Nativamente, o Tumblr já possui uma barra de busca, mas é possível removê-la, e utilizar a barra de busca personalizada do Google, além de monetizar essa página.

Se você quiser utilizar a barra personalizada, siga esses passos:

  • Acesse a página da Pesquisa Personalizada do Google. Você pode fazer login se já tiver uma conta do Google.
  • Clique no quadro em azul Criar mecanismo de pesquisa personalizado.
  • Na primeira página de criação, você digitará alguns dados sobre seu blog, selecionará a opção Li e concordo com os termos de serviço e clicará em Avançar. Confira o exemplo abaixo:

  • Ná página 2, você escolhe o estilo da busca, as cores de títulos, links e outras coisas. Note que na parte de baixo da página tem uma barra de busca, que serve de testes. Use-a para ver como ficam suas configuraçoes.

  • Ao clicar em avançar, você será levado à uma página com o código do sistema de busca. Não o copie agora, pois vamos ainda fazer algumas configurações no Tumblr.
  • Vá na página customize do seu Tumblr e clique na aba Theme (vale lembrar que o theme que uso nos tutoriais é o padrão do Tumblr, o Redux).
  • Procure pela tag {/block:HasPages}.  Apague o código que estiver logo em seguida dela, pra remover a busca padrão do Tumblr:

<div id=”search”>

                <form action=”/search” method=”get” id=”search-form”>
                        <input type=”hidden” name=”t” value=”{Name}” />
                        <input type=”hidden” name=”scope” value=”all_of_tumblr” />
                        <input type=”text” name=”q” value=”{SearchQuery}” />
                        <input type=”submit” value=”{lang:Search}” />
                        <div></div>
                    </form>
                </div>
                <div id=”search-scope”>
                    <input type=”radio” id=”search-scope-me” name=”scope” checked onclick=”document.getElementById(‘search-form’).action=’/search'” /> <label for=”search-scope-me” onclick=”document.getElementById(‘search-form’).action=’/search'”>{lang:My blog}</label>
                    <input type=”radio” id=”search-scope-all” name=”scope” onclick=”document.getElementById(‘search-form’).action=’http://www.tumblr.com/search'” /> <label for=”search-scope-all” onclick=”document.getElementById(‘search-form’).action=’http://www.tumblr.com/search'”>{lang:All of Tumblr}</label>
                </div>

  • Agora, pegue o código da barra de busca personalizada do Google, e cole no lugar do código que você apagou, e salve. A barra ficará assim:

Pronto. Se você usa o theme Redux ou outro baseado nele, ficará assim a sua barra de busca. Se você usa um outro theme, o processo é mais ou menos parecido. Você também pode fazer testes, e procurar o melhor posicionamento para a barra.

Se você usa o AdSense, poderá também integrar esse serviço de busca, monetizando também a página da busca.

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

1 Comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.