Você já percebeu como as visitas caem nos últimos dias do ano (alguns dias antes do natal). Saiba que em janeiro as visitas também vão continuar fracas, pelo menos para a maioria dos nichos. Como estamos em época de férias escolares, muitos pais aproveitam essa época para também tirar férias do trabalho e isso leva a uma queda nos acessos a internet. Em órgãos públicos, nessa época, 30% dos funcionários saem de férias.

Esse artigo foi escrito, originalmente, em 29 de dezembro de 2010 e atualizado em 26 de dezembro de 2017.

Se você tem um blog profissional, perder visitas é sempre um grande problema. Mas nessa época não tem jeito, as visitas vão mesmo diminuir, então o que fazer? Nesse artigo vou te mostrar o que você pode fazer com o seu blog no período de férias.

O que fazer com o blog no período de férias?

Essa é a pergunta que quero responder nesse artigo. Vou te passar o que tenho feito nessa época para manter ou melhorar meus resultados durante o ano. Estou trabalhando com blogs desde fevereiro de 2008 e já passei por isso algumas vezes. Na primeira vez preciso confessar que quase tive um avc Smiley piscando .

1- Esqueça tudo. Tire férias

férias

A primeira dica é a mais inusitada. Aproveite esse momento para também tirar uns dias de férias. Se você, como eu, trabalha em tempo integral com seus negócios online, aproveite para tirar umas férias. Viaje, saia de casa, veja os amigos, se divirta.

Isso vai te ajudar a começar o próximo ano de maneira mais relaxada e, acredite, com novas ideias de negócio que vão te levar para o próximo nível.

2- Aproveite para estudar

estudar

Aproveite esse tempo de poucas visitas para estudar. Leia alguns livros da sua área, faça aqueles cursos que você adquiriu durante o ano e só assistiu algumas aulas, assista alguns vídeos da área no youtube (aproveite para conhecer o meu canal clicando aqui), faça um curso de extensão, etc.

O importante é se qualificar ainda mais para começar o ano com o foco no objetivo. Eu mesmo tenho muito conteúdo gratuito que pode lhe ajudar a se aperfeiçoar aqui no Quero Criar um Blog e também no Gustavo Freitas.Net.

3- Trabalhe no seu blog

Aproveite o período de férias para organizar seu blog. Ou não!

Se você quer mesmo trabalhar no seu blog nesse período, você pode aproveitar para sair na frente da concorrência no próximo ano conquistando novos posicionamentos nos mecanismos de busca e novos visitantes que ainda não conhecem seu blog, tudo depende da estratégia que irá adotar. O importante em um negócio online (do qual o blog é uma parte) é sempre pensar e traçar estratégias pensando a médio e longo prazo.

Você pode aproveitar esse período de várias maneiras, vou citar algumas, mas não sã as únicas e se tiver alguma dica, por favor, deixe nos comentários para complementar o artigo.

Reformular o layout do blog

Você pode aproveitar esse período para finalmente fazer aquela faxina no blog. Principalmente no layout. Aproveite para desenvolver uma nova logomarca para seu blog, criar uma identidade visual e colocar os widgets necessários.

Para saber o que deixar no layout você pode começar verificando o que os blogueiros do seu nicho priorizam na sidebar. É um bom começo.

Outra dica é, se ainda não tem, colocar um template profissional no seu blog, voltado para a conversão. Um template que uso e indico é o Conversion WP do Jair Rebello. É esse template que estou usando nesse momento no Quero Criar um Blog e em vários outros blogs que tenho. Ele é um tema totalmente customizado e tem um preço muito baixo para a sua qualidade.

Depois que comecei a utlizar esse tema, minha conversão em novos leads em minhas listas de e-mail teve um aumento significativo. Recomendo muito esse template do Jair.

Reescrever os artigos antigos

Se você está há algum tempo trabalhando no blog, certamente aperfeiçoou muito sua maneira de escrever artigos. E talvez seja interessante analisar alguns artigos escritos no começo do blog. Eu já fiz muito isso. Para ser totalmente sincero com você acabei de fazer isso com esse artigo. Esse artigo está baseado em outro que tinha escrito em 29 de dezembro de 2010.

Eu pensava apenas em divulgar o artigo nessa época, mas quando o li, vi que estava totalmente desatualizado para a realidade dos blogueiros atualmente. Isso pode acontecer quando você tem um blog com mais de 8 anos e com mais de 1.100 artigos publicados.

Ao atualizar os artigos, você pode também melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, ou então manter o bom posicionamento por mais algum tempo.

Escrever novos artigos sobre assuntos relevantes para o nicho

Você pode aproveitar esse período para se dedicar exclusivamente a publicar novos artigos com assuntos relevantes, focados na solução de problemas do seu nicho e sair na frente de sua concorrência, que estará de férias.

Quando as visitas retornarem, você terá saído na frente e pode ter conquistado posições importantes que vão te gerar milhares de visitas a mais a seu blog e negócio online.

Implantar ou aperfeiçoar a estratégia de e-mail marketing

Se você ainda não tem uma estratégia de e-mail marketing para seu blog, esse é um momento propício para se dedicar a isso. Aprenda a criar uma estratégia de e-mail marketing e avance nessa área.

Se você já tem a estratégia implantada e não está tendo os resultados esperados, esse é o momento de parar tudo e analisar o que está dando certo e o que está dando errado. Pode ser necessário criar novas páginas de captura e fazer alguns testes A/B.

Para isso eu recomendo fortemente o plugin Squeeze WP que também é de autoria do Jair Rebello. Apesar de ter começado como um plugin para criação de páginas de captura, hoje esse plugin é completo, sendo possível criar com ele páginas de webinar, de vendas e de lançamentos de infoprodutos. Esse plugin tem uma versão gratuita na qual já se pode criar várias páginas de captura de grande impacto. Eu uso somente ele em todos os meus projetos.

Recomendo também que baixe meu e-book grátis sobre criação de títulos de e-mail marketing para aumentar a taxa de abertura de seus e-mails.

Com esse pequenos passos seu negócio de e-mail marketing já vai dar um salto, te garanto.

Construa ou melhore sua presença nas redes sociais

Seja tráfego orgânico ou pago, você precisa ter uma estratégia para conseguir tráfego nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Então se ainda não tem nada por lá, comece a trabalhar para mudar essa realidade. Aprenda mais sobre tráfego orgânico de páginas de fãs no Facebook e Facebook Ads e coloque em prática.

Conclusão

Esse artigo tem como finalidade te ajudar a definir o que você pode fazer de melhor para você e seu blog no período de férias que vai do final de dezembro ao mês de janeiro. Cabe a você agora escolher entre tirar férias, estudar ou focar na melhoria do seu blog e negócio online.

Muito do que foi falado aqui, você pode encontrar no Clube do Marketing Digital nas aulas dos cursos disponíveis por lá, por APENAS R$29,90.

→ Quero conhecer o Clube do Marketing Digital

E você, o que pensa em fazer nesse período de férias? Deixe sua ideia nos comentários, compartilhe seu conhecimento!

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

15 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ja está mais do que provado que o blog é uma maravilhosa ferramenta de crescimento pessoal, profissional, geração de autoridade e vendas. O ponto é que manter um blog organizado é trabalhoso e com isso muitas pessoas não se colocam nessa jornada. Essa dica de usar as férias para organizar o blog é fantástica Gustavo, mas o ponto é: Quantas pessoas de fato vão fazer isso? Gratidão pelo conteúdo top!

  2. Ótimas dicas e de muito valor Gustavo Freitas. Adorei as duas últimas. Vão ser de grande ajuda para o meu planejamento.

    Grande abraço
    Warlley

  3. Excelente artigo Gustavo!
    Eu costumo aproveitar esses periodos fracos para descansar e para planear com calma o proximo ano. É importante também por vezes acalmarmos um pouco para não ficarmos esgotados.

    Aqui o importante é não entrar-mos em stress com a queda de visitantes e olhar para isso como uma coisa normal num negócio digital!

    1 grande abraço e um bom ano para ti e para todos os leitores do Quero Criar Um Blog

    Nuno

  4. Ótimas dicas, Gustavo! Eu estou aproveitando as férias, para estudar os cursos do seu Clube do Marketing Digital.
    Aproveito neste momento, para parabenizá-lo pelo seu Clube. Está excelente!
    Muito obrigado!
    Mais sucessos e felicidades para você.
    Abraços!

  5. Olá Gustavo,

    Realmente a época das festas de fim de ano e o mês de janeiro são marcantes pela queda nas visitas do blog. É o momento que podemos aproveitar a situação para melhorar tanto nós mesmos (a dica das férias foi top) quanto o nosso trabalho. E por que não aproveitar para começar um trabalho novo? O importante é utilizar esse tempo da forma mais inteligente possível.

    Grande abraço e um Ano Novo pleno de sucesso a você!

  6. OLÁ, Gustavo
    Muitas dicas, todas ótimas. A que mais gostei foi essa, pq estava procurando ” Eu mesmo tenho muito conteúdo gratuito que pode lhe ajudar a se aperfeiçoar.” Eu quero e preciso me aperfeiçoar. Se puder dê uma passada no meu site rendananet2015.wordpress.com pára ver como estou indo.obrigada pelos e-mails, videos e dicas. Muito sucesso