Criar um blog de sucesso não é uma tarefa fácil.

Você precisa escrever artigos de qualidade, definir um nicho para seu blog, não fazer plágio, respeitar seus visitantes e, principalmente, aqueles que comentam em seu blog.

Você ainda precisa aprender, nem que seja o mínimo, sobre a plataforma que utiliza, no nosso caso o Blogger. E mesmo fazendo tudo, e muito mais, talvez ainda não consiga alcançar o sucesso com seu blog.

Muitos fatores contribuem para o insucesso de um blog, como conteúdo de má qualidade, conteúdo plagiado, template com cores extravagantes que dificultam a leitura, poucos artigos publicados e a pura e simples falta de visitantes. É desse ponto que vou tratar hoje.

Hoje vou compartilhar 5 dicas para aumentar o número de visitantes em seu blog, mas claro que para isso acontecer ele vai precisar ter conteúdo de qualidade e os demais requisitos citados no primeiro parágrafo.

  1. Divulgue seu blog nas redes sociais – Se você ainda não possui perfil nas principais redes sociais você precisa saber Como se apresentar nas redes sociais. Redes sociais como diHITT, Linkk, Rec6, Facebook, Orkut, entre outras sempre trazem visitantes para seu blog. Preencha seus dados e divulgue seu blog no perfil. O Blogger agora possui ícones para envio rápido para algumas dessas redes, se o seu blog ainda não possui esse recurso clique aqui e saiba como implementá-lo. Existem dezenas de redes sociais, então sugiro que leia o artigo Como divulgar seu blog – Parte II (GF Soluções) antes de escolher em quais irá investir seu tempo. Um aviso, gerencie seu tempo disponível nessas redes, pois o intuito é o sucesso do seu blog e a internet pode atrapalhar o sucesso de seu blog.
  2. Divulgue seu blog no Twitter – Se ainda não possui um usuário no Twitter veja aqui como criar e configurar seu Twitter rapidamente. Uma dica simples é preencher sua Bio e colocar a url de seu blog, assim seus seguidores saberão que você possui um blog e poderão visitá-lo. Utilize o Feedburner ou o TwitterFeed para enviar seus artigos automaticamente para o Twitter. Leia aqui 10 dicas para conseguir mais seguidores no Twitter. Cuidado com o envio de links, não exagere, ou pode ser confundido com spam e ter o efeito contrário.
  3. Comente em outros blogs usando o OpenID – Se você possui um blog na plataforma Blogger e faz comentários em outros blogs utilizando seu perfil do Google seu blog não é destacado e ao clicar no link o visitante é direcionado para seu perfil e não para seu blog. Isso não é interessante. Veja aqui como comentar utilizando o OpenID.
  4. Crie um formspring – Criamos um formspring do QCB para responder a perguntas relacionadas a plataforma Blogger e temos tido um retorno surpreendente com essa plataforma de perguntas e respostas. Respondemos as perguntas, geralmente, mostrando artigos em nosso blog onde as respostas podem ser encontradas. Se não temos ainda a resposta indicamos outros blogs que possuem ou então escrevemos um artigo sobre o assunto, ou seja, ainda serve para termos novas ideias para artigos ou indicarmos ótimos blogs. Veja aqui Como criar um formspring. Confira aqui as últimas respostas que demos no formspring.
  5. Otimize seu blog para os buscadores – Não da para sobreviver somente das visitas oriundas das 4 primeiras dicas, é necessário que seus artigos sejam indexados pelos buscadores (leia-se Google) o mais rápido possível, para isso é necessário otimizar o blog, trabalhar com SEO, escrever artigos com palavras chave direcionadas, entre outras dicas. Aconselho que faça o Curso de SEO gratuito do Seo Master leia os artigos que já publicamos sobre SEO aqui no Quero Criar um Blog.

E você, tem alguma dica interessante sobre como aumentar o número de visitantes de um blog? Talvez queira compartilhar conosco nos comentários. Até o próximo artigo.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom o seu blog… Sou novo nesse mundo de blogs, e o seu tem muitas dicas para novatos! Está de parabéns!

  2. não faltou…rs…dihitt, rec6 e linkk são agregadores de conteúdo, mas obrigado pela dica,
    abraços.