O objetivo do Quero Criar um Blog é ajudar pessoas a alcançar o sucesso. Não um sucesso passageiro, mas algo duradouro. Por isso resolvi tirar algumas lições da derrota do Brasil pra Alemanha ontem e te mostrar como é possível chegar ao sucesso e permanecer lá.

Primeiro quero deixar claro que esse artigo é voltado para pessoas que querem fazer a diferença na sua vida pessoal e principalmente, na profissional. Então não vou admitir nos comentários brincadeiras com o resultado da partida de ontem. Se você quer fazer isso, existem vários artigos em blogs de humor. Procure um e faça seu comentário.

Dito isto, posso então voltar minha atenção para o que realmente importa pra mim e pra meu público. Vamos aprender algumas lições com essa derrota e mudar a postura. O Brasil foi atropelado pela Alemanha no futebol. Que triste. Principalmente para os mais novos e inexperientes. Minha filha mais nova (11 anos) me disse… “Pai… que tristeza. Era minha primeira copa que eu entendia o que estava acontecendo. E perdemos desse jeito?”

Disse a ela que era apenas um jogo de futebol e que amanhã ela já estaria melhor. E é assim mesmo. A vida continua e isso não vai influenciar a vida dela. Nem positiva, nem negativamente. Era só um jogo de futebol.

Mas alertei minhas duas filhas sobre o jogo da vida. E mostrei que o brasileiro mediano tenta levar a vida real da mesma maneira que no futebol. E vou explicar isso melhor nesse artigo. Espero realmente te ajudar a mudar seu pensamento, sua cabeça. Se você já pensa assim, certamente já é um sucesso no seu segmento, ou o será em breve.

4 lições que um blogueiro pode aprender com a derrota do Brasil pra Alemanha

Como o QCB tem o foco em blogueiros e pessoas que pensam em começar um negócio online com foco em blogs, as lições serão voltadas para os blogueiros, mas tenho certeza que se encaixam em qualquer profissão.

4 lições que um blogueiro pode aprender com a derrota do brasil pra alemanha

1- Planejamento

A Alemanha tinha um planejamento que começou antes da copa do mundo de 2006 e apesar de trocar alguns jogadores e o técnico, o planejamento não foi alterado.

O Brasil não teve planejamento. Por isso mesmo trocou diversas vezes de jogadores durante a preparação e inclusive de técnico. E o que mudou? Nada.

Quer ter um blog de sucesso? Quer alcançar o que os probloggers já alcançaram? Faça um planejamento. Não acredite que você vai chegar a algum lugar sem um planejamento, apenas contando com a sorte. Planejar é traçar metas e objetivos que o leve ao lugar desejado.

É ter absoluta certeza do que você é capaz (e do que não é). É traçar planos alternativos pra sair de situações que você não esperava. E acima de tudo é estar pronto pra tudo que possa acontecer.

O Quero Criar um Blog começou em 2009 como um projeto nada ousado. O que eu queria era apenas mostrar as pessoas como criar um blog, assim como eu estava criando o meu (GF Soluções). Mas eu tinha um planejamento. Sabia muito bem o que queria com esse projeto. Com o tempo a blogosfera mudou, as pessoas que chegam a procura de criar um blog também. E eu revi meu planejamento. Diversas vezes nesses últimos anos. Por isso o Quero Criar um Blog e o Gustavo Freitas ainda estão por aqui sendo referência.

Não viva do passado nem das glórias (ou derrotas) que você já teve. Viva o presente, se planejando sempre para o futuro.

2- Não procure culpados

A Alemanha perdeu a chance, em 2006, de ser campeão em casa. Ficou na terceira colocação. Eles não ficaram procurando culpados. Não procuraram desculpas. Eles tinham um planejamento e fizeram adaptações a esse planejamento. Buscaram entender o que tinham feito de certo e o que tinham feito de errado.

Sempre que o Brasil perde não assume a culpa. E isso em qualquer esfera. Fora do esporte a culpa é dos portugueses que nos exploraram por séculos, depois dos americanos, depois dos chineses, depois dos… a lista é imensa. E no dia a dia o brasileiro médio está sempre procurando os culpados. Não existe uma auto análise. Não existe o assumir a culpa. E se não assumir a culpa, como julgar o que deu certo e o que deu errado pra mudar apenas o que deu errado no planejamento? O foco nos próximos dias será buscar e apontar os culpados. Comissão técnica, jogadores…etc.

Se você quer sair da média, se quer ser um sucesso no nicho que atua, precisa assumir que, se algo deu errado, a culpa é sua. Essa é a primeira lição que ensino no Método Start. Se algo deu errado, a culpa é SUA. Se você não faz isso, não evolui, pois é bem mais confortável colocar a culpa nos outros, sentar e ver a vida passar.

Assumindo a culpa, as energias são direcionadas para a solução do problema e não para a busca de culpados. Foque sempre em resolver os seus problemas, em rever o planejamento. Em aprender com os erros, mas também aprender com os acertos.

3- Talento

A Alemanha não é uma seleção que prima pelo talento individual. Eles tem bons jogadores, alguns bem acima da média, mas não são considerados os melhores, principalmente se comparados a Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Iniesta… Mesmo assim tem uma seleção que é considerada uma das melhores da competição. Como é possível? É simples. Só talento não é o bastante. Eles tem planejamento, dedicação nos treinamentos e uma preparação bem executada.

O Brasil se agarra no talento. Somos o país do futebol (que mentira…acompanhe o campeonato nacional da Alemanha e você verá que eles são muito mais fanáticos que nós… Na Inglaterra existe infinitas divisões no campeonato nacional). Então tudo será realizado pelo talento, já que todo dia nasce um novo craque no Brasil. A grande maioria aceita isso como verdade e se perdemos, algo aconteceu… o craque se machucou, ou amarelou, ou não estava num bom dia (lembra dos culpados… das desculpas…).

Quer ser diferente? Quer fazer sucesso na internet? Então aprenda que APENAS talento não é o suficiente. Você precisa de outras qualidades. Você precisa entender seus pontos fortes para explorá-los e seus pontos fracos para fortalecê-los.

Você pode ser o melhor no que faz, mas isso não é o suficiente pra conseguir se estabelecer no seu nicho de atuação. Existem muitos blogueiros profissionais (Alemanha?) que sabem que não são os mais talentosos no seu nicho e por isso se preparam, se planejam e se qualificam pra fazer algo diferente e surpreender sua audiência. Pense nisso.

4- Amor a pátria

A Alemanha (como nação) foi destruída na segunda guerra mundial. Foi dividida em duas (Ocidental e Oriental) em 1945 e se transformou numa nação com um peso de um holocausto e uma derrota mundial sobre os ombros. Isso teria destruído muitas nações. Mas eles conseguiram dar a volta por cima e hoje são a maior economia da Europa e a quarta maior do mundo. Eles tem um verdadeiro amor a pátria e não somente a uma seleção.

O Brasil não foi invadido em guerras, não tem conflitos com vizinhos e mesmo assim não consegue se mostrar como uma potência econômica. E isso em parte é culpa nossa. Lembra da lição de não procurar culpados? Cada um assuma a sua parcela de culpa. Vimos na copa mais uma demonstração de amor a pátria ou de amor a uma seleção de futebol? Cantar hino a capela? Que amor a pátria… E quando essa seleção perde, o amor a pátria acaba e vira baderna e quebra-quebra.

Quer ter sucesso com um blog ou um negócio online? Comece tendo amor a pátria. Ame o Brasil. O país e não um time de futebol. Isso pode fazer muita diferença para as gerações futuras. Mostre seu amor ao Brasil nas urnas. Mostre o seu amor ao Brasil nas suas atitudes diárias. Seja honesto e não se corrompa. Não fure filas, não peça favores em serviços públicos e sempre exiga o mesmo das pessoas que você ama e respeita.

Ainda podemos fazer muito pela nossa pátria. E isso não começa nas altas esferas da política, começa na sua casa, no seu comportamento diário, como pessoa e como patriota. Começa nas atitudes e na opinião que você emite no seu blog e no seu negócio online.

conclusão

Espero que as lições passadas aqui sirvam pra você melhorar como blogueiro, mas também pra melhorar como pessoa e cidadão brasileiro.

Se tiver algo a acrescentar, fique a vontade. Afinal qual a sua percepção e que lição você tira dessa situação, do ponto de vista do aprendizado do blogueiro?

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

23 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Como disse Scolari: ” Deu pane na equipe”. Acredito que a convocatória resultou no desfecho final. Com certeza houve pouco planejamento. Espero que em 2018 vençamos a Copa do Mundo.

  2. 4 Pontos bem abordado. Acho que o 3 item é um dos mais importantes. Nós brasileiros temos que aprender lhe dá com erros, e fazer desses erros uma vitoria, mas ainda falta muito pra isso acontecer.

  3. Olá, Gustavo.
    Muito boa a sua reflexão. Parabéns!
    A maturidade nos traz não apenas visão diferenciada e tranquila mas, domínio para desempenhar todas as etapas de um trabalho e assim, espero realmente que essa histórica partida de futebol entre Alemanha e Brasil sirva de lição para muitos. Gostei!

  4. Muito interessante e bem explicado. Confesso que quando vi no meu e-mail antes de vir aqui, pensei comigo; mas o que tem a ver uma coisa com a outra? E aqui vi que tem tudo a ver sim. Muito interessante. Obrigada

  5. Uau esse foi realmente um post de respeito. Conseguiu agregar bem a situação em si do Futebol, do comportamento das pessoas, da Alemanha e mesmo assim levar isso ao mundo dos blogs.

    A parte que consegue me incomodar ainda mais é essa 4, não existe isso de amor aqui, é tudo uma ilusão. Tanto que tem gente que torcia para Alemanha, só pelo modelo da camisa O.o. Onde isso faz sentido, certo?

    Agora é fazer nossa parte e tentar pelo menos ensinar realmente a geração que temos controle 😉 e levar para nossos blogs as lições tb!

  6. Ola Gustavo, tudo bom?

    Muito bem colocado os 4 pontos, e como disse não se aplica somente a blogueiros, mas para vida das pessoas como um todo. Saber se posicionar corretamente em situações de crise, e criar soluções melhores a cada dia é o dever de cada um de nós seja no futebol, em uma gerra fria ou na gestão de um negócio digital.

    Parabéns, mais uma vez um excelente artigo.

    Abs

  7. Olha, muito proveitoso o seu artigo, é isso mesmo, temos que ter amor ao Brasil e não a um time de futebol, e que o exemplo da Alemanha sirva para todos nos, precisamos evoluir muito, educação, saúde, infraestrutura e etc e não esqueça de pensar muito bem antes de elegermos nossos governantes. Vote certo!!!

  8. É verdade. Até das situações mais negativas podemos aprender e aplicar essas experiências na nossa vida diária. Tiro então como conclusão ter sempre como exemplo a aquele que faz as coisas com seriedade, esforço e dedicação. E a blogosfera não é diferente, não. Um abraço!

  9. O ponto 4 foi bem interessante. Além da 2ª Guerra, a Alemanha sempre foi palco de batalhas e conflitos desde os povos germânicos, ô terrinha pra ter briga é aquela lá, e mesmo assim hoje os caras estão como potência econômica mundial. O brasileiro tá precisando largar esse carma de perdedor, de “não tem jeito mesmo, sempre foi assim” e aproveitar esse clima pra aprender com os alemães a se reerguer e amar sua pátria (não a seleção de futebol do país).
    Abraço!

  10. Olá Gustavo,
    Excelente o seu texto, reflete como as pessoas medíocres pensam (infelizmente, o Brasil está repleto desse tipo). Eu vejo que em nosso país as pessoas torcem para que tudo dê certo, ao invés de agir e colocar a mão na massa e isso seria uma outra lição que podemos tirar, que vai de encontro com as demais lições que você passou.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente artigo. Grande abraço e sucesso sempre!

  11. Olá Gustavo, tudo bem?
    Realmente a derrota de ontem no futebol nos ensina muita coisa em nossas vidas. Poderíamos citar outras lições, mas acredito que você frisou certamente aquelas que estão mais ligadas ao compromisso com o nosso próprio sucesso dentro de qualquer carreira, online ou offline. Já morei em Santa Catarina, Joinville, e conheço muito bem a seriedade do povo alemão quanto aos negócios, nada de “jeitinho brasileiro”. Ficará para sempre este aprendizado. Ótima postagem, forte abraço.
    Jan Carle