Esse artigo é um Guest Post escrito por Luis Ribeiro. Se você também quer escrever um guest post no Quero Criar um Blog entre em contato através do formulário de contato.

Criar um blog é fácil, rápido e gratuito, tornar um blog relevante é outra história. Muitas vezes as pessoas investem tempo e até dedicação em projetos que não decolam e isto pode ser frustrante. Então para aqueles que desejam iniciar a construção de um blog, separei 5 dicas que considero fundamental para obter o sucesso no empreendimento.

1. Escolha um nome atrativo e simples

O nome do blog é importante pois ele é marca que você irá trabalhar. Observe as empresas como elas investem em suas marcas e como isso é levado a sério nas organizações. Um blog não é diferente, ele precisa ter um nome sugestivo e fácil de lembrar, isto ajuda muito em longo prazo. Se o seu blog é pessoal, nada mais sugestivo que ele tenha o seu nome e aqui quero dar uma dica valiosa sobre isso. Quando criei meu blog eu queria colocar meu nome que é Luis, mas obviamente os domínios com as extensões .com e .com.br já estavam registrados, então, apelei para um domínio alternativo: www.luis.blog.br, se esse for o seu caso, faça o mesmo.

2. Escolha um tema em que tenha conhecimento

Escrever sobre futebol é para quem ama futebol, acompanha os campeonatos, conhece o nome dos principais jogadores, etc. Se você, como eu não aprecia muito futebol não é uma boa ideia arriscar nesta área. Muitos focam em nichos mais lucrativos, eu penso que deve ser focado em nichos onde você domina mais e consequentemente terá condições de produzir conteúdos mais relevantes.

A regionalização também é uma boa estratégia, ou seja, escrever sobre a sua cidade, seu bairro, estado ou a região que você mora. Veja nesta seção assuntos focados em serviços públicos do Estado de São Paulo, este é um bom exemplo pois fica na região de atuação do autor.

3. Invista no layout

Se você não é designer de interfaces não tem problemas, mas procure comprar ou usar algum layout de qualidade, ainda que gratuito. A qualidade de um blog também está associada ao projeto gráfico dele.

4. Crie uma pauta semanal ou mensal

Não adianta começar um blog com muita euforia e dentro de alguns meses ele ficar estacionado porque você não tem mais o que escrever. A culpa disso chama-se falta de pauta, em outras palavras, planejamento. Use uma planilha do Excel para relacionar assuntos que você gostaria de tratar, observe se esses assuntos são únicos ou se é possível desdobrá-los em vários assuntos e assim por diante.

5. Invista em relacionamento

Construir um blog sozinho não é fácil, por isso é importante criar relacionamento com leitores e outros blogueiros. Isto pode ser feito com a ajuda do Twitter, Facebook, entre outras ferramentas. A internet funciona melhor quando o círculo de relacionamento aumenta e a contribuição faz parte do espírito quem trabalha conectado.

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. ÓTIMAS dicas para quem pretende iniciar um blog, mas também para quem já tem um, gostei muito das dicas sobre tem uma pauta semanal e sobre ter conhecimento no tema em que pretende escrever,
    Abraços.