Um dos problemas graves que encontramos ao criar um blog na plataforma WordPress.org são os comentários de spam. E aqui não estou falando dos “blogueiros” que fazem um comentário simples só pra deixar no final aquela velha frase “passa no meu blog”. Estou falando de sistemas automatizados que saem por ai criando milhares de comentários em blogs. No GF Soluções, por exemplo, já passei por isso em 2008 e escrevi o artigo abaixo.

No artigo dava como solução moderar os comentários, já que o Akismet estava com problemas naquele momento em meu blog, que depois resolvi. Recentemente fiz uma reinstalação no GF Soluções e voltou a ter um bombardeio de spam nos comentários, que não estão sendo publicados, já que em todos os meus blogs os comentários são moderados antes de serem publicados (apesar de 99% do spam ser detectado eficientemente pelo Akismet).

Como acabar de vez com o spam em seu blog WordPress.org

spam, wordpress, plugin, captcha

O Marcos Lemos do Ferramentas Blog escreveu um artigo muito bem detalhado sobre a instalação e configuração do Akismet, e esse é um dos passos para se evitar que o spam seja publicado como um comentário válido, já que ele bloqueia 99% dos comentários considerados spam e dificilmente erra numa avaliação.

Outra solução é moderar os comentários. Essa solução vai além da simples publicação de spam nos comentários, mas também evita que comentários que não tem relação com o artigo, ou que contém ofensas ou palavras de baixo calão, sejam publicados sem o seu consentimento. Eu modero os comentários em todos os meus blogs, e um dos motivos está no artigo abaixo.

A solução que proponho nesse artigo é um plugin de Captcha. Claro, muitos vão reclamar que isso irá afastar os que realmente querem comentar, e afasta mesmo. Mas esse plugin que encontrei tem um diferencial, ele só irá solicitar o Captcha se identificar uma atitude suspeita, ou seja, se ele desconfiar que você não é humano, ele irá solicitar que o captcha seja preenchido.

Como instalar o plugin Conditional Captcha for WordPress

O plugin que estou utilizando se chama Conditional Captcha for WordPress e o que ele faz é acrescentar, se detectar que não é um ser humano que está fazendo o comentário, um campo de Captcha, ou seja, terá que ser digitado um resultado de uma expressão para que o comentário seja aceito. Vamos a instalação e configuração.

  1. Para instalar o plugin automaticamente acesse o painel administrativo de seu blog
  2. Acesse o menu Plugins – Adicionar novo
  3. Digite na caixa de pesquisa Conditional Captcha for WordPress e clique em pesquisar plugins
  4. Na minha busca ele foi o primeiro, clique em instalar agora e siga os passos de instalação, como qualquer outro plugin
  5. Após a instalação, ative o plugin
  6. Vá no menu Plugins – Conditional Captcha e clique nele
  7. Nas configurações padrão, mudei apenas em “When a CAPTCHA is not completed correctly:” onde marquei “Trash the comment”, ou seja, o comentário considerado spam irá para a lixeira (fiz isso pra verificar se o plugin realmente está funcionando e se ele está barrando apenas comentários de spam mesmo), mas se quiser deletar diretamente o comentário, escolha a próxima opção “Delete the comment permanently”
  8. Clique em Update settings e pronto

Conclusão

Agora é só verificar por alguns dias se o plugin está fazendo o trabalho dele. Comigo verifiquei que realmente está funcionando, então já coloquei pra deletar diretamente os comentários de spam, evitando que eu tenha trabalho manual com essa tarefa.

O que achou dessa dica? Vai utilizar o plugin em seu blog? Deixe sua opinião, ou dúvida, nos comentários.

Crédito da imagem: Boa Dica

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ja acompanho o site faz um tempo e gosto muito das dicas publicadas e algumas ainda não coloquei em prática.

    Algumas ja coloquei em prática e outras vou colocar em prática no meu novo projeto.

  2. Amigo Gustavo preciso de sua ajuda se você puder me ajudar.
    Estou com problemas no meu akismet sabe. Não sei se foi alguém ou não mas não consigo comentar em blogs que tem o akismet com meu site ganhar dinheiro na internet. Ele barra o comentário, as vezes ele joga comentário na pasta spam direto ou nem grava comentário. Eu dei uma lida e parece que o akismet tem uma lista negra de sites barrados e talvez o meu esteja nele, como faço para tirar meu site de lá? Olha eu nunca fiz spam eu sempre faço comentários pertinentes na internet e antes eu comentava normal nos blogs e agora não consigo mais. Estou muito chateada com isso já entrei contato com akismet mandei o que estava acontecendo e nada foi resolvido..