Desenvolver uma estratégia de conteúdo que seja eficaz para um negócio não é propriamente uma tarefa simples.

Assim sendo, a grande maioria das pessoas necessita de uma estratégia ou de um plano que os ajude a conseguir efetivamente chegar aos objetivos definidos.

Mas e se lhe dissermos que é possível criar essa estratégia vencedora respondendo a algumas questões? Mais propriamente 10 questões.

Se quer tornar o seu conteúdo melhor e direcioná-lo corretamente para o usuário ideal, continue lendo esta matéria.

Como criar uma estratégia de conteúdo eficaz

Como definir uma estratégia eficaz com apenas 10 perguntas

Nem sempre é simples construir um conteúdo eficaz. Mas, se quer melhorar e não sabe bem por onde deve começar a sua jornada, não se preocupe.

Comece por responder a estas 10 perguntas e vai ver que tudo se irá orientar.

1 – Qual é o seu objetivo

Em primeiro lugar você vai precisar de pensar na marca como uma forma global.

Depois de ter algumas noções nesse sentido, veja que necessidades você tem de colmatar, quais os problemas que precisam ser resolvidos e quais os objetivos a conquistar.

Depois de tudo definido deixe claro quais vão ser os kpi’s que vai querer analisar.

2 – O que tem para vender?

O que é que a sua empresa tem para vender? Que imagem quer transmitir aos seus clientes? Porque é que eles devem comprar de si e não da concorrência?

Estas perguntas vão ajudá-lo a delinear o sucesso.

3 – O que é que os seus clientes querem de si?

Para conseguir criar uma boa estratégia de conteúdos, vai precisar saber o que é que o consumidor procura quando vai ter consigo.

Assim, o conteúdo que produzir irá ser adaptado ao que o leitor quer e não ao que você acha que ele quer. Existe uma diferença significativa nesse ponto.

4 – Qual é a sua história?

Qual é a sua história? Qual a essência da sua empresa? Porque é que faz o que faz? Porque é que o negócio existe?

Conte uma história real aos seus clientes, acredite que o poder do testemunho tem a capacidade de envolver como nenhuma outra forma de comunicação o faz.

Explique ao leitor porque é que ele vai ser melhor depois de comprar o que você tem para vender.

5 – O que é que tem a dizer?

Em que altura é que os seus objetivos se cruzam com as necessidades do público alvo do seu negócio?

Decida quais vão ser os tópicos abordados e concentre-se na produção de conteúdos úteis e originais sobre os mesmos.

6 – Qual o conteúdo para cada etapa do funil de conversão?

Pois bem, é importante saber que em cada fase do funil de conversão o leitor precisa de conteúdos diversificados.

Assim, comece por educar o seu público de forma a que o mesmo vá avançando no funil, e para no fim, conseguir o objetivo final: comprar o que você tem para vender.

7 – Como será distribuído o seu conteúdo?

Quais são os melhores métodos e quais os formatos mais adequados para entregar o conteúdo ao usuário?

Esta análise tem de ser feita de forma criteriosa, não se limitando às redes sociais da moda. Considere sempre outras opções que façam parte da rede de atuação do seu negócio.

8 – Como encontra a sua marca através da pesquisa?

Como vai ser encontrado o seu conteúdo? Rastreie os comentários, veja quais são os hashtags mais usados, analise as avaliações…

Perceba como é que o público vê a sua presença digital, investigue oportunidades e ameaças…

 9 – Já tem um cronograma de trabalho?

Depois de decidir quais são os objetivos, canais de distribuição e tipos de conteúdos, como é que vai colocar os mesmos em prática?

Esta é a fase em que irá definir o seu calendário editorial. Esta vai ser a fase de planear as atividades, escolha de ferramentas de medição, assim como delegar as tarefas para os membros da equipa.

Afinal, muito provavelmente não irá conseguir fazer tudo sozinho.

10 – Medir os resultados

Depois de ter a sua estratégia de conteúdos praticamente toda definida, está na altura de escolher o software que irá utilizar para medir os resultados.

Lembre-se que não serve de nada alcançar muita audiência se depois não vai conseguir fazer vendas. A venda é o colmatar da sua jornada, por isso, tenha sempre em consideração que só depois de analisar é que vai saber o que está ou não a dar resultado.

Agora já sabe por onde deve começar. Não lhe vamos dizer que será fácil. Mas também não é tão difícil como parece, e se for bem executada, esta estratégia irá trazer-lhe resultados excelentes.

O melhor é que depois de feito, o trabalho pode ser utilizado inúmeras vezes…

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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