Estamos bem próximos do carnaval.

Já se pode sentir uma diminuição nas visitas nos blogs e a tendência é que isso aumente e só voltemos ao normal após a quarta-feira. Não é segredo pra ninguém que durante um período de festa popular como é o carnaval, pouca coisa acontece de efetivo na internet. Você pode aproveitar esse tempo para realizar algumas tarefas já que, dependendo do seu nicho, não é produtivo publicar conteúdo nesse período.

Claro, você também pode aproveitar esse período para sair da frente do computador, o que recomendo. Mas se, por vários outros motivos, você terá que ficar em frente ao computador, nesse artigo vou relacionar 7 tarefas que você pode executar em seu blog no período de carnaval.

Mas não irei abordar apenas o blog, mas você também como blogueiro. Então se o seu blog já está otimizado com as tarefas que irei sugerir, você pode aproveitar o tempo e realizar as tarefas relacionadas a você, blogueiro. Capacitação nunca é demais, principalmente em nossa área.

1- Reescreva seus artigos antigos

Já falei a respeito dessa tarefa. É muito importante para o blogueiro reler seus artigos depois de certo tempo e, se necessário reescrever o conteúdo. Procure por erros de português, palavras-chave que não foram utilizadas e insira links para outros artigos sobre o assunto que escreveu posteriorment. Isso pode ser útil em muitos casos, um exemplo prático. Você escreveu um artigo ensinando como “instalar o WordPress 3.1” e agora a versão é a 3.2. Mesmo que nada tenha mudado de uma versão para outra, o interessante é você reler o artigo e alterar onde está 3.1 por 3.2. Claro que existem vários outros exemplos

2- Analise as estatísticas e planeje novas estratégias

Essa é uma tarefa que toma tempo e um período como esse pode ser o tempo ideal para analisar as estatísticas do blog e, em cima dessas estatísticas, planejar novas estratégias de ação para o blog. Você terá dados suficientes para saber o que deu certo, e o que não deu, desde o último planejamento. Quais estratégias devem ser continuadas e quais devem ser abandonadas. Você terá também dados para planejar os próximos passos.

blogs no carnaval

3- Pense em novas ideias

Seus visitantes, por mais fiéis que sejam, estão sempre em busca de novidades na blogosfera. Então esse momento pode ser aproveitado pensando em novoas ideias, em novas seções para o blog. Novos conteúdos podem surgir durantes essas ideias e é importante que você tenha em mãos (ou no computador) uma maneira de escrever tudo que pensar e depois poder colocar em prática as que realmente poderão dar os resultados esperados.

4- Crie uma nova identidade visual para seu blog

Esse feriado prolongado também pode ser utilizado para que você crie uma nova identidade visual para seu blog. Se você entende de ferramentas de design e criação de templates esse pode ser o tempo que você precisava para sentar, pensar e colocar a criatividade em prática. Crie uma nova logomarca, um novo template, mude as cores do blog e faça o mesmo com o perfil do Twitter, a página de fãs do Facebook e outras mídias relacionadas a seu blog. Fizemos isso recentemente aqui no QCB e é sempre uma surpresa para os leitores.

5- Escreva novos artigos e programe a publicação

Você pode aproveitar o feriado para escrever novos artigos e programar a publicação deles para após o feriado. Isso lhe dará oportunidade de escrever artigos com calma e sem a pressão de escrever no mesmo dia que irá publicar. Você poderá revisar o conteúdo várias vezes para evitar erros de português e digitação e melhor o texto. É uma ótima prática ter um conteúdo pronto para publicação em outro dia. Tanto o WordPress quanto o Blogger possuem a funcionalidade de programas artigos para uma data futura, então basta utilizá-las.

6- Faça um curso de aperfeiçoamento ou profissionalizante

Esse tempo pode ser aproveitado também para que você faça um curso profissionalizante e/ou de aperfeiçoamento. Existem vários cursos gratuitos pela internet e de qualidade que podem lhe ajudar a desenvolver habilidades que não tem ou que podem evoluir. Pode ser necessário, em alguns casos, investir em cursos pagos e nesse momento o Cursos 24 Horas é uma boa escolha, pois possui cursos com custo entre R$20,00 e R$60,00. Algumas sugestões de cursos que você pode fazer:

7- Acesse outros blogs de seu nicho, leia os artigos e deixe comentários

Você também pode aproveitar o feriado para acessar outros blogs de seu nicho, conhecer novos blogueiros e seus conteúdos e ainda deixar comentários relevantes nesses artigos. Essa pequena tarefa pode lhe ajudar a conhecer outros blogueiros de seu nicho e seus estilos de escrita, estreitar laços de amizade com esses blogueiros e ainda conseguir novos visitantes para seu blog. Mas como? Quando você comenta, deixa no formulário seu nome, e-mail e URL. Se você faz um comentário relevante em um artigo bem visitado as chances de conseguir novos visitantes para seus artigos é grande. Mas não cometa a gafe de colocar a url de seu blog dentro do espaço reservado para os comentários e nem de apenas deixar um comentário genérico como “Bom post”. Se não tiver nada pra acrescentar ao artigo, não comente!

Conclusão

Volto a dizer o que já falei no início do artigo. Se você puder, saia da frente do computador nesse período e vá se divertir um pouco com a família e amigos. Mas se não puder, siga alguns desses passos e aproveite o tempo para melhorar seu blog.

E você, qual a tarefa que gosta de executar em seu blog quando tem bastante tempo livre (feriado)? Deixe sua opinião nos comentários e vamos criar um debate sobre o assunto (Lembre-se da tarefa 7).

Crédito da imagem: O borga

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

20 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. SER BLOGUEIRO INICIANTE TALVES NAO SEJA O MAIOR PROBLEMA,MAS SIM O EVITAR QUE OUTROS VEJAM SEU BOLG POIS ESTÁ INSEGURO QUANTO A MANEIRA COMO ESTÀ TRABALHANDO POIS NAO SABE O QUE É (CEO). VALEU PELA ARTIGOS DICAS DE CEO QUE LI E POR AJUDAR COMO FAZER AGORA NO CARNAVAL!!!PARABENS

  2. É uma época ótima para comentar em outros blogs. Sempre faço isso em ocasiões como essa e o resultado é uma chuva de comentários após o feriado!

    Abraços Gustavo!

  3. Olá, Gustavo!

    Gostei da tira do item 2! Acaba sendo a realidade de muitos de nós, blogueiros.

    Como amanhã será um dia normal de trabalho para mim, o Carnaval será apenas um “feriadinho”, então estou aproveitando-o para fazer uma folia diferente: estou justamente visitando os blogs que acompanho e comentando os artigos interessantes – como este seu.

    Mas, também é uma época importante para descansar e carregar as energias. Afinal, ninguém é de ferro (nem nós, blogueiros, como muitos visitantes imaginam. risos).

    Um abraço!

  4. Olá Gustavo, acho que o ponto mais importante seria o primeiro. Reescrever artigos antigos é algo que muitas vezes queremos fazer em dias normais, mas por muitos motivos nem sempre é possível. O Carnaval é um ótimo feriado para colocarmos os artigos antigos dentro da otimização correta novamente.

    Abraços, Arlindo Armando

  5. Concordo que devemos nos divertir Gustavo, estou com férias aqui mas vou aproveitar para melhorar o blog, esse artigo é um dos melhores que já li seu, bem organizado e simples de se entender, um abraço parceiro, fica bem.

    1. Rafael,
      já escrevi vários artigos nesse sentido, mas confesso que nos últimos meses havia pouco tempo pra se elaborar esse tipo de artigo. Espero poder me dedicar mais aqui no QCB com artigos mais elaborados.
      Abraço e sucesso.

  6. Gustavo que post perfeito para esse feriadão!!!! Parabéns !!! Eu vou ficar em casa e vou dividir meu tempo com teu post, meu blog e minha falmilia. Com oganização dá pra fazer tudo, basta ter foco e concentração. Eu gostei de todas as dicas e de muitas sugestões que vc deixou, mas a de reescrever os posts antigos achei o máximo… Muito obrigadaaa!!! Valeu…

  7. Obrigado pela dicas, Gustavo. Vou aproveitar esse período de “férias” para escrever mais posts e agendá-los. Bom, pelo menos vou tentar. Já que minha família vai passar o carnaval aqui em casa…

  8. Muito bom o artigo, eu mesmo não vou viajar e queria ficar melhorando meu blog e eu mesmo com blogueiro, mas não vai ser possível porque tenho provas bimestrais após o carnaval. Ser um blogueiro adolescente é difícil.

  9. Ainda não sei se ficarei em casa. Mas, sempre que fico aproveito o tempo livre para melhorar meus blogs. Quando estou sem vontade de criar algo novo vou procurar ler, assistir, etc. conteúdos que possam me ajudar.

  10. Acho que o título poderia ser complementado por “para você que vai ficar em casa” porque eu que vou acampar com minha namorada estou dispensando essas dicas, hahahaha abraço xará…

    1. Gustavo Castro,
      rsrs… Como disse no início do artigo, o ideal é que aproveite esse período para sair e se divertir. Mas se, como eu, isso está fora de cogitação no momento, nada melhor que aproveitar o tempo para trabalhar no blog.
      Abraço e boa viagem.