Um dos grandes problemas na internet, e não somente na blogosfera, é a cópia de conteúdo sem permissão, ou plágio. O grande problema desse tipo de prática é que gera conteúdo duplicado na internet e os mecanismos de busca não assimilam isso com naturalidade, pelo contrário, até já escrevi aqui o que o Google faz com conteúdo duplicado em Adsense, Chupadores de textos e as punições do Google e aqui no QCB também já escrevi o artigo Falando sobre plágio, adsense, campanha e como se proteger. As pessoas mais próximas sabem minha opinião sobre o plágio, não concordo, mas também não me preocupo muito. Mas se você criou um conteúdo e ele está sendo copiado discaradamente e sem seu consentimento, você tem todo o direito de não gostar e até mesmo acionar a justiça através da Lei 9.610/98.

plagio, codigo
Imagem: OverMundo.com.br

Se você quer “atrapalhar” os plagiadores, que na grande maioria não querem ter o mínimo de trabalho, basta seguir os passos e colocar esse código que encontrei no deluxe templates em seu blog, que irá bloquear o botão direito do mouse, dificultando um pouco as coisas para o plagiador. Vamos lá:
1. Abra sua área administrativa do Blogger.
2. Vá em Designer – Elementos de página, escolha html/javascript
3. Copie o código abaixo e cole no elemento de página

4. Salve e tente utilizar o botão direito do mouse em seu blog.

Aparecerá a mensagem Não permitido, se quiser outra mensagem basta editar o valor dentro de Var message. Espero que tenham gostado, já estamos utilizando aqui no QCB.

Veja aqui como bloquear a tecla Control C

Outros artigos interessantes sobre plágio:

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

21 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Quero criar um blog mas gostaria de colocar uma foto em branco sobre a outra de forma que quando a pessoa pegar a foto na verdade estará pegando a foto em branco. Como fazer esse detalhe. Pode dar umas dicas? Obrigado.

  2. Você deve ir na área administrativa do blogger.com, ir no menu Design e depois na aba Elementos de página.
    abraço.

  3. Caro Gustavo,

    Concordo em gênero, número e grau com seus argumentos contra o plágio. Quanto ao código para bloquear o botão direito do mouse eu tentei colá-lo no final do template HTML do meu blog/blogspot, pois não consegui identificar o que você chamou de "elemento da página", e não obtive sucesso. Não obstante, obrigado por disponibilizar esses dados para nós, blogueiros iniciantes.
    Grato e sucesso,
    Sérgio

  4. eu não consegui! continua a poder-se copiar! acho que fiz tudo direitinho: copiei o código colei em html/javascript mas não me dá a mensagem a dizer que não pode copiar!
    pode me ajudar?
    Obrigada

  5. Resolvi o problema;

    Fui direto no site Dynamic Drive e copiei o código de lá… aí funcionou… acho que o erro está nos espaços no código que neste blog não aparecem.

    No mais esse blog está de parabéns… é MUITO BOM!!!

  6. Caro Gustavo;

    Fui em Layout, elementos de páginas e adicionei um gadget de opção java/script com esse código fornecido. Salvei mas ainda não funciona. O que fiz de errado?

    Obrigado pelas informações

    CHAGAS

  7. clau,
    obrigado, fico aguardando o código então…quanto ao botão coloquei…não no local que gostaria…rs…
    um abraço e obrigado por lembrar esse detalhe.

  8. Gustavo, depois eu te envio o código para desativar o ctrl+c ctrl+v…pra vc dispobnibilizar pro pessoal que pediu…ele funciona q é uma maravilha…=)

    P.S: senti falta do botão de retweet no novo layout..=/

  9. Obrigada, Gustavo!
    Recebo as atualizações do seu blog e estou sempre por aqui tentando aprender (é que não entendo quase nada de tecnologia! rs).

    Um abraço
    Alessandra

  10. Carlos Chagas,
    desculpe, é que utilizo o Blogger in Draft e é diferente, mas no seu painel do Blogger o caminho é layout,
    um abraço.

  11. Alessandra,
    fique atenta, vou procurar uma solução e escrever um artigo aqui, aconselho que, se ainda não o fez, assine nossos feeds,
    um abraço.

  12. Olá, Gustavo!
    Obrigada pela dica. Já consegui ativar este mecanismo.
    Gostaria de saber se tem como fazer o mesmo (desativar) o ctrl C/ ctrl V, já que este meio é o que as pessoas mais utilizam para fazer as cópias.
    Obrigada
    Alessandra

  13. Não consegui fazer isso no meu blog, a de não permitir que copiem.
    Se puder esclarecer melhor agradeço.