Nesse artigo vou explicar como configurar um domínio próprio no Blogger / Blogspot e lhe ajudar a analisar qual o momento em que essa mudança deve acontecer. Esse artigo é mais indicado para os blogueiros que querem profissionalizar seus blogs, mas lógico que aqueles que utilizam o blog como um hobbie também podem, tranquilamente, seguir essas instruções.

Para você que deseja ter um domínio próprio em seu blog, assim como fizemos aqui com o Quero Criar um Blog, basta seguir os passos abaixo:

  1. Escolha um nome de domínio e consulte se ele está disponível, para isso você pode utilizar o sistema de consulta de registros disponíveis no UOL Host, basta clicar aqui, você pode utilizar outro serviço também, a escolha é sua
  2. Após escolher o seu domínio e registrá-lo, será necessário fazer algumas configurações no DNS. Essas configurações vão dizer para onde o navegador de internet deverá apontar no momento em que seu domínio for digitado, no nosso caso, precisamos apontar para os servidores do Blogger
  3. Será necessário fazer dois procedimentos, se você não tem familiaridade com essas configurações, o que sugiro é que entre em contato com o suporte da empresa em que contratou o registro do domínio para que eles possam fazê-lo para você. Recomendo que pergunte se eles fazem esse serviço gratuitamente antes de pagar o registro
  4. Segue os procedimentos necessários.
      • 216.239.32.21

        216.239.34.21

        216.239.36.21

        216.239.38.21

    • Crie um registro CNAME para o endereço do seu blog, que deve ser um subdomínio do formato www.seudominio.com.br. Para criar um registro CNAME para o seu domínio com o DNS, associe o seu domínio a: ghs.google.com.
    • Crie registros ‘A’ NAME para o seu domínio sem www (seudominio.com.br)
    • É importante criar registros A para o seu domínio sem www, pois isso permite ao Google redirecionar pessoas que usam o nome do seu domínio sem www (blog.com) para a página do seu blog (www.example.com). Se você não fizer isso, os visitantes que não digitarem www verão uma página de erro. Você deverá criar quatro registros A separados. Você poderá fazer isso no mesmo painel de controle em que acessou os seus registros CNAME. Basta apontar o seu domínio (seudominio.com.br, sem o ‘www’) para cada um dos seguintes endereços IP:

  5. Pronto as configurações de DNS estão terminadas, volto a lembrar, se não tem familiaridade com esse tipo de configuração, peça auxílio ao suporte da empresa que contratou o registro do domínio, pode lhe evitar muitas dores de cabeça
  6. Agora vamos configurar seu blog para abrir com o domínio próprio que acabou de configurar. Acesse a área administrativa de seu blog, clique em Configurações – Publicação e clique em domínio personalizado. Aparecerá uma tela oferecendo o registro do domínio pelo próprio Google, clique em “Ir para configurações avançadas”, coloque o seu domínio (sem o http://), faça a verificação de palavras e clique em “Salvar configurações”, pronto, seu domínio está configurado.

Dependendo, pode demorar até 48 horas para que os servidores de DNS espalhados pelo mundo recebam suas novas configurações, então não fique preocupado se as alterações não funcionarem logo em seguida. Segue alguns outros artigos interessantes escritos sobre o assunto pela blogosfera:

Esse artigo foi baseado no artigo de ajuda do Blogger “Como faço para usar um nome de domínio personalizado no meu blog?” disponível em http://www.google.com/support/blogger/bin/answer.py?hl=br&answer=55373.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo!!!
    Eu tinha comprado um domínio na Rede Host e os caras queriam me combrar R$29,99 para redirecionar o CNAME, isso é um crime!!!! rsrsr.
    O que acontecia era o seguinte, meu site só entrava com o www e sem dava o tal erro que você falou.
    Resolvi meu problema usando o site ZoneEdit, apesar de ser em inglês é bastante fácil e tem várias ferramentas. Com ele também dá para redirecionar emails como [email protected]
    Depois dê uma olhada com mais tempo e posta umas dicas pra galera.
    Até mais.