Se um blogueiro iniciante ou já com alguma experiência quer que seu blog tenha relevância na internet, precisa ter em mente alguns elementos que os leitores valorizam bastante, como um bom conteúdo e um visual agradável, entre outras coisas. E como ninguém é uma “ilha” na blogosfera, e nem recomendo que seja, é muito importante também interagir com outros blogueiros, o que torna importante o hábito de se comentar em outros blogs. Mas no que efetivamente isso pode ajudar? Será que pode ser tão bom assim?

As amizades na blogosfera podem trazer, além de amigos, claro, várias oportunidades que podem lhe render ações que beneficiem seu blog e sua vida profissional na internet. Confira uma lista desses benefícios:

 

  • Aumento de tráfego para seu blog

Ao deixar um comentário, deixe também um link com o endereço do seu blog. Você pode usar mecanismos como o OpenID, ou colocar manualmente sua URL no campo indicado.  Se o seu comentário for interessante e relevante ao assunto postado,  poderá despertar a curiosidade de alguns leitores, gerando mais visitas, principalmente se o blog em questão atuar no mesmo nicho que o seu.

 

  • Consolidação de parcerias

Além de despertar o interesse de outros leitores de outros blogs, um comentário bem redigido e com ideias relevantes pode também chamar a atenção do dono do blog que você comentou. Isso já aconteceu com o meu blog, o Caixa do Junior. Firmei ótimas parcerias que acabaram sendo interessantes, não só pra mim, mas como para os parceiros também.

 

  • Convites para guest posts

Essa é talvez uma das melhores formas de divulgação de blogs, muito melhor até do que simplesmente ficar apenas trocando links, até porque todos os envolvidos saem ganhando. Um guest post é um convite que um blogueiro faz a outro para que este escreva um artigo como convidado, podendo ser do mesmo nicho ou não. Um ponto de vista diferente num blog serve como complemento de ideias, agrada o leitor, enriquece o blog com conteúdo, e ajuda a divulgar o blog do convidado. Viu? Todos saem ganhando.

 

  • Convites para ser colaborador

Quando se começa a por em prática essas ações anteriores, passa a existir uma grande chance de acontecer um convite para publicar com frequência em outros blogs, a chamada colaboração, que também pode ser, dependendo do porte do blog, remunerada. Mas é preciso salientar também que tudo isso se alia ao conteúdo do seu próprio blog. Se ele não for bom o suficiente, não adianta todos esses esforços. E mesmo uma colaboração em pequenos blogs pode ajudar a espalhar o link do seu blog, gerando mais visitas a ele.

Enfim, mesmo que você não tenha tempo de se dedicar à essas ações, tire pelo menos uma hora por semana, ou pegue um fim de semana pra isso. Não encare como uma obrigação, e sim como um ato prazeroso.

Você verá como a troca de experiências com outros blogueiros pode ser enriquecedora, não só pra te trazer mais relevância ou visitantes, mas também pra adquirir novas amizades.

 

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Oi, Boa dica hem,!
    Estou trabalhando muito também para ter resultados, e comentar em outros blogs ajuda muito mesmo.
    Pouco entendo dessas trocas de liks naturalmente, e no seu artigo pude entender um pouco mias. Obrigado pela dica!
    abraços.

  2. Olá, muito bom artigo, aliás como todos deste site que têm sido muito úteis na criação do meu próprio blog. Uma dúvida sobre remuneração de colaboradores:
    existe alguma lei que regulamenta isso? ou apenas o porte? se eu monetizar meu blog e convidar alguém pra escrever um guest post, preciso ou não pagar? Abraço e parabéns pelos textos.

    1. Olá, Rodolfo

      Olha, isso vai depender muito.
      Não existe uma lei específica. Alguns portais ou grandes e médios blogs, que trabalham como pessoa jurídica, pedem pra que seus colaboradores emitam nota fiscal, mas não é regra. As vezes apenas um recibo é pedido.
      Se você monetizar seu blog e quiser pagar um colaborador, fica a seu critério. Alguns blogueiros colaboram em troca de divulgação.

      Por fim, não sei se é possível no Blogger, mas no WordPress é possível individualizar programas de afiliados, fazendo que cada um dos colaboradores trabalhem com o que acharem melhor.

      Abraços.

  3. Olá !!

    Excelente postagem !
    Escrevi a 2 dias um artigo sobre como esta interação traz ótimos resultados não só para a visibilidade do blog, como também, nos enriquece com feedbacks e de brinde, ainda ganhamos amizades e participações de qualidade.
    Comentando em outros blogs podemos ter idéias, outras visões de determinado assunto , sem dúvidas vamos enriquecer nossos textos e melhorar a maneira de se expressar, enfim, os benefícios são muitos.
    Como meu blog só tem alguns meses, me empenhei neste aspecto para trazer as pessoas até ele, já que não entendo nada de Seo ( por enquanto ) e não estou bem colocada nos motores de busca, e posso garantir que o resultado é impressionante !

    Parabéns pela iniciativa de compartilhar estas dicas incríveis que com certeza irão ajudar a muitos !!
    Um enorme abraço !

    1. Oi Samanta

      Que bom que gostou, e obrigado por compartilhar seu artigo também.
      Quanto às técnicas de SEO, dá uma procurada aqui no QCB que tem dicas também.

      Abraços.

  4. oi Júnior

    Ótimo artigo. Eu como comentarista assídua de blogs já pude ter todos estes benefícios, mas pra mim o maior dos benefícios é a amizade que se constroi nessa relação entre blogueiro e comentarista, além disso é possível aprender bastante com com a opinião de outras pessoas.

    Quando abrimos a oportunidade para que as pessoas comentem e damos um retorno positivo a elas naturalmente que elas voltam pro seu blog, te citam nos blogs delas e ainda continuam te lendo e comentando, isso traz uma grande realização enquanto blogueiros porque assim percebemos que o leitor está curtindo o que escrevemos.

    Espero que as pessoas possam perceber que ser blogueiro não é somente publicar artigos em seu blog, ser blogueiro é se envolver na blogosfera, participar, interagir, divulgar, compartilhar, criar um blog é só um passo diante de muitos que temos pela frente.

    Um Abraço.

    @anakint