Enquanto muitos blogueiros lutam para colocar seu conteúdo na rota dos leitores, outros o escondem. Mas como? Já deve ter acontecido com você. Você chega há um blog, principalmente vindo do Google, e não encontra o que estava procurando, então tem uma grande idéia, vou procurar no blog, talvez esteja em outra página. Que surpresa, o blog não tem uma caixa de pesquisa. Ai você volta para o Google frustrado com aquele blog.

Como evitar que isso aconteça? Simples, coloque uma caixa de pesquisa no blog. É fácil. Abra a área administrativa do Blogger / Blogspot e clique em Layout. Clique em adicionar um Gadget, caixa de pesquisa, dê um título para sua caixa de pesquisa, selecione nas Guias somente Este Blog. Em visualizar faça um teste e se tudo estiver correto clique em Salvar. Pronto, seus leitores não sairão mais decepcionados de seu blog. Você pode também colocar uma caixa de pesquisa do Google Adsense e ganhar pelas pesquisas, veja no artigo como colocar uma caixa de pesquisa do Google no blog.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu também não achei, até pesquizando o gadget não encontro como caixa de pesquisa… dica em como colocá-la por html?

  2. Oi, Gustavo.

    Obrigado pela resposta. No entanto, esse gadget não aparece mesmo em minha lista. Acabei colocando a caixa adicionando um código a um gadget de HTML.

    Valeu!

  3. @Adelson e @Edu Marques, o nome é mesmo Caixa de Pesquisa e aparece aqui no meu blogger como o segundo da lista.

  4. Olá, Gustavo!

    Dica bem interessante. Só não consegui encontrar este gadget na lista. O nome é mesmo Caixa de Pesquisa?

    Obrigado e um abraço!

  5. @opandegoendiabrado,
    a grande maioria dos blogueiros esquecem desse pequeno detalhe e perdem visitantes por isso,
    um abraço.

  6. Eu tenho notado esta deficiência em diversos blogs. E incrível como uma organização mais elaborada, limpa, fácil, pode aumentar as visitas e fidelizar leitores.