Saber espalhar seus links de afiliado corretamente é a diferença entre sucesso e fracasso!

Esse artigo é um Guest post escrito pelo Rodrigo Faria, empreendedor digital, afiliado profissional e atualmente Analista de SEO na empresa 7Play Digital.

Divulgar link de afiliado é uma polêmica bastante comum dentro das redes sociais, pois cada uma delas tem uma política diferente para esse tipo de prática.

E, esse é o motivo de muitos afiliados não terem sucesso, pois acabam fazendo a publicação de seus links de qualquer maneira, sem tomar o devido cuidado, até mesmo com o público.

Mas, por que os links de afiliado dão tanto trabalho?

Empreendedor Digital: Como Ganhar Dinheiro na Internet de Verdade

O primeiro motivo é que dentro das plataformas esses links são criados para marcar cookies nos dispositivos que clicarem neles, o que os deixa longos e com cara de malware (vamos combinar né?).

Outro motivo que faz os links de afiliado serem rechaçados nas redes sociais é para onde eles levam, na verdade as plataformas não gostam que seus usuários sejam encorajados a deixar a página que estão.

E, finalmente, o principal motivo que divulgar link de afiliado deve ser feito com bastante cuidado, a segurança dos usuários que clicam quando são direcionados para outras páginas.

Se você leu bem os parágrafos acima deve ter entendido que, na verdade, não são bem os links de afiliados que causam ojeriza, mas sim os lugares para onde eles levam.

Quem está no marketing digital há mais tempo sofreu no facebook, em 2014, quando houve uma quebradeira de páginas por conta do excesso de práticas erradas de promoção de produtos.

O algoritmo varreu até mesmo perfis pessoais e não apenas as contas de anúncio, o que deu bastante trabalho para muitos empreendedores.

Desde então a preocupação maior foi com o famoso “bloqueio” de anúncios dentro do face, e começaram a surgir métodos, técnicas, estratégias para vender ali dentro sem perder a conta.

Se você está chegando no marketing digital agora, esse artigo vai te ajudar saber como divulgar link de afiliado nas principais redes sociais, sem correr risco de ter bloqueio ou penalização em seu perfil/conta.

E, para aumentar seu conhecimento, nesse outro artigo eu falo sobre práticas corretas para vender produtos pela internet, vale a pena dar uma conferida.

Como divulgar link de afiliado corretamente na internet

como montar meu proprio negocioComo falei acima a maior preocupação das redes sociais é para onde os links levam seus usuários.

É por isso que atualmente, a maioria das estratégias de vendas indica levar o público para uma página intermediária, ao invés de diretamente para a página de vendas.

Assim, hoje é muito comum vermos links de afiliado nas redes sociais e quando clicamos vamos parar em um artigo dentro de um blog, contendo uma review de produto e lá dentro, os links levando para a página de vendas.

Nesse caso, o problema de captação de informações é do blog em questão, isentando a plataforma de qualquer tipo de problema que o usuário possa ter.

Cada plataforma/rede social tem uma forma de aceitação para colocação de links chamados externos (que tiram o usuário da página), veja os principais casos:

→ Relação de redes sociais de nicho, por ordem alfabética

Facebook

Claro que tenho que começar com o facebook porque é o local onde a maioria dos afiliados que trabalha com tráfego pago, investe.

Ali dentro você não pode colocar o link puro do jeito que pega nas plataformas de produtos, precisa ou encurtar, ou criar postagens que passem por um blog antes, e nesse blog é preciso ter página de política de privacidade, ou o face não aprovará seu anúncio/impulsionamento.

Além disso, alguns tipos de nichos são bem complicados de anunciar ali dentro, como ganhar dinheiro online, emagrecimento e sexualidade.

O motivo é simples: o Facebook não gosta de anúncios que façam promessas falsas, ou que agridam de alguma maneira os usuários.

Sempre que criar uma postagem em fanpage, grupo, ou no seu perfil não coloque o link da plataforma de produtos, crie um blog e direcione o público para lá, e lá dentro faça o direcionamento para a página de vendas.

Pinterest

Atualmente, o Pinterest é considerado uma fonte de tráfego orgânico muito poderosa para quem vende como afiliado, ou precisa chamar visitas para o blog, canal do youtube, etc…

Ele não é uma rede social, mas sim uma plataforma de buscas que trabalha com imagens.

É possível encontrar todo tipo de ideia lá dentro, e ele possui milhões de usuários no mundo todo, e está criando força aqui no Brasil.

Lá dentro os links de afiliado devem ser colocados do jeito que você pega na plataforma de produtos. Não encurte nem camufle os links que colocar no seu board do Pinterest.

Instagram

Não é possível colocar links de afiliado nas postagens, mas dá para colocar na bio.

Se você não possui um blog e costuma enviar o público direto para a página de vendas, é interessante encurtar o link original, tanto para ficar mais “bonito” como também para ser uma forma de contar o número de cliques.

Para deixar a bio mais dedicada ao seu negócio procure deixar seu nicho de mercado bem especificado, pois assim as pessoas saberão do que se tratam suas postagens.

Se você trabalha com mais de um produto em nichos diferentes é indicado criar um perfil separado para cada nicho e seguir com as estratégias de vendas em todos eles.

Twitter

Muitos afiliados usam o Twitter para atrair tráfego para blogs e páginas de vendas.

Ali, além de poder colocar link no perfil também dá para divulgar link nas mensagens que você posta, inclusive enviando direto para páginas de vendas.

Uma estratégia que está ajudando muitos afiliados fazerem vendas lá dentro é responder comentários e colocar o link dentro dessas respostas indicando um curso ou produto para essas pessoas.

Youtube

Para quem tem canal e faz vídeos com frequência a melhor forma de divulgar link de afiliado é usando a primeira linha da descrição para deixar o link (de preferência com um texto âncora e não o link diretamente).

Crie também um comentário e deixe fixado no topo dos comentários, assim poderá deixar outras informações e até mesmo outros links para produtos diversos.

Existem também maneiras de colocar o link clicável no vídeo, mas é assunto para outra postagem.

Seu blog

como vender produtos pela internetSe você tem um blog, CLARO que poderá colocar seus links de afiliado à vontade nele, mas pensando sempre no SEO e regras do marketing de conteúdo é bom usar sempre textos âncora.

Assim, ao invés de usar expressões como clique aqui para saber tal coisa, procure usar expressões dentro do contexto do seu conteúdo, onde o link seja completamente aceitável.

Essa é uma forma de não poluir seus artigos e ainda criar os links de saída que são essenciais para qualquer otimização de SEO.

Considerações finais sobre como divulgar link de afiliado

O marketing de afiliados está crescendo a cada dia, e constantemente mudam as regras para colocação de links de afiliado nas redes sociais e internet.

É importante ficar atento e atualizado quanto a isso para não correr risco de perder sua conta nas plataformas e também não ser penalizado pelos produtores.

Outra coisa que sempre é bom fazer nas suas redes sociais é testar ocasionalmente os links que foram postados, pois se houver alguma página que foi retirada do ar, seus links não ficarão quebrados.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

1 Comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.