com a tag nofollow são links que são gerados de forma automática como links de comentários em sites ou fóruns por exemplo.

Em quase todos blogs que possuem espaço para comentários existe uma opção de informar o endereço do site caso a pessoa tenha um e muitas pessoas acabam deixando os comentários sem moderação, ou seja, os comentários são aprovados automaticamente na mesma hora.

Na maioria dos fóruns as pessoas também podem colocar links na assinatura ou comentar colocando links e o conteúdo aparece imediatamente.

Devido a isto muitos “espertinhos” começaram a colocar centenas a milhares de comentários em fóruns e blogs para tentar rankear bem no Google conseguindo muitos Backlinks, um verdadeiro spam em massa para conseguir Backlinks para os sites.

O Google é claro não gostou nada disso, mesmo porque apesar de toda tecnologia que possuem, mesmo pra eles seria muito difícil identificar quais links deste tipo deveriam receber algum valor e quais deveriam ser ignorados.

Então foi tomada uma atitude muito simples:

como-fazer-seo-backlinks

Se você não entendeu a mensagem acima a solução foi bem simples:

Bastou dizer que os Backlinks são ruins, que links como estes identificados como nofollow não teriam mais poder algum e que as pessoas poderiam até ser penalizadas por ter muitos backlinks nofollow.

E realmente deu certo, todo mundo “comprou” a ideia e hoje quase 100% das pessoas acreditam que nofollow não serve para nada, porém isto está longe da verdade na prática.

Fazer comentários em sites e blogs de autoridade pode te ajudar sim, mesmo sendo links nofollow, eles tem um certo peso e ajudam seu site a se posicionar bem, esta é uma das formas mais fáceis de fazer e conseguir Backlinks.

Por outro lado você não deve abusar, nada de fazer spam de comentários em centenas de sites, fóruns, etc. Basta conseguir alguns poucos Backlinks nofollow em sites de autoridade que já vai gerar um resultado interessante.

Como Conseguir Backlinks com Guest Posts

Outra forma de conseguir backlinks para seu site é escrevendo artigos de guest posts, ou seja, escrever artigos para outros blogs como convidado. É exatamente isto que estou fazendo aqui neste artigo.

Dependendo do nicho que você atua pode ser um pouco difícil de conseguir isso porque muitos donos de sites vão te ver como um concorrente, porém não é impossível, principalmente se você oferecer um conteúdo de qualidade e que tem potencial para atrair visitas para o site onde vai escrever o guest post.

Aqui a dica principal é pesquisar sites do mesmo nicho que o seu no Google pegar os resultados das primeiras 5 a 10 páginas e entrar em contato perguntando se aceitam guest posts ou dizendo que tem um artigo muito bom que pode atrair visitantes pro site e se a pessoa teria interesse de colocar seu artigo lá como guest.

Como Conseguir Backlinks com Conteúdo de Qualidade

Outra forma de conseguir Backlinks é escrever conteúdo de qualidade, faça isso e depois compartilhe seu conteúdo nas redes sociais como Facebook, Twitter,Linkedin, etc.

Se as pessoas gostarem do seu conteúdo podem compartilhar ele e pode acontecer de alguns blogueiros gostarem tanto do artigo a ponto de indicar seu link nos seus blogs ou para seus seguidores.

Conclusão

Fazer SEO para seu site não é algo complicado ou um bicho de 7 cabeças, existem é claro outras coisas que podem ser feitas, mas apenas aplicando tudo que comentei neste artigo você já vai poder obter ótimos resultados.

PS: Existem outros fatores importantes a ser levado em consideração quando falamos sobre SEO, principalmente a questão de análise de concorrência. Se você quiser saber mais sobre o assunto, eu ensino mais a fundo sobre isto no meu Curso Negócio Online na Prática!

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

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27 Comentários

Comentários

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  1. Valeu pelas dicas…

    Muitos fazem bem o SEO interno porém pecam no Externo.

    Eu não sei muito bem, mas parece que os 2 andam juntos um sem o outro há desiquilíbrio.

  2. Nossa realmente muito bom! Mas sabemos que qualidade do artigo não influencia diretamente o SEO, entretanto, retem os visitantes, mas tem vários meios de fazer isso também não é verdade?

  3. Excelente conteúdo Daniel! Sou iniciante em estratégias de SEO e vou aplicar as dicas deste artigo nos meus projetos.

    Pena que o link do curso não funciona mais. Esta com algum problema?

    Parabéns e muito obrigado pela ajuda!

  4. Salve

    Ainda bem que os backlinks estão perdendo a relevância pois é um negócio super chato de se fazer, só tenho duvidas quanto ao conteúdo se realmente tem todo esse peso já li algumas coisas de que não é tão relevante assim.

    um abraço

  5. Definitivamente o melhor artigo sobre SEO que eu já li. Eu também acreditava em vários mitos que foram derrubados aqui. Vou correndo aplicar todas as dicas no meu site.
    Um abraço!

  6. OLA TUDO BEM GOSTEI MUITO DE SUAS DICAS A TEMPOS EU COMPREI UM PACOTE QUE ENSINAVA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET MUITO BOM LI TODO ELE MAS ESTOU TENDO ALGUMAS DIFICULDADES PORQUE LOGO QUE COMPREI NÃO TIVE TEMPO DE ESTUDA-LO E AGORA QUE ESTOU COM TEMPO ESSE PACOTE ESTÁ UM POUCO DESATUALIZADO E NÃO TEM SUPORTE PARA AS MINHAS DUVIDAS VOCE CONHECE ALGUM PACOTE BOM PARA ME INDICAR EU AINDA NÃO GANHEI NEM UM CENTAVO PELA INTERNET MAS LEIO BASTANTE SOBRE ESSE ASSUNTO EM VÁRIOS BLOGS E SEI QUE COM TRABALHO SERIO E DEDICAÇÃO ISSO É POSSÍVEL FICAREI MUITO AGRADECIDO SE ME DER UMA A TENÇÃO

    1. Olá Ademir,

      Amigo, realmente tem muitos cursos que foram vendidos e estão bem desatualizados.

      Hoje em dia tem muitas opções boas de cursos com conteúdo atual e em vídeo, posso citar o próprio curso Método Start do Gustavo Freitas dono deste blog.

      Eu também tenho o meu próprio curso o Negócio Online na Prática, que está citado no fim do artigo ali na parte da conclusão no PS onde tem o link pra ele.

  7. Gustavo, percebi que o meu site estava configurado para estrutura personalizada e fiz a mudança que você surgeri. Porém, como fazer o redirecionamentos de URLs. Não tenho a manor noção. Obrigado

    João Lucena

    1. Olá João,

      Dependendo do número de links em seu site você pode fazer o redirecionamento usando um plugin chamado “redirection” onde você vai configurar o redirecionamento para cada link

      Abraços e sucesso,

      Daniel Grecco

  8. Um dos melhores artigos sobre o SEO que ja li, Adorei as dicas, pude ver que ainda tenho muito que aprender sobre a materia e tenho que fazer algumas mudancas, obrigado pelo artigo Daniel, Abracos