Os agregadores de conteúdo são uma grande fonte de visitas para o seu blog, apenas um link divulgado neles pode trazer milhares de visitantes para o seu post. Muitos blogueiros os usam muito para divulgar seus blogs.

Alguns usam apenas alguns deles, outros usam diversos. Mas o fato é que todos querem muitas visitas para o seu blog. Muitos desses que usam os agregadores não acreditam no poder deles, pensam apenas que eles podem trazer milhares de visitas para um artigo do seu blog e só.

Também acreditava nisso até uns meses atrás, mas descobri que não é assim. Quando você cria um blog e começa a enviar seus artigos para eles, com certeza você só terá visitas que vão apenas ver o seu artigo e depois ir embora.

Agregadores

Mas a longo prazo isso se torna positivo. Pense que um visitante chamado Cláudio adora visitar diversos artigos nos agregadores. Em certo dia ele visita um artigo do seu blog, ele lê o texto e depois vai embora.

Outro dia você tem outro artigo publicado nos agregadores, Cláudio novamente visita o seu artigo, ele lê o texto, da uma olhada na sua logomarca (está ai a importância de ter uma logomarca marcante) e depois vai embora. Outro dia e mais outro artigo e novamente o Cláudio visita, só que agora ele já conhece o seu blog e se pergunta por que ele veio três vezes no seu blog. Então ele visita outros artigos e ai resolve assinar a sua newsletter, pronto, a partir de agora ele é um leitor fiel.

Mas isso pode acontecer de várias maneiras, na primeira vez ele pode ler o artigo e achar muito bom, e por isso ir visitar outros artigos do seu blog, e vendo a qualidade dos mesmo ele pode se tornar um leitor fiel.

Perceba que em qualquer um dos casos os textos precisam ter qualidade, pois se não o leitor vai embora e nunca mais volta. Perceba a importância dos agregadores em atrair leitores fiéis. Isso não é simples acaso, na verdade isso é até estudado em faculdades de comunicação, é o mesmo que você comprar certa pasta de dente, um, duas, três vezes, e só a partir dai virar cliente fiel, ou como você acha que empresas como Coca-Cola se tornaram o que são hoje.

Eu mesmo tenho exemplos próprios disso, tinha alguns blog que eu tive que ler vários textos diversas vezes antes de me tornar um leitor fiel. Tem também um caso de uma empresa que só depois de meses vendo seus produtos e vendo os comentários de quem comprava na empresa, foi que resolvi comprar algo nela, hoje sou cliente fiel e só não compro mais pela falta de dinheiro.

Digo isso, pois somente um ano e meio depois de começar a enviar meus links para os agregadores, foi que vi seus reais frutos. Claro que também foi preciso investir em algumas coisas que passassem credibilidade para os leitores, mas enviar artigos para os agregadores não é só uma forma de ganhar milhares de visitas, é sim uma forma de publicidade, um pouco difícil de entender, mas uma boa forma de publicidade gratuita.

E por isso a importância de ter uma boa logomarca, uma newsletter e estar presente nas redes sociais. Assim você estará preparado para os futuros visitantes fiéis dos agregadores.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

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18 Comentários

Comentários

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  1. Os agregadores não são tão bons para alguns nichos, como o meu (Geotecnologias). Além disso, enviar os links para eles demandam um tempo que, pelo menos para mimm, não tem compensado.

    1. Isabella Felix,
      Claro que uma divulgação bem feito no facebook, google plus e twitter é válida. Mas os agregadores não são uma perda de tempo, e também são muito importantes.

  2. ‘Pelos poderes dos agregadores, eeuu tenho os acesssosss!’
    Brincadeira a parte, certamente os agregadores tem seu poder, é uma ótima forma de divulgação principalmente quando se inicia um blog e a longo prazo – como dito no artigo, pode trazer frutos.

    1. Café Com Direito,
      Com certeza trazem muitos frutos, e não só de visitas, mas como também de dinheiro, pois nos dias que consigo emplacar um artigo nos agregadores, ou meus ganhos no Adsense aumentam.

  3. Olá Luciano, não utilizo agregadores, pois acho uma completa falta de tempo. Eu costumo comparar a utilização de agregadores para divulgação de um blog com um fumante, ele esta se matando aos poucos e ainda pagando por isso (no caso dos agregadores você paga com o tempo desperdiçado).

    Ótimo artigo e se me permite dar uma dica: diminua o numero de palavras da Hotword para 2 por artigo e procure praticar mais o link building interno de seu blog.

    Abraços, Arlindo Armando

    1. Arlindo Armando,
      Não acho os agregadores uma falta de tempo, acredito até que se não fossem os agregadores não teria conseguido sucesso com o meu blog. E não é uma perda de tempo, pois cada 10 minutos que perco por dia enviando meus links para os agregadores, são mais uma forma do meu blog crescer cada vez mais. Quanto a parte do Hotwords o blog não é meu, eu sou apenas um autor, e como só cheguei aqui a mais ou menos dois meses, não conhece muitos artigos para linkar.

  4. Atualmente agregadores não tenho conseguido bons resultados e no momento estou usando outras idéias com melhores resultados.

    Uso somente 3 agregadores com bom pagerank e que traz um bom retorno em visitas.

    1. Claudio Gomes,
      Acho que nessa parte sou muito chato, pois uso diversos agregadores que trazem apenas 15 visitas. Mas penso que se eu conquistar apenas um desses leitores, isso já será o suficiente, pois é de leitor em leitor que a gente consegue milhares.

  5. Já ganhei muita coisa com os agregadores.
    Não sei se tenho leitores fieis, mas acredito em um resultado a longo prazo do que eu estou fazendo hoje.
    Acho válido pelo menos 2 agregadores para cada site, se você tem um blog e somente você atualiza.