Agora que o blog já está funcional, o backup já está sendo feito e você já escreveu alguns posts é chegado o momento de se apresentar para a blogosfera.

O melhor caminho, lógico, é através dos buscadores como Google, Yahoo, MSN Search entre outros. Então vamos parar de conversa e colocar o blog para ser indexado pelos buscadores.

Certamente 95% de suas visitas provenientes de buscadores virão do Google, por isso vamos começar por ele. Essa dica é para blogs na plataforma Blogger / Blogspot, se você quer fazer o mesmo procedimento para um blog na plataforma WordPress.org leia o artigo Como cadastrar seu blog ou site no Google.

Vamos a dica então. Acesse o site Ferramentas do Google para Webmasters e digite seu usuário e senha de qualquer serviço do Google. Se você não tem uma conta Google será necessário criar uma. Agora no painel de controle digite o endereço de seu blog e clique em adicionar site. Pronto seu blog já está adicionado no Google, mas para ter acesso a estatísticas é necessário confirmar a propriedade do site. Clique em Verifique seu site e escolha o modo de verificação “incluir meta tag”. Agora copie a meta tag listada a seguir e cole-a no template de seu blog na primeira seção da página, antes da primeira seção ‘< head>‘ .

Para inserir o código no template basta clicar em Layout – Editar html e procurar pela tag citada acima. Depois clique em Salvar modelo, volte ao Google Webmasters Tools e clique em verificar e você será aceito pelo Google como o proprietário do blog.

Agora vamos adicionar um Sitemap. Na frente da url de seu blog clique em adicionar e digite o seguinte caminho após a /

e clique em Enviar sitemap. Desta forma você utilizará seus feeds como um sitemap. Essa pequena dica eu aprendi com o Jhonny Costa do Blog e Web.

Em alguns dias seu blog será indexado e você terá acesso a várias estatísticas como diagnóstico de erros, links recebidos, termos de pesquisa mais comuns, entre vários outros. No próximo artigo vamos cadastrar o blog no Yahoo.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

52 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Opa! Gustavo

    Para efeito de atualização do texto.

    Onde diz: “Agora copie a meta tag listada a seguir e cole-a no template de seu blog na primeira seção da página, ANTES da primeira seção ‘‘ .”

    O correto agora é: “Agora copie a meta tag listada a seguir e cole-a no template de seu blog na primeira seção da página, APÓS da primeira seção ‘‘ .

    Inserindo antes ta dando erro de verificação, o google verifica inserindo após…

    Parabéns pelo blog, sempre consulto seu conteúdo 🙂
    http://coisadegentecuriosa.blogspot.com.br/

  2. Estou com um problema, criei um blog a mais ou menos 2 meses e não consigo encontra-lo nas pesquisas do google. Já fiz toda aquela parte de enviar a url, verificar prioridade e enviar sitemap para o google e até agora nada, se puder ajudar agradeço.

  3. Olha, muito legais as suas dicas, mas me diga uma coisinha…
    Quanto tempo demora para o blog ser publicado. Eu acredito que não estou conseguindo publica-lo me ajude por-favor?

  4. Eu coloquei tudo direitinho, mas meu blog não esta no google, o que esta acontecendo? Será que fiz algo de errado?

  5. Sérgio,
    obrigado pelo comentário. Só gostaria de esclarecer que para indexar seu blog no Google basta somente esse procedimento sim, mas claro que são necessárias várias outras técnicas de SEO (entre uma delas a que citou, mas é apenas uma entre várias outras)para que seu artigos fiquem bem qualificados (leia-se 1ª página) nos resultados de pesquisas para as palavras-chave que deseja.
    grande abraço.

  6. Bom Post. No entanto, para indexar "verdadeiramente" um site ao Google não basta indexar o URL do mesmo ou as páginas no Webmaster Tools. O Google dá muita importância aos links que apontem para o um site, pelo que se um usuário quer que as páginas que fazem parte do site aparecem no Google terá de criar de forma orgânica links que apontem para as mesmas, bem como optimizar as mesmas para terem um bom pagerank.

  7. Oi gustavo, eu criei praticamente todo o meu blog, graças a suas dicas daqui. E estou agora enfrentando problemas na parte da "Verificação" não entendi como tem que fazer, pois eu coloco o código e depois ponho "head" e da que não foi possível verificar o meu blog. Gostaria muito que você me ajudasse! beijos e sucesso.

  8. Muito bom esse post Gustavo, mas se deve colocar o codigo antes de fechar a tag head, mas a minha duvida é sobre o site map eu enviei e de certo e na url indexada aprece assim — o que é isso dah uma força ae!

  9. Legal esse post, mas na verdade se cola o codigo antes de fechar a tag head, mas to com duvida sobre o site map eu enviei e aparece esses dois — na parte de url indexados o que será que hove, dah uma força Gustavo!

  10. eu fiz tudo o que tem no texto, ai coloco o meta code no head do meu blog e clico em verificar, depois disso aparece o painel e não sei de mais nada.
    verifico no google en todas as paginas, até ná ultima e não tem nada.
    o que eu fasso??

  11. olá tudo bem galera consegui por a tag no blog mas a parte do sitemap não to achando aonde por o seguinte endeteço tom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=200 se alguem puder me ajudar eui agradesço

    abraços

  12. @Um tal de Kal-El: No link existente no artigo você poderá tirar sua dúvida.

    Obrigado pelo comentário,

    Abraços!

  13. Muito interessante, mas vc explica pela metade, talvez pq vc saiba fazer! Oq é criar um sitemap?

  14. ja tinha feito isso mas comfirmei tudo

    e entao?? se aparecer o relaorio das pesquisas é porque ja tou indexado ??

    entao como é possivel aquilo que o outro site dise??

    que disia que meu blogu nao estava indexado nas pesquisas???

  15. @Vitor,
    estar indexado no google é uma coisa, aparecer nas primeiras páginas da pesquisa é outra. aconselho que leia um pouco sobre SEO em blogs e depois comece a fazer os procedimentos estudados,
    um abraço.

  16. Obrigado Gustavo… Aguardei e em menos de 24 hoaras me informaram que minhas páginas estão no indice do google… Mas entrei no google e, ao fazer a pesquisa, não consigo encontrar meu site… O que pode estar acontecendo?

  17. @Vitor,
    o Google leva um tempo para isso, verifique novamente em alguns dias, se continuar o problema refaça todo o procedimento,
    um abraço.

  18. na pagina principal do ferramentas para webmasters do google, dizem que meu site ainda não está indexado.. por quê?

  19. @SpecTrading: Por se tratar de problema com os códigos é importante que refaça os procedimentos para voltar a aparecer os vídeos.

    Obrigado pelo comentário,

    Abraços!

  20. Show de bola, mandou muito bem, fiz esse procedimento, ainda estou engatinhando no blogger, alterei o layout dele e agora não aparece mais os videos do youtube na pagina principal, sera que teria como me ajudar?

    Grato.

  21. @O show do momento é aqui: As alterações apenas não são salvas quando há algum erro no código. Sugiro que refaça os procedimentos novamente.

    Esperamos seu retorno,

    Abraços!

  22. amigo estou tentando como vc havia dito antes do head , mas esta dizendo que não foi possivel salva o modelo , eu copie e colei certo o que eu fiz de errado ? brigadão se me ajuda.

  23. poxa! muito obrigada pela ajuda… eu como futura jornalista preciso de um blog nee?
    heheh
    obrigadaaa

  24. @Jhonny,
    espero encontrar ainda outros bons assuntos como esse em seu blog,
    um abraço e sucesso pra você também.