Quando comecei a trabalhar com blogs, em 2008, não fazia a menor ideia de como as pessoas chegavam até meus artigos. E naquela época as informações estavam mais espalhadas que hoje. Aos poucos fui entendendo e cheguei ao tal de Search Engine Optimization (SEO).

Aos poucos fui entendendo que existe dois tipos de informação sobre SEO e defini rapidamente o que me interessava. Existe o SEO Professional e o SEO Blogger. Calma não saia por ai pesquisando mais sobre o assunto, pois acabei de inventar esses termos e só eu posso te explicar.

SEO Professional

Eu chamo de SEO Professional a pessoa que estuda SEO para levar grandes empresas a ter resultados com SEO. Ele é especialista em ajudar e-commerce, grandes empresas e, por que não, grandes blogs e páginas de venda de infoprodutos a chegar ao topo, a liderar seu nicho.

Esse tipo de pessoa investe muito na sua carreira em cursos presenciais e online e testa muitas ferramentas disponíveis no mercado, a maioria paga.

SEO Blogger

Eu chamo de SEO Blogger a pessoa que estuda SEO para uso pessoal. Geralmente para alavancar as visitas de seu blog (ou vários blogs) e, dificilmente faz cursos presenciais e online que custem muito caro. Ele não encara o SEO como uma profissão, mas como um meio de levar sua verdadeira profissão ao sucesso.

Ele pode até fazer serviços para terceiros, mas apenas para ganhar um dinheiro para ajudar nas despesas e não como algo que ele pense em fazer em grande escala.

Eu sou um SEO…

Eu defini que o meu seria o SEO Blogger, e a partir daí pude ir em busca de conteúdo que realmente me ajudou a levar meu negócio online ao topo. Principalmente meus blogs. Esse é meu negócio principal e não trabalhar como SEO Professional.

3 erros básicos que você está cometendo com o SEO do seu blog

3 erros básicos que você está cometendo com o seo do seu blog

Agora que você já sabe que tipo de SEO eu pratico, posso relacionar 3 erros básicos que você está cometendo com o SEO do seu blog. Se não está cometendo esses erros, parabéns, você é um SEO Blogger. Esses erros são de iniciantes no SEO, então se é um iniciante e comete um ou todos os erros relacionados, não fique triste.

1- Não usa um tema responsivo

A cada dia que passa o acesso a internet via dispositivos móveis cresce assustadoramente. Muitas pessoas nunca tiveram contato com a internet em um computador, para você ter uma ideia do panorama. Se o seu blog não usa um tema responsivo, a navegação nele é muito complicada para esse tipo de pessoa, e ele vai evitar seu blog.

Para te ajudar a resolver esse problema, sugiro que leia o artigo “4 dicas simples de SEO para otimizar seu blog para os dispositivos móveis e melhorar seu posicionamento no Google“.

2- Não usa um plugin como o WordPress SEO by Yoast

Apesar que o WordPress é um CMS fantástico e muito bem preparado para SEO, é necessário ainda algumas funcionalidades. E você encontra todas elas no WordPress SEO by Yoast, esse plugin sensacional que vai te ajudar, inclusive, a entender SEO Blogger e melhorar a escrita de seus artigos. Se ainda não usa, recomendo que comece a usar agora mesmo.

Se você usa a plataforma Blogger ou outra que não tem esse tipo de recurso, fique tranquilo, acesse e leia o artigo “5 dicas para melhorar o SEO do Blogger“.

3- Escreve artigos preocupado somente com os mecanismos de pesquisa

Esse certamente é o pior dos erros. A pessoa já se considera um SEO Blogger e começa a escrever artigos para “indexar”. E esquece que o objetivo dos seus artigos é ajudar PESSOAS e não máquinas. E escreve um texto voltado para os mecanismos de pesquisa. Esse erro é fatal.

Escreva seus artigos preocupado com as pessoas e não com as máquinas. Para te ajudar a entender melhor esse conceito, sugiro que leia o artigo “Se você não consegue escrever artigos de qualidade, é claro que o problema é da sua Olivetti 98“.

Dica extra – Aulas grátis de SEO

Apesar de ter focado em mostrar erros básicos de SEO, eu também te mostrei um caminho para solucionar e se aperfeiçoar para não cometer mais aquele erro, mas ainda tenho mais para você. Aulas grátis para você começar a se tornar um SEO Blogger.

O Marcos Lemos é um amigo e um parceiro que começou com blogs alguns meses antes de mim, em 2007. Ele é o criado do blog Ferramentas Blog e recentemente lançou um curso chamado Técnicas de SEO para blogs.

Nesse curso ele está liberando, por tempo limitado, as 5 primeiras aulas totalmente grátis. Isso mesmo! Você vai ter acesso gratuito as 5 primeiras aulas do curso Técnicas de SEO para Blogs.

Certamente esse conhecimento vai te ajudar a alavancar as visitas do seu blog, então não perca tempo e acesse agora mesmo.

E você, comete algum desses erros no seu blog? Ou comete outros erros que não estão aqui relacionados? Compartilhe conosco nos comentários.

Se ficou alguma dúvida do que foi dito, basta deixar um comentário e te respondo o mais rápido possível.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

20 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Parabéns pelo trabalho! Sou um SEO blogger e a cada dia descubro mais o quão complexo é esse universo. Por favor escreva artigos pra gente sobre os backlinks dofollow, isso está sendo minha grande dificuldade nessa etapa. Abraços

  2. Excelente artigo. São erros que de fato, às vezes passam despercebidos. Gostei bastante da segunda dica, quando você fala acerca dos plugins disponíveis para WordPress. Sabe me recomendar algum bom para Joomla?

    Sucesso!

  3. Graças à grande post Gustavo.
    Uma maneira de realmente possuem o seu seo é gravar o novo e exclusivo dos artigos.
    Escritos os artigos devem ser cerca de 500 palavras e a contagem dos votos.
    O Google gosta conteúdo rico, portanto, quanto mais você escrever, melhor.

  4. Muito bom Gustavo!.

    Eu já fiz a minha inscrição para o curso do Marcos Lemos, tenho certeza que vai ser muito bom, já que você ta recomendando.

  5. Artigo muito interessante. Na minha opinião, há algumas ações simples que todos podemos executar e que acabam por fazer toda a diferença. O YOAST, por exemplo, é simples e serve como uma grande alavanca. Parabéns!

  6. Essas dicas são boas, mas se fosse apenas esses três pontos estava ótimo rsrs. A verdade é que existe muitas variáveis que precisam ser analisadas para um bom posicionamento.

  7. Oi Gustavo,
    o seu artigo acerta na mouche com os 3 erros mais frequentes. Eu tenho que admitir que muitos vezes é difícil não cair na tentação de escrever artigos só para indexar…No entanto já me apercebi que a maioria das vezes os artigos que indexam melhor são aqueles que escrevo espontaneamente e sem preocupação com os motores de pesquisa, pois trazem muito valor à audiência.
    Quanto ao plugin do YOAST, comecei a usar à pouco tempo. Parece-me bastante poderoso, mas acho algo difícil de dominar pois tem muitas opções. Tens algum artigo/tutorial que tenhas escrito que nos possas indicar?

    Continua com o bom trabalho!

    Abraço

    Nuno

  8. Oi Gustavo! Tenho me esforçado em aprender suas tecnicas mas infelizmente não estou conseguindo como desejo.
    Espero que voce continue me mandado suas dicas.
    Gratidão!
    Jaci