Existem várias e várias formas de fazer um blog receber tráfego, ganhar visibilidade, fazer sucesso. Uma das maneiras mais eficientes é, sem dúvidas, realizar um sorteio no blog. Recentemente eu iniciei um sorteio do livro “Os segredos dos homens mais ricos do mundo” em um dos meus projetos, e os resultados até o momento tem se mostrado bastante interessantes. Confesso que nunca tinha feito um sorteio antes, mas com os resultados que venho tendo, é certo que muitos outros virão por ai. Então, vejamos quais as vantagens de se fazer um sorteio em um projeto, e como você pode tirar vantagem disso.

CUSTO REDUZIDO

Geralmente um sorteio tem um custo muito reduzido. Óbvio que vai depender de qual produto pretende sortear, quantos produtos e tudo mais, mas geralmente os custos são bem baixos. Um livro você paga de R$ 15,90 até R$ 49,90, e isso é muito pouco se comparado aos resultados que você vai ter com o sorteio. O Gustavo mesmo aqui no blog acabou sorteando o próprio ebook dele, o Feeds e Feedburner, e provavelmente teve excelentes resultados, gastando R$ 0,00, já que o ebook era dele.

Uma alternativa para baratear ainda mais o prêmio é oferecer um ebook no sorteio. Uma ótima escolha seria dar algum dos ebooks do Gustavo em troca de fans, seguidores ou subscritores. O custo do frete neste caso já não vai existir, ai é só alegria, tanto para o vencedor, quanto para você que conseguiu os mesmos resultados gastando menos.

sorteio

QUALIDADE DO RESULTADO

Quando eu me refiro a resultado, eu me refiro a fans no Facebook, seguidores no Twitter, ou subscritores no feed, que são as formas mais comuns e que dão certo ao fazer um sorteio. A qualidade dos fans, seguidores ou subscritores são de grande qualidade, e sabe porque? Porque só vai aderir ao sorteio quem gosta da área em que seu produto se enquadra. Se você tem um metablog e sorteia um livro ou ebook de SEO, só vai participar quem tem real interesse pelo produto. E sabe do que mais? Esse pessoal vai ter interesse também no seu conteúdo, ao menos na categoria SEO.

QUAL A MELHOR FORMA?

Entre as três maneiras de fazer o sorteio, qual delas é mais eficiente? O que temos que pensar é, qual é mais importante no momento para nosso projeto: fans, seguidores ou subscritores? Eu afirmo que em quase todo projeto o mais importante é a lista de email, e por isso, oferecer o ebook a quem tiver subscrito o feed é uma bela jogada. O dinheiro esta na lista, e isso é fato, então, aumente a lista e ganhe mais dinheiro.

Depois que eu comecei a usar o Aweber como serviço de email marketing, eu tenho obtido resultados muito interessantes com infoprodutos e até mesmo com os programas de afiliados que todos aqui já estão acostumados a ver. Nem todos fans recebem suas atualizações no Facebook, nem todo seguidor se interessa pelos seus tweets, agora um subscritor certamente volta ao seu projeto, seja agora ou daqui 3 meses. Nesse caso, as chances de um subscritor se tornar um fan ou um seguidor é muito maior que ao contrário. Entendeu meu raciocínio?

CONCLUSÃO

Se você tem um projeto trate de agora mesmo procurar um infoproduto interessante, ou ainda um livro na livraria perto da sua casa e crie um sorteio pedindo para subscreverem. Divulgue o sorteio onde puder, escreva guest posts, faça o possível para alcançar o máximo de pessoas possíveis. Você vai ter resultados fantásticos!

PS: Se você gosta de ler livros sobre empreendedorismo, não deixe de participar do sorteio do livro “Os segredos dos homens mais ricos do mundo“, é uma leitura e tanto 😉

Arlindo Armando

Trabalha com marketing digital a mais de 1 ano e meio. Tem vários projetos na internet e é o escritor do livro com mais de 2 mil downloads Como ganhar R$ 1.292,45...

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2 Comentários

Comentários

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  1. Olá Arlindo que bom ver você escrevendo este artigo aqui no QCB e muito boa esta sua percepção sobre o retorno através do sorteio do livro, inclusive eu não sabia e fiquei sabendo aqui e já me inscrevi para participar também, ótimo artigo, assim como todos os que tenho acompanhado no Blog na carteira.
    Abraços