O Tumblr é uma plataforma de blogs quem vem em grande ascensão em nosso país. O serviço é muito utilizado por desginers, que postam seus trabalhos, e adolescentes, que compartilham textos e imagens. Mas, se você deseja criar um blog para escrever sobre assuntos diversos, opiniões, entre outros, vai gostar deste artigo, pois, através do mesmo, vim apresentar as mudanças que ocorreram no Tumblr. Apesar de ter um tempo que ocorreram, ainda não encontrei um artigo que falasse sobre essas mudanças.

Antes de mais nada, se você não sabe o que é o Tumblr ou possui um blog e gostaria de conhecer melhor a plataforma, apresento alguns artigos que já foram publicados no Quero Criar um Blog, sobre esta plataforma que está crescendo cada dia.

O que é Tumblr – primeiros passos

Praticidade – o ponto forte do Tumblr

10 templates grátis para o Tumblr

Como monetizar seu blog no Tumblr com o Google AdSense

As mudanças do Tumblr

Não foram mudanças tão exageradas, mas foram mudanças de suma importância que, antes de ocorre-las, deixava o serviço bastante fraco, para quem deseja criar um blog de qualidade e bem visitado.

A principal mudança do Tumblr, ocorreu na parte de edição de temas, que recebeu alguns recursos muito bons e mais facilidade na hora de editar um tema. Vejamos agora, as principais mudanças e recursos integrados no editor de temas do Tumblr.

Sistema de comentários: uma das desvantagens do Tumblr, era no sistema de comentários, que não existia. O único recurso que tínhamos, era instalar o Disqus, sistema de comentários gratuito e excelente para blogs. Agora, com essas mudanças, não é necessário mais instalar, por fora, o Disqus. Você só deve possuir um conta no serviço e colocar seu login no seu Tumblr que o serviço será instalado. Alguns temas disponibiliza o sistema de comentários do Facebook.

Redes sociais: outra mudança que ocorreu no Tumblr, foi na divulgação de suas redes sociais. Agora, basta você colocar seus nicknames em seu template que o Tumblr gera, automaticamente, ícones indicando os leitores para a suas redes sociais. Os leitores poderão compartilhar facilmente os artigos publicados em seu blog, o Tumblr disponibilizou botões para compartilhar conteúdos nas redes sociais, igual o que você encontra no final de nossos artigos, aqui no QCB.

Alterações de fontes, cores e imagens: De acordo com o tema que você escolher, você poderá trocar as cores, fontes e imagens de seu blog facilmente. Em alguns temas é possível também, que você troque a logomarca, colocando uma de acordo com seu gosto. Poderá também, trocar o fundo do seu blog, o cabeçalho e muitos outros.

Escolher temas por categoria: antes, o Tumblr oferecia duas categorias diferentes para a escolha de um tema. Free e Premium (Gratuito e Pago). Agora você poderá escolher entre temas Free, Premium, Duas colunas, Uma coluna e diversos outros.

Google Analytics: Adicionando o ID de sua conta no Google Analytics, você poderá analisar todas as estatisticas do seu blog facilmente.

Opinião Felipe Santos

São mudanças muito importantes que vão mudar o jeito das pessoas ‘olharem’ para o serviço. Antes eu não gostava muito do Tumblr, devido a falta de muitos recursos. Recursos esses que foram adicionados, como o sistema de comentários, compartilhamento em redes sociais, edição fácil de temas e muito mais. Acredito que o serviço só está ‘começando’ em nosso país. Tem muito a crescer e melhorar. Daqui alguns anos veremos gente escolhendo entre Blogger, WordPress e Tumblr para iniciar seus projetos, apesar de que, na minha opinião, nenhuma outra ultrapassará o WordPress. Então, se você deseja criar um blog, com objetivos de divulgar seus trabalhos, independente de qual seja, utiliza o Tumblr, pois é um serviço de muita qualidade.

Acesse www.tumblr.com e crie seu blog.

Não deixe de seguir o QCB no Twitter, assinar nosso Feed e curtir nossa página no Facebook, para ficar por dentro de nossas atualizações e novidades.

Deixe seu comentário!

O que acha do Tumblr? Gostou das mudanças? Você utiliza o serviço? Deixe sua opinião em relação as mudanças que ocorreram e sobre o serviço.

 

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Gustavo,

      É uma plataforma muito boa e, quem sabe, não cresce o mais rápido possível e se tornar uma plataforma mas visível para gerenciar blogs avançados. Posso estar exagerando, mas é uma plataforma que desejo que cresça e melhore muito mais.

      Obrigado pelo comentário. Abraços.