Ter um blog é uma realização pessoal. É auto-gratificante ver que nosso conhecimento é útil para outras pessoas. Além disso, ser blogueiro abre portas para novos contatos, que muitas vezes tornam-se amizades que ficam por um bom tempo.

Porém, não é tão fácil assim. Não basta escrever artigos, trabalhar o SEO do seu blog e nem ter um bom template, bonito e agradável de ver. A grande sacada é agradar seu público.

blog

Não adianta pensar de outra maneira: um blogueiro precisa criar seu conteúdo para agradar seus leitores, satisfazendo suas necessidades para que haja o reconhecimento de seu trabalho. Sim, satisfazer as necessidades do leitor.

Por que? Porque o leitor é a pessoa mais importante do seu blog. Por mais que seja uma realização pessoal, você precisa entender que seu blog oferece um produto (suas idéias e opiniões à respeito do assunto que se dispôs à escrever). Esse produto precisa satisfazer a pessoa que o adquirir, senão, ela não voltará mais ao seu blog.

Se você pretende levar seu blog à sério, precisa enchergá-lo mais ou menos como uma empresa. Em uma empresa, existe horário para começar e terminar o serviço, todos os dias, com o objetivo de terminar a rotina daquele dia. Por mais que você seja o único autor do seu blog, entenda que você tem um compromisso com as pessoas que lê-em seus artigos. É necessário trabalhar para entregar-lhes o que desejam: seus artigos.

Se você não tem o costume de escrever todos os dias, demorará mais para conseguir o reconhecimento do seu trabalho. Um leitor gosta de ver conteúdo atualizado regularmente. Se ele vai hoje no seu blog, lê um artigo e amanhã não tem nenhuma novidade, você tem um ex-leitor em potencial.

Cuidar de nossos ‘clientes’ é a chave do sucesso de um blog, ou pelo menos, uma delas. Há muitos anos, Peter Drucker, um grande mestre da administração, disse que a primeira tarefa de uma empresa é ‘criar clientes’. Então, a primeira tarefa de um blog é criar ‘leitores’. Mas não basta apenas trazer pessoas para o blog, é preciso fidelizá-las, fazer com que voltem a visitá-lo.

Passarei a seguir alguns cuidados importantes que um blogueiro deve ter com seus leitores.

Saiba sobre o que está escrevendo

O primeiro passo para isso é escrever artigos de qualidade. Pesquise sobre o tema que você vai abordar, usando outras fontes como referência (outros blogs, sites, livros, revistas, vídeos). Saiba sobre o que está falando e passe isso ao leitor.

Tome cuidado com o português. Um ou outro erro acontece, é normal. Mas é terrível ler artigos onde existem muitos erros de gramática.

Responda aos comentários dos leitores

Visito muitos blogs todos os dias, e a quantidade de artigos que vejo onde pessoas fazem perguntas e não encontram respostas são é enorme. Seu leitor merece ser ouvido. Não basta querer que as pessoas venham até o seu blog, é preciso interagir com elas.

Essa interação gera um leitor satisfeito, que por sua vez, irá ajudar seu blog divulgando seu artigo para os amigos e seguidores.

Os comentários são fonte de inspiração para artigos

Aprenda com os comentários de seus usuários. Muitas vezes eles pedem dicas referentes ao artigo que podem virar um novo artigo ou continuação do mesmo. Quando isso acontecer, site o leitor que levou você a escrever o novo artigo. É uma prática simples que ajuda na fidelização.

Ofereça meios do leitor comunicar-se com você

Além dos comentários, ofereça aos seus leitores outras maneiras de comunicação com você. Destaque suas redes sociais no blog. Você pode fazer isso usando widgets fáceis de instalar –Aprenda a colocar widgets dos seus seguidores do Twitter e do Facebook no seu blog.

Destaque em seus artigos uma opção do leitor assinar seu feed de notícias – Como colocar os feeds por e-mail no seu blog

Crie uma página de contato onde o leitor encontrará suas informações e um formulário de contato para falar com você diretamente por email.

Para criar um formulário de contato no Blogger, acesse este artigo Formulário de contato no Blogger – enviar email, do Dicas para blogs.

Para criar um formulário de contato no WordPress, acesse este artigo Como instalar e configurar o “Contact Form 7?, do Web Iniciando.

Conclusão

Se pensarmos sempre em nossos leitores, buscando oferecer além de conteúdo de qualidade, recursos que satisfaçam suas necessidades, teremos um blog onde as pessoas gostarão de visitar sempre. O melhor ativo do blog é o leitor

Espero ter ajudado com esse artigo. Abraços à todos.

Gostou do artigo? Gostaria de acrescentar algo? Comente abaixo!

Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo...

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá,
    O artigo está muito bom, gostei bastante.
    É sem dúvida um assunto que ainda tem muito a ser explorado.

    P.S. A imagem deste artigo é o logotipo do Jornal Público (de portugal):www.publico.pt.

    Deveria rever a situação…

  2. Olá Rodrigo, tudo bem?

    Excelente artigo. Parabéns!!

    Realmente agradar ao público é um dos principais motivos para que um blog tenha sucesso. E levar soluções fará com que eles sempre voltem.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

  3. Rodrigo.
    Seu post esta perfeito e não ha o que acrescentar.
    O fator mais importante em um blog com certeza é o leitor porque sem ele o blog não funciona,é como se um artista desse um show e ninguém fosse assistir,não acha ?
    Parabéns…

  4. Vpou ser sincero ainda não tenho a quantidade que desejava em termos de público mas comparado a antes hoje esta bem melhor.

    Quanto mais pessoas visitando (público) melhores os ganhos e acesso.