A plataforma Tumblr vem crescendo muito no Brasil e está sendo bastante utilizada por jovens e designers para postar frases e textos sentimentais e trabalhos e projetos, respectivamente. É uma plataforma excelente que, devido ao seu crescimento a equipe do Tumblr decidiu que deseja abrir um escritório no Brasil. (Saiba mais sobre essa idéia do escritório do Tumblr no Brasil). O Tumblr é útil para criar qualquer tipo de blogs, não apenas para postar seus sentimentos ou trabalhos, como citei acima. É uma plataforma que nos oferece muitas vantagens, principalmente para quem esta iniciando ou deseja criar um blog pessoal. Neste artigo, vou apresentar as vantagens de utilizar a plataforma Tumblr para criar e gerenciar seus blogs.

Artigos relacionados:

Como publicar automaticamente no Tumblr via RSS Feeds
Como migrar um blog no Tumblr para WordPress
As mudanças ocorridas no Tumblr

Vantagens da plataforma Tumblr

Templates de qualidade: são inúmeros os temas disponíveis gratuitos e qualificados para quem tem um blog no Tumblr. A opção de personalizar o tema de acordo com os seus gostos mudou e ficou mais fácil para você fazer pequenas alterações. Se você possui conhecimento em HTML e CSS poderá criar seu próprio tema ou fazer alterações em templates existentes.

Recursos próprios: o Tumblr possui recursos diferentes e que não existe em outras plataformas de criação de blogs, mas que são parecidos com algumas redes sociais. O recurso reblogar é bastante parecido com o Retuitar, do Twitter e Compartilhar, do Facebook. Através deste recurso você compartilha um post de outro blog, sem tirar os créditos do criador. Outro recurso bacana do Tumblr, é conhecido como Note, no qual se parece com o Curtir, do Facebook e Favoritar, do Twitter. Você ‘curte’ aqueles posts mais interessantes e poderá ajudar outros blogueiros.

Fácil interação com as redes sociais: com algumas mudanças que o Tumblr realizou, a interação com as redes sociais ficaram melhor. Além de você poder compartilhar todos os seus posts automaticamente em suas redes sociais como o Facebook e Twitter – tem que configurar para ativar o compartilhamento – agora é possível você adicionar seus usuários e, automaticamente o Tumblr vai gerenciar um link, alguns com ícones, de suas redes sociais.

Simples e competente: o serviço é bastante simples. Você não terá complicações para criar uma conta, blog, escolher tema, fazer configurações, criar post com vídeos, imagens, áudios e textos. Além de ser simples, é bastante competente. Dificilmente você terá problemas com o serviço, como por exemplo o risco de perder sua conta por inatividade, falhas do servidor, entre outros.

Como já citei em outros artigo que escrevi sobre o Tumblr, vou dizer aqui novamente. É uma plataforma excelente e que está crescendo muito (vai até montar um escritório no Brasil) e isso pode ser importante para quem tem ou pretende ter um blog na plataforma. Você poderá utilizar a plataforma como diversos outros tipos de blogs/sites. Seja um portfólio, blog profissional, pessoal, entre outros.

Procure conhecer mais a plataforma e, se for o caso, crie um blog apenas para você ir conhecendo e pegando facilidade no uso. Futuramente a plataforma vai se tornar uma grande potência e até lá você já vai está familiarizado com o mesmo.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu acho o tumblr super legal, às vezes é até melhor que o Blogger em certos pontos.
    Gostaria de saber se há alguma forma de migrar do Blogger para Tumblr.
    Obrigada antecipadamente ^^

  2. Essa plataforma ainda não conheço, espero explora-la um dia desses. Fez bem escrever o artigo para o pessoal se interessar também, no entanto o WordPress e o Blogger são nota 10.

  3. O Tumblr é uma ótima plataforma, fácil de usar, e esse escritório no Brasil já veio tarde. Eu, que tenho blog de paternidade, criei também um Tumblr só de pais e filhos como suporte 
    http://paiseamor.tumblr.com/ , e aí uma plataforma ajuda a outra na divulgação. Comigo, o retorno está sendo bem legal.
    Agora quero só ver como que esta rede vai lidar com o crescimento do Pinterest, que na minha opinião é um Tumblr com a possibilidade de organizar as imagens em “álbuns”, o que achei muito bacana 🙂

  4. Olá Felipe, tenho notado que a plataforma de criação do Tumblr tem crescido muito no Brasil como você mesmo citou. Isso me remeterá a criação de um blog teste na plataforma para poder passar informações aos leitores de meu blog. Adorei o artigo e com certeza só me instigou a criar uma conta na plataforma.

    Abraços, Arlindo Armando

    1. Arlindo Armando, obrigado pelo seu comentário.

      Acompanho seu blog e vejo que fala sobre metablog também. É de suma importância passar informações sobre essa plataforma para seus leitores, pois existem muitas pessoas dentro da mesma e que são viciadas.

      Fico feliz por ter gostado do artigo.

      Abraços, Felipe Santos.