Seguem algumas dicas rápidas de como escrever de forma aceitável sem precisar abrir uma gramática ou manual de redação:

1- Evite escrever tudo em maiúsculas.

2- Evite deixar o texto com muitas perguntas {{a não ser, é claro, que você planeje e faça disso um estilo, é difícil, mas possível}}

3- Quando for usar uma sigla, explique-a entre parênteses. ninguém é obrigado a saber que A.B.A significa Associação dos Bobos-da-corte Anônimos.

4- A menos que você tenha um uso bastante específico, utilize somente um sinal de pontuação. Ninguém acha que um texto sério precise de mais de uma exclamação {{entendeu ou quer que eu desenhe???????????????????}}

5- Ninguém gosta do professor pasquale, mas também não precisamos torturar a língua portuguesa, certo?! Utilize um bom corretor ortográfico e seja feliz.

6- Procure utilizar links para demonstrar que você não é o único a usar o argumento ‘X’ ou ‘Y’, isso te dá credibilidade, como já mostramos aqui.

7- Palavras de baixo calão deixam seu texto uma bela merda.

8- Mantenha um mínimo de estilo na hora de escrever. Seja formal ou informal, as pessoas precisam saber que é você quem está escrevendo o texto, na hora que lêem.

9- Não  escreva tudo em maiúsculas {{como dito na 1ª dica}} mas também não esqueça delas, quando necessário.

10- Não acredite em todas as dicas que você lê na internet. Desconfie de tudo {{sim, isso me inclue}}.

11- Seja conciso e coerente {{na prática isso quer dizer: “releia o texto que você escreveu e veja se os parágrafos fazem sentido no texto e se não há nada desnecessário. Ou algo assim…}}.

12- Seja preciso quando for argumentar. Evite dizer coisas como “eu li em algum lugar que o Caipira Zé do Mér é o cara mais legal do universo”. Prefira: “segundo a revista GQ Magazine (especializada em moda masculina) o Caipira Zé do Mér é o cara mais legal do mundo”.

13- Leia sempre o “Quero Criar um Blog”.

Aí está, amigos. Espero que seja útil…

Caipira Zé do Mér

Ator formado e estudante de Letras - USP. É curioso o bastante para falar sobre qualquer assunto e inteligente o bastante para saber que quase sempre estará errado. Você me encontra também no blog...

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.